Estratégias para a reformulação da tipologia textual na escola: da sequência expositiva para a argumentativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15437 |
Resumo: | Em um contexto marcado pela necessidade cada vez mais evidente de pensarmos nos rumos da educação brasileira, o ensino de produção textual na educação básica passa a ser uma temática imprescindível nas práticas e reflexões docentes desse segmento. As lacunas existentes no aprendizado de língua portuguesa são alarmantes. Com isso, há um amplo déficit no que concerne à prática da escrita. Dessa maneira, uma maioria significativa do grupo discente termina o ensino básico sem atingir proficiência nas práticas discursivas textuais. Partindo-se dessa evidência, busca-se o embasamento necessário nos pressupostos da metacognição (FLAVELL, 1979) a fim de intervir nos processos que envolvem o aprendizado de produção textual, e mais especificamente, no tipo dissertativo-argumentativo. Nessa perspectiva, este trabalho consistiu na implementação de um projeto de intervenção educacional, em sala de aula, com alunos do 7º ano da rede pública de ensino do município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Pretendia-se encontrar um caminho inovador na elaboração e na aplicação de material didático, visando à melhoria do ensino de produção de parágrafos argumentativos. As atividades implementadas consistiam em: 1. Trabalhar a estrutura do parágrafo dissertativo-argumentativo e estimular o debate de ideias; 2. Apresentar os recursos linguísticos eficientes para a construção do texto; 3. Ampliar o conhecimento enciclopédico do aluno, através de debates, confrontos de ideias, construção de teses e de argumentos; 4. Propor a produção textual tendo o professor como mediador; 5. Analisar os parágrafos produzidos e propor sua reescritura. O objetivo geral da pesquisa teve como foco proporcionar ao educando a ampliação de sua capacidade metacognitiva de tal forma que conseguisse, conscientemente, lançar mão de estratégias para melhorar sua argumentação. Como objetivos específicos, buscou-se: 1. Verificar os principais problemas relacionados à habilidade argumentativa na escrita dos alunos; 2. Elaborar atividades de mediação pedagógica voltadas para as questões identificadas nos textos dos estudantes, tendo como base teorias e propostas de trabalho da área da metacognição; 3. Aplicar tais atividades e analisar os resultados obtidos. Pretendia-se, nesse sentido, permitir que o educando construísse uma perspectiva situada diante dos processos cognitivos, ou seja, que ele fosse capaz de estabelecer autonomia com relação à sua própria aprendizagem. Este projeto foi norteado pela hipótese de que, através de atividades que desenvolvessem habilidades metacognitivas, ao final da pesquisa-ação com alunos do 7º ano do ensino fundamental, esses se tornariam capazes de transformar sequências expositivas em sequências argumentativas. O objetivo foi alcançado, uma vez que, diante dos resultados analisados, notou-se que o aluno foi capaz de ampliar sua capacidade crítica não só enquanto estudante-autor de produções textuais, mas também – e talvez principalmente – enquanto sujeito crítico em sua realidade social. |
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Santos, Gisele Marques Alves dosRibeiro, Roza Maria Palomanes807.960.287-53http://lattes.cnpq.br/5459279679649835Silva, Gerson Rodrigues daRodrigues, Andréa056.696.087-71http://lattes.cnpq.br/76388955941033762023-12-22T03:17:15Z2023-12-22T03:17:15Z2016-11-23SANTOS, Gisele Marques Alves dos. Estratégias para a reformulação da tipologia textual na escola: da sequência expositiva para a argumentativa. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15437Em um contexto marcado pela necessidade cada vez mais evidente de pensarmos nos rumos da educação brasileira, o ensino de produção textual na educação básica passa a ser uma temática imprescindível nas práticas e reflexões docentes desse segmento. As lacunas existentes no aprendizado de língua portuguesa são alarmantes. Com isso, há um amplo déficit no que concerne à prática da escrita. Dessa maneira, uma maioria significativa do grupo discente termina o ensino básico sem atingir proficiência nas práticas discursivas textuais. Partindo-se dessa evidência, busca-se o embasamento necessário nos pressupostos da metacognição (FLAVELL, 1979) a fim de intervir nos processos que envolvem o aprendizado de produção textual, e mais especificamente, no tipo dissertativo-argumentativo. Nessa perspectiva, este trabalho consistiu na implementação de um projeto de intervenção educacional, em sala de aula, com alunos do 7º ano da rede pública de ensino do município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Pretendia-se encontrar um caminho inovador na elaboração e na aplicação de material didático, visando à melhoria do ensino de produção de parágrafos argumentativos. As atividades implementadas consistiam em: 1. Trabalhar a estrutura do parágrafo dissertativo-argumentativo e estimular o debate de ideias; 2. Apresentar os recursos linguísticos eficientes para a construção do texto; 3. Ampliar o conhecimento enciclopédico do aluno, através de debates, confrontos de ideias, construção de teses e de argumentos; 4. Propor a produção textual tendo o professor como mediador; 5. Analisar os parágrafos produzidos e propor sua reescritura. O objetivo geral da pesquisa teve como foco proporcionar ao educando a ampliação de sua capacidade metacognitiva de tal forma que conseguisse, conscientemente, lançar mão de estratégias para melhorar sua argumentação. Como objetivos específicos, buscou-se: 1. Verificar os principais problemas relacionados à habilidade argumentativa na escrita dos alunos; 2. Elaborar atividades de mediação pedagógica voltadas para as questões identificadas nos textos dos estudantes, tendo como base teorias e propostas de trabalho da área da metacognição; 3. Aplicar tais atividades e analisar os resultados obtidos. Pretendia-se, nesse sentido, permitir que o educando construísse uma perspectiva situada diante dos processos cognitivos, ou seja, que ele fosse capaz de estabelecer autonomia com relação à sua própria aprendizagem. Este projeto foi norteado pela hipótese de que, através de atividades que desenvolvessem habilidades metacognitivas, ao final da pesquisa-ação com alunos do 7º ano do ensino fundamental, esses se tornariam capazes de transformar sequências expositivas em sequências argumentativas. O objetivo foi alcançado, uma vez que, diante dos resultados analisados, notou-se que o aluno foi capaz de ampliar sua capacidade crítica não só enquanto estudante-autor de produções textuais, mas também – e talvez principalmente – enquanto sujeito crítico em sua realidade social.In a context marked by the increasingly evident necessity of thinking of the course of Brazilian education, the teaching of text production becomes an indispensable theme on practices and reflections made by teachers of this segment. The gaps that exist on the learning process of our children and teenagers are alarming. Thereby, there is a wide defict regarding writing practice. Thus, a significant majority of our students reach the 7th grade without reaching proficiency on discoursive written practice. From this evidence, the required basement on the assumptions of metacognition (FLAVELL, 1979) are sought in order to intervene on the processes that are involved on the learning of school writings and, more specifically, on the dissertative-argumentative genre. On that perspective, this work consists on the implementation of a project of educational intervention, in the classroom, with students from the 7th grade of public schools from the city of Niterói, metropolitan area of Rio de Janeiro. It is intended to find an inovative way on the elaboration and the use of courseware, seeking the improvement of the teaching of the writing of argumentative texts. The activities to be implemented consist on: 1. Working on the structure of dissertative-argumentative paragraph and encouraging discussions; 2. Presenting the relevant linguistic resources to the construction of the texts; 3. Widening the encyclopaedic knowledge of the student, through debates, discussions, building of theses and arguments; 4. Proposing the text production while the teacher is a mediator; 5. Analyzing the paragraphs written by the students and proposing that they are rewritten. The overall goal of the research has as its focus providing the pupils the widening of their metacognitive capability, in a way that they can, consciously, apply strategies to improve their argumentation. As for the specific goals, it is itended to: 1. Verify the main problems regarding the argumentative skill on the writing of the students; 2. Elaborate pedagogical mediation activities towards the identified issues on the texts produced by the students, having as basis theory and work proposals on the metacognition field; 3. Apply the activities and analyze the results. In that way, it is sought to allow that the students build a perspective in face of cognitive processes, that is, that they are able to establish their autonomy in face of their own learning process. Therefore, the students will be able to widen their critical sense, not only as student-author of texts, but also - and perhaps mainly - as critical subjects in their social reality. This project is guided by the hypothesis that, through activities that develop metacognitive skills, in the end of the research-action with 7th graders, they will be able to transform expository sequences into argumentative ones. The goal was achieved, once that, before the analyzed results, it was noted that the student was able to expand his critical skills, not only as an author-student of textual productions, but also - and mainly, perhaps - as a critical individual in his social reality.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisEstratégias metacognitivasProdução textualParágrafo dissertativo-argumentativoMetacognitive strategies.Text productionDissertative-argumentative paragraphLetrasEstratégias para a reformulação da tipologia textual na escola: da sequência expositiva para a argumentativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Lucimar de. Referência textual: uma proposta de análise das estratégias de referenciação em textos publicitários. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.13, n. 27, p.87-103, jan/jun. 2013. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. 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São Paulo: Martins Fontes, 2007.https://tede.ufrrj.br/retrieve/63594/2016%20-%20Gisele%20Marques%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4293Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-12-23T11:29:45Z No. of bitstreams: 1 2016 - Gisele Marques Alves dos Santos.pdf: 4220256 bytes, checksum: a1d820cf68a42731279f9317e3b336e0 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-23T11:29:45Z (GMT). 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Em um contexto marcado pela necessidade cada vez mais evidente de pensarmos nos rumos da educação brasileira, o ensino de produção textual na educação básica passa a ser uma temática imprescindível nas práticas e reflexões docentes desse segmento. As lacunas existentes no aprendizado de língua portuguesa são alarmantes. Com isso, há um amplo déficit no que concerne à prática da escrita. Dessa maneira, uma maioria significativa do grupo discente termina o ensino básico sem atingir proficiência nas práticas discursivas textuais. Partindo-se dessa evidência, busca-se o embasamento necessário nos pressupostos da metacognição (FLAVELL, 1979) a fim de intervir nos processos que envolvem o aprendizado de produção textual, e mais especificamente, no tipo dissertativo-argumentativo. Nessa perspectiva, este trabalho consistiu na implementação de um projeto de intervenção educacional, em sala de aula, com alunos do 7º ano da rede pública de ensino do município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Pretendia-se encontrar um caminho inovador na elaboração e na aplicação de material didático, visando à melhoria do ensino de produção de parágrafos argumentativos. As atividades implementadas consistiam em: 1. Trabalhar a estrutura do parágrafo dissertativo-argumentativo e estimular o debate de ideias; 2. Apresentar os recursos linguísticos eficientes para a construção do texto; 3. Ampliar o conhecimento enciclopédico do aluno, através de debates, confrontos de ideias, construção de teses e de argumentos; 4. Propor a produção textual tendo o professor como mediador; 5. Analisar os parágrafos produzidos e propor sua reescritura. O objetivo geral da pesquisa teve como foco proporcionar ao educando a ampliação de sua capacidade metacognitiva de tal forma que conseguisse, conscientemente, lançar mão de estratégias para melhorar sua argumentação. Como objetivos específicos, buscou-se: 1. Verificar os principais problemas relacionados à habilidade argumentativa na escrita dos alunos; 2. Elaborar atividades de mediação pedagógica voltadas para as questões identificadas nos textos dos estudantes, tendo como base teorias e propostas de trabalho da área da metacognição; 3. Aplicar tais atividades e analisar os resultados obtidos. Pretendia-se, nesse sentido, permitir que o educando construísse uma perspectiva situada diante dos processos cognitivos, ou seja, que ele fosse capaz de estabelecer autonomia com relação à sua própria aprendizagem. Este projeto foi norteado pela hipótese de que, através de atividades que desenvolvessem habilidades metacognitivas, ao final da pesquisa-ação com alunos do 7º ano do ensino fundamental, esses se tornariam capazes de transformar sequências expositivas em sequências argumentativas. O objetivo foi alcançado, uma vez que, diante dos resultados analisados, notou-se que o aluno foi capaz de ampliar sua capacidade crítica não só enquanto estudante-autor de produções textuais, mas também – e talvez principalmente – enquanto sujeito crítico em sua realidade social. |
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2016 |
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SANTOS, Gisele Marques Alves dos. Estratégias para a reformulação da tipologia textual na escola: da sequência expositiva para a argumentativa. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016. |
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