A educação especial no ensino profissionalizante das escolas agrotécnicas federais: possibilidades de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Rosângela Maria de Sales
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12445
Resumo: Esta dissertação apresenta o resultado do estudo realizado sobre a possibilidade de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino profissionalizante da Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA. Para tanto, foram levantados dados em três Escolas Agrotécnicas da Bahia: Santa Inês, Senhor do Bonfim e Catu, revelando com maior aprofundamento, a análise executada nessa última Instituição de Ensino. O estudo desenvolveu uma pesquisa exploratória. Inicialmente, percorreu os dispositivos legais que permeiam a Educação Especial para a compreensão da evolução em relação aos direitos das pessoas com necessidades especiais; as nomenclaturas que aparecem nesses textos, a fim de se conhecer o porquê dos estereótipos criados e as orientações que passaram a existir; os conceitos de educação especial, educação inclusiva, inclusão e integração com o fito de esclarecer a definição em relação ao objeto de estudo. Apresenta aspectos extraídos das Escolas pesquisadas, tais como: formação docente, acessibilidade arquitetônica, atitudinal e de comunicação, como também análise de documentos e textos diversos que subsidiaram a pesquisa. Além desses aspectos, verificou-se o nível de alcance das políticas públicas para o atendimento a pessoas com necessidades especiais e do Programa de Educação e Tecnologia para a Profissionalização de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (TEC NEP) nessas Instituições de Ensino. Relata as observações de trabalhos exitosos realizados na Bahia e a experiência de um egresso da Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA. Finalmente, apresenta as informações e dados coletados, com as respectivas análises oriundas das entrevistas e questionários realizados com o quadro de professores, alunos e direção dessas escolas e contato direto com profissionais especializados na área de Educação Especial, o que possibilitou, no final da pesquisa, a estruturação de sugestões para alavancar ações que permitam a inclusão e permanência de pessoas com necessidades educacionais especiais nos Cursos de Nível Técnico da Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA, com vistas ao mundo do trabalho.
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Inicialmente, percorreu os dispositivos legais que permeiam a Educação Especial para a compreensão da evolução em relação aos direitos das pessoas com necessidades especiais; as nomenclaturas que aparecem nesses textos, a fim de se conhecer o porquê dos estereótipos criados e as orientações que passaram a existir; os conceitos de educação especial, educação inclusiva, inclusão e integração com o fito de esclarecer a definição em relação ao objeto de estudo. Apresenta aspectos extraídos das Escolas pesquisadas, tais como: formação docente, acessibilidade arquitetônica, atitudinal e de comunicação, como também análise de documentos e textos diversos que subsidiaram a pesquisa. Além desses aspectos, verificou-se o nível de alcance das políticas públicas para o atendimento a pessoas com necessidades especiais e do Programa de Educação e Tecnologia para a Profissionalização de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (TEC NEP) nessas Instituições de Ensino. Relata as observações de trabalhos exitosos realizados na Bahia e a experiência de um egresso da Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA. Finalmente, apresenta as informações e dados coletados, com as respectivas análises oriundas das entrevistas e questionários realizados com o quadro de professores, alunos e direção dessas escolas e contato direto com profissionais especializados na área de Educação Especial, o que possibilitou, no final da pesquisa, a estruturação de sugestões para alavancar ações que permitam a inclusão e permanência de pessoas com necessidades educacionais especiais nos Cursos de Nível Técnico da Escola Agrotécnica Federal de Catu-BA, com vistas ao mundo do trabalho.This thesis presents the results of the study on the possibility of inclusion of students with special educational needs in vocational education of the of Catu-BA Federal Agrotechnique School. For collecting figures were raised in three schools Agrotechnique of Bahia: Santa Inez, Senhor do Bonfim and Catu, concentrating itself with further deepening the analysis performed in the latter institution of education. The study developed an exploratory research. Initially, the devices come to permeate the legal Special Education for understanding the evolution on the rights of persons with special needs, the concepts that appear in these texts to know why the stereotypes created and the guidelines now in place; the concepts of special education, inclusive education, inclusion and integration with the aim of clarifying the definition in relation to the object of study. It presents aspects of the schools surveyed extracted, such as teacher training, architectural accessibility, atitudinal and communication, but also analysis of documents and various texts that subsidised the search. Beyond these points, there was the level of reach of public policy for the care of persons with special needs and Programme of Education and Technology for Training of Persons with Special Educational Needs (TECNEP) in institutions of education. Reporting the comments of successful work performed in Bahia and the experience of a egresso the School of Agrotechnique Federal Catu-BA. Finally, it presents the information and data collected with their analyses from the interviews and questionnaires conducted with the framework of teachers, students and direction of these schools and direct contact with specialized professionals in the area of Special Education, which allowed the end of search, structuring of suggestions to leverage actions to include and stay of persons with special educational needs courses in the School of Technical Level Agrotechnique Federal de Catu-BA, with a view to the world of work.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducação especialinclusão e acessibilidadespecial educationinclusion and accessibilityEducaçãoA educação especial no ensino profissionalizante das escolas agrotécnicas federais: possibilidades de inclusãoSpecial education in vocational education of the federal agrothecnical schools: a possibity of inclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3628/2008%20-%20Rosangela%20Maria%20de%20Sales%20Mota.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17774/2008%20-%20Rosangela%20Maria%20de%20Sales%20Mota.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24058/2008%20-%20Rosangela%20Maria%20de%20Sales%20Mota.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30441/2008%20-%20Rosangela%20Maria%20de%20Sales%20Mota.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36821/2008%20-%20Rosangela%20Maria%20de%20Sales%20Mota.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43211/2008%20-%20Rosangela%20Maria%20de%20Sales%20Mota.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49613/2008%20-%20Rosangela%20Maria%20de%20Sales%20Mota.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56034/2008%20-%20Rosangela%20Maria%20de%20Sales%20Mota.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/110Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:31Z (GMT). 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