Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parahyba, Bruna Linéia Antunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Goldschmidt, Andréa Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4150
Resumo: O artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e atividades desenvolvidas durante o Estágio em Licenciatura em Ciências Biológicas. Este proporciona uma interação direta com a prática docente, aproximando a realidade escolar com o estagiário, o que permite com que a construção docente possa ser estabelecida no decorrer do seu desenvolvimento. É fato que o sistema educacional mostra-se cada vez mais fragilizado, e decorrente disso a desvalorização do professor torna-se algo real. Em meio a isso, existe ainda esperança na profissão docente como meio de transformar a educação, através de uma imagem docente voltada à reflexão e criticidade, tendo como auxílio a escrita para organizar as ações desenvolvidas a fim de transformá-las em ações melhores para o futuro.
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spelling Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docenteTeaching flavors: reflective report of the internship experience in the construction of the teaching imageestágio docente; formação inicial de professores; reflexão docenteinitial teacher training; experience in teaching; teacher reflectionsO artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e atividades desenvolvidas durante o Estágio em Licenciatura em Ciências Biológicas. Este proporciona uma interação direta com a prática docente, aproximando a realidade escolar com o estagiário, o que permite com que a construção docente possa ser estabelecida no decorrer do seu desenvolvimento. É fato que o sistema educacional mostra-se cada vez mais fragilizado, e decorrente disso a desvalorização do professor torna-se algo real. Em meio a isso, existe ainda esperança na profissão docente como meio de transformar a educação, através de uma imagem docente voltada à reflexão e criticidade, tendo como auxílio a escrita para organizar as ações desenvolvidas a fim de transformá-las em ações melhores para o futuro.The article aims to reflect on the experiences and activities developed during the Internship in Licentiate in Biological Sciences. This provides a direct interaction with the teaching practice, bringing the school reality closer to the trainee, which allows the teacher construction to be established in the course of its development. It is a fact that the educational system is becoming increasingly fragile, and as a result the teacher's devaluation becomes real. In the midst of this, there is still hope in the teaching profession as a means to transform education, through a teaching image focused on reflection and criticism, with the help of writing to organize the actions developed to transform them into better actions for the future.Universidade Federal do ParáParahyba, Bruna Linéia AntunesGoldschmidt, Andréa Inês2017-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/415010.18542/amazrecm.v13i26.4150Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 26 (2017); 22-40Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 26 (2017); 22-402317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4150/4346/*ref*/ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, I. (org.). 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