Crenças e a produção textual: uma proposta pedagógica de introdução à escrita argumentativa a partir do reposicionamento metacognitivo do sujeito- aprendiz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14184 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral contribuir pedagogicamente para reposicionar o sujeito- aprendiz de língua materna como agente de seu desenvolvimento como escritor. Assumo, assim, a perspectiva de desenvolvimento metatextual como um processo de ensino-aprendizagem situado em relação ao contexto e à experiência dos aprendizes. Sendo assim, conscientizar-se sobre crenças existentes colabora para esse processo de tomada de consciência na produção textual. Esse é um dos passos para que o sujeito-aprendiz se enxergue inserido em um contexto mais complexo de aprendizagem que envolve crenças e experiências e visualiza o texto como processo e não apenas um produto. Para tanto, adoto a perspectiva metacognitivista de aprendizagem que ganhou grande importância com os estudos de Flavell a partir de 1970. São assumidos como objetivos específicos: (1) investigar e debater as crenças dos aprendizes sobre o que representa “saber” escrever bem em sua língua materna e, partindo de tal debate, (2) propor uma unidade didática que propicie a tomada de consciência sobre os principais componentes linguístico-discursivos da organização lógica argumentativa. Com esse propósito, adota-se o tipo qualitativo de pesquisa com caráter bibliográfico, exploratório e propositivo. A parte exploratória apresenta uma diagnose, processo que aconteceu presencialmente com os alunos; e a parte propositiva é composta por uma unidade didática que busca entender comportamentos dos aprendizes em relação à língua e, a partir desse entendimento, procura estimular o desenvolvimento da consciência metatextual do aprendiz pela incorporação de conversas dialógicas à dinâmica pedagógica. O enfoque da produção textual é o parágrafo argumentativo da redação escolar, em sua estrutura, e a estrutura da argumentação. Esse trabalho está embasado em teorias de Charaudeau (2008) e Garcia (2006). A unidade didática proposta é composta por quatro módulos: o primeiro é direcionado a identificar e a mapear as crenças dos aprendizes a respeito da Língua Portuguesa; o segundo, a criar um caminho da oralidade para a escrita na tarefa de argumentar; o terceiro, a pensar e desenvolver o parágrafo argumentativo relacionando a estrutura micro à macrotextual; e, por último, o módulo quatro direcionado à reflexão acerca do caminho percorrido até então considerando as crenças identificadas e os textos produzidos. |
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Anversa, Suelen de MatosLessa, Adriana Tavares Maurício117.039.271- 1http://lattes.cnpq.br/2251483421572756Lessa, Adriana Tavares Maurício117.039.271-1http://lattes.cnpq.br/2251483421572756Nogueira, Rafael Guimarães095.377.197-07https://orcid.org/0000-0001-9636-4551http://lattes.cnpq.br/3272205325932012Freire, Gilson Costahttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037116.858.017-062023-12-22T02:57:12Z2023-12-22T02:57:12Z2021-05-11ANVERSA, Suelen de Matos. Crenças e a produção textual: uma proposta pedagógica de introdução à escrita argumentativa a partir do reposicionamento metacognitivo do sujeito- aprendiz. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14184Esta pesquisa tem como objetivo geral contribuir pedagogicamente para reposicionar o sujeito- aprendiz de língua materna como agente de seu desenvolvimento como escritor. Assumo, assim, a perspectiva de desenvolvimento metatextual como um processo de ensino-aprendizagem situado em relação ao contexto e à experiência dos aprendizes. Sendo assim, conscientizar-se sobre crenças existentes colabora para esse processo de tomada de consciência na produção textual. Esse é um dos passos para que o sujeito-aprendiz se enxergue inserido em um contexto mais complexo de aprendizagem que envolve crenças e experiências e visualiza o texto como processo e não apenas um produto. Para tanto, adoto a perspectiva metacognitivista de aprendizagem que ganhou grande importância com os estudos de Flavell a partir de 1970. São assumidos como objetivos específicos: (1) investigar e debater as crenças dos aprendizes sobre o que representa “saber” escrever bem em sua língua materna e, partindo de tal debate, (2) propor uma unidade didática que propicie a tomada de consciência sobre os principais componentes linguístico-discursivos da organização lógica argumentativa. Com esse propósito, adota-se o tipo qualitativo de pesquisa com caráter bibliográfico, exploratório e propositivo. A parte exploratória apresenta uma diagnose, processo que aconteceu presencialmente com os alunos; e a parte propositiva é composta por uma unidade didática que busca entender comportamentos dos aprendizes em relação à língua e, a partir desse entendimento, procura estimular o desenvolvimento da consciência metatextual do aprendiz pela incorporação de conversas dialógicas à dinâmica pedagógica. O enfoque da produção textual é o parágrafo argumentativo da redação escolar, em sua estrutura, e a estrutura da argumentação. Esse trabalho está embasado em teorias de Charaudeau (2008) e Garcia (2006). A unidade didática proposta é composta por quatro módulos: o primeiro é direcionado a identificar e a mapear as crenças dos aprendizes a respeito da Língua Portuguesa; o segundo, a criar um caminho da oralidade para a escrita na tarefa de argumentar; o terceiro, a pensar e desenvolver o parágrafo argumentativo relacionando a estrutura micro à macrotextual; e, por último, o módulo quatro direcionado à reflexão acerca do caminho percorrido até então considerando as crenças identificadas e os textos produzidos.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research’s general goal is to pedagogically contribute to replace the native language learning subject as responsible for its own development as a writer. So, I take a metatextual development perspective in a process that understands teaching and learning as situated considering the learner’s context and experiences. This way, being conscious about beliefs cooperates to this process of awareness in writing. This is one of the steps that helps the learning subject to see him/herself into a more complex learning context that involves beliefs as well as experiences and understands the text as a process, not only as a product. With this purpose, I adopt the metacognitive perspective of learning that received great importance with Flavell’s studies since 1970 . The specific goals assumed are: (1) investigating and debating the learners’ beliefs about what represents knowing how to write well in its native language and, from that debate, (2) proposing a didactic unit that provides the awareness about the basic linguistic-discursive characteristics of the argumentative logical organization. With those aims, a qualitative research type is adopted, with a bibliographic, exploratory and purposeful character. The exploratory part presents a diagnose, a process that happened with the students in class, and the purposeful part is composed by a didactic unity that aims to understand learner’s behaviors in relation to the language and, from this understanding, tries to stimulate the student’s metatextual awareness development incorporating dialogical discussions to the pedagogical dynamic. The school essay argumentative paragraph is the focus of the writing process in this research, as well as its structure and the argumentation structure. This research is based in Charaudeau (2008) and Garcia’s (2006) theories. The didactic unit proposed is composed by four modules. The first one is directed to identify and map the learners’ beliefs in relation to the Portuguese Language; the second module creates a way from speaking to writing in the argumentative task; the third one is made to think and develop the argumentative paragraph relating the micro to the macrotextual structure; and the last module is directed to reflecting about the way done, considering the identified beliefs and the texts that were made.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisCrençasParágrafo argumentativoPerspectiva metacognitivista.BeliefsArgumentative paragraphMetacognitive perspectiveEducaçãoCrenças e a produção textual: uma proposta pedagógica de introdução à escrita argumentativa a partir do reposicionamento metacognitivo do sujeito- aprendizBeliefs and the text production: a pedagogical proposal to introduce the argumentative writing from the metacognitive replacement of the learning subjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARTINO, A. R.; DURNING, S. J. Situativity theory: A perspective on how participants and the environment can interact. AMEE Guide. Estados Unidos, no 52, p. 188-199, 2011. BAGNO, M. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2006. BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA- ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 15-41. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004 [Linguagem; 4]. CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008. DAHLET, P. A produção da escrita: abordagens cognitivas e textuais. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 23, Campinas, p.78-95, jan/jun, 1994. DE LUCIA, N. L. de; HOCEVAR, S. O. de. 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ANVERSA, Suelen de Matos. Crenças e a produção textual: uma proposta pedagógica de introdução à escrita argumentativa a partir do reposicionamento metacognitivo do sujeito- aprendiz. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2021. |
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