Que é ser uma Professora Articuladora? Conheça a ti mesma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13162 |
Resumo: | A Intenção deste texto é o de desvelar minhas experiências enquanto Professora Articuladora. Experiências vividas por mim no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) em uma das unidades da rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Neste pretendi registrar, examinar, identificar praticas pedagógicas favoráveis à boa convivência que assegurem seja na ciência, seja na arte os direitos inalienáveis da criança que está sob nossa responsabilidade. Dada a magnitude e a importância da questão, fui impelida a refletir sobre o meu próprio oficio e papel social: a de ser-estar-sendo no meu sendo uma “professora articuladora”. Mas que é ser? Como se chega a ser que se é...? A dissertação nasce, então, da questão do ser. Que é ser? Da pergunta sobre o ser também nasce o método intuitivo, introspectivo, imanente- método fenomenológico que nos obriga a uma decisão, qual seja: ver as coisas mesmas, nelas mesmas, sem a priores... Foi assim que tudo começou a fazer sentido, a ter um sentido... um caminho de pensamento na e com a linguagem. |
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Ferreira, Danielle MilioliCarvalho, Carlos Roberto dehttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596Carvalho, Carlos Roberto deSilva, Rosana Pinto PlasaCruz, Letícia Santos dahttp://lattes.cnpq.br/30952384733039182023-12-22T02:41:36Z2023-12-22T02:41:36Z2023-02-28FERREIRA, Danielle Milioli. Que é ser uma Professora Articuladora? Conheça a ti mesma. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13162A Intenção deste texto é o de desvelar minhas experiências enquanto Professora Articuladora. Experiências vividas por mim no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) em uma das unidades da rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Neste pretendi registrar, examinar, identificar praticas pedagógicas favoráveis à boa convivência que assegurem seja na ciência, seja na arte os direitos inalienáveis da criança que está sob nossa responsabilidade. Dada a magnitude e a importância da questão, fui impelida a refletir sobre o meu próprio oficio e papel social: a de ser-estar-sendo no meu sendo uma “professora articuladora”. Mas que é ser? Como se chega a ser que se é...? A dissertação nasce, então, da questão do ser. Que é ser? Da pergunta sobre o ser também nasce o método intuitivo, introspectivo, imanente- método fenomenológico que nos obriga a uma decisão, qual seja: ver as coisas mesmas, nelas mesmas, sem a priores... Foi assim que tudo começou a fazer sentido, a ter um sentido... um caminho de pensamento na e com a linguagem.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe intention of this text is to reveal my experiences as an Articulating Teacher. Experiences lived by me in the Child Development Space (EDI) in one of the units of the Municipal Education Network in Rio de Janeiro. In this one, I intended to register, examine, identify pedagogical practices favorable to good coexistence that ensure, whether in science or in art, the inalienable rights of the child that is under our responsibility. Given the magnitude and importance of the issue, I was impelled to reflect on my own profession and social role: that of being-being-being in mine, being an “articulating teacher”. But what is to be? How does one come to be that one is...? The dissertation is born, then, from the question of being. What is to be? From the question about being, the intuitive, introspective, immanent method is also born - phenomenological method that forces us to a decision, namely: to see the things themselves, in themselves, without a priores... That's how everything started to make sense, to have a meaning... a way of thinking in and with language.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoEducação Infantilprofessora articuladoraexperiências de vidalife experiencesEarly Childhood Educationarticulating teacherEducaçãoQue é ser uma Professora Articuladora? Conheça a ti mesmaWhat does it mean to be an Articulating Teacher? Know thyselfinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGOSTINHO, S. As confissões. Trad. Frederico Ozanam Pessoa de Barros. São Paulo: Edameris, 1964. ALIGHIERI, D. A Divina Comédia: Inferno. Traduzido por José Pedro Xavier Pinheiro. Jandira, SP: Principis, 2020. ____________. A Divina Comédia: Purgatório. Traduzido por José Pedro Xavier Pinheiro. Jandira, SP: Principis, 2020. ____________. 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A Intenção deste texto é o de desvelar minhas experiências enquanto Professora Articuladora. Experiências vividas por mim no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) em uma das unidades da rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Neste pretendi registrar, examinar, identificar praticas pedagógicas favoráveis à boa convivência que assegurem seja na ciência, seja na arte os direitos inalienáveis da criança que está sob nossa responsabilidade. Dada a magnitude e a importância da questão, fui impelida a refletir sobre o meu próprio oficio e papel social: a de ser-estar-sendo no meu sendo uma “professora articuladora”. Mas que é ser? Como se chega a ser que se é...? A dissertação nasce, então, da questão do ser. Que é ser? Da pergunta sobre o ser também nasce o método intuitivo, introspectivo, imanente- método fenomenológico que nos obriga a uma decisão, qual seja: ver as coisas mesmas, nelas mesmas, sem a priores... Foi assim que tudo começou a fazer sentido, a ter um sentido... um caminho de pensamento na e com a linguagem. |
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2023 |
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FERREIRA, Danielle Milioli. Que é ser uma Professora Articuladora? Conheça a ti mesma. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023. |
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FERREIRA, Danielle Milioli. Que é ser uma Professora Articuladora? Conheça a ti mesma. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023. |
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