A formação docente do médico veterinário na licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12848 |
Resumo: | Esta dissertação se fundamenta em uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa que voltou-se para conhecer a visão dos graduados em Medicina Veterinária, egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas - LCA, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que realizaram a formação acadêmica na licenciatura no período de 2010.1 a 2013.2. A pesquisa teórico-empírica identificou a contribuição que a formação docente trouxe para a vida acadêmica e profissional tendo em vista as influências da concepção humanista, pedagógica e socioambiental que um curso de Licenciatura na área agrária deve promover aqueles que recorrem a este. Interessou a presente pesquisa investigar as contribuições do curso LCA para o médico veterinário, de forma a compreender as expectativas e concepções dos egressos licenciado sobre a profissão docente. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e um médicos veterinários licenciados e dois Coordenadores. Nossa problemática suscitou inquietações a respeito da formação que o citado curso possibilitou aos alunos das Ciências Agrárias, com foco nos Médicos Veterinários da UFRPE. A coleta de dados foi realizada em quatro momentos: Levantamento bibliográfico dos teóricos que discorre sobre a temática, consulta documental aos dossiês dos egressos, consulta ao Projeto Político Pedagógico do LCA e resoluções da UFRPE, aplicação dos questionários a trinta e quatro egressos, entrevistas semi-estruturada com três sujeitos pesquisados. Esses instrumentos possibilitaram quantificar e identificar o perfil dos egressos, apreendendo sua percepção em relação a proposta do curso com a triangulação dos olhares dos discentes como respondentes, os coordenadores como informantes e o pesquisador. A pesquisa permitiu que fossem identificadas importantes contribuições e intenções contidas na proposta do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura que orientam para a construção de uma prática pautada em relações humanista para a atuação desses licenciados em seus diversos contextos |
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Bezerra, Lana Cláudia BarrosOliveira, Lia Maria Teixeira de408.566.407-78http://lattes.cnpq.br/1917858404070055Santos, Ramofly Bicalho dosFrazão, Gabriel Almeida476.198.564-04http://lattes.cnpq.br/38674119705508112023-12-22T02:25:23Z2023-12-22T02:25:23Z2016-05-05Bezerra, Lana Cláudia Barros. A formação docente do médico veterinário na licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE: um estudo de caso. 2016. [93 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12848Esta dissertação se fundamenta em uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa que voltou-se para conhecer a visão dos graduados em Medicina Veterinária, egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas - LCA, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que realizaram a formação acadêmica na licenciatura no período de 2010.1 a 2013.2. A pesquisa teórico-empírica identificou a contribuição que a formação docente trouxe para a vida acadêmica e profissional tendo em vista as influências da concepção humanista, pedagógica e socioambiental que um curso de Licenciatura na área agrária deve promover aqueles que recorrem a este. Interessou a presente pesquisa investigar as contribuições do curso LCA para o médico veterinário, de forma a compreender as expectativas e concepções dos egressos licenciado sobre a profissão docente. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e um médicos veterinários licenciados e dois Coordenadores. Nossa problemática suscitou inquietações a respeito da formação que o citado curso possibilitou aos alunos das Ciências Agrárias, com foco nos Médicos Veterinários da UFRPE. A coleta de dados foi realizada em quatro momentos: Levantamento bibliográfico dos teóricos que discorre sobre a temática, consulta documental aos dossiês dos egressos, consulta ao Projeto Político Pedagógico do LCA e resoluções da UFRPE, aplicação dos questionários a trinta e quatro egressos, entrevistas semi-estruturada com três sujeitos pesquisados. Esses instrumentos possibilitaram quantificar e identificar o perfil dos egressos, apreendendo sua percepção em relação a proposta do curso com a triangulação dos olhares dos discentes como respondentes, os coordenadores como informantes e o pesquisador. A pesquisa permitiu que fossem identificadas importantes contribuições e intenções contidas na proposta do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura que orientam para a construção de uma prática pautada em relações humanista para a atuação desses licenciados em seus diversos contextosThis dissertation it is based in research quali-quantitative which focused on graduates of Veterinary Medicine perception, course egress of Agricultural Science Graduation (ASG) of Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) who carried out the academic degree in the period of 2010.1 to 2013.2. The theoretical and empirical research identify the contributions of docent formation brought to academic and professional life in view of the influence of humanistic, pedagogical and environmental design a degree course in agrarian area should promote those who resort to this. Interested in this research to investigate the ASG course contributions to the veterinarian in order to understand the expectations and conceptions of licensed graduates on the teaching profession. The subjects were twenty-one licensed veterinarians and two coordinators. Our problem raised concerns about the training that the said course enabled the students of Agricultural Sciences, focusing on Veterinary Medical of UFRPE. Data collection was carried out in four stages: bibliographical survey of theorists who elaborates on the theme; documentary consulting the files of graduates; consultation with the Political Pedagogical Project ASG and resolutions UFRPE with application of questionnaires to thirty-four semi-structured interviews with graduates and three subjects surveyed. These tools made it possible to quantify and identify the profile of graduates, seizing their perception of the current proposal with the triangulation of the looks of the students as respondents, the coordinators as informants and the researcher. The research allowed important contributions and intentions were identified in the proposal of the Pedagogic Political Project of the degree that guide to building a practice based on humanistic relations for the performance of these graduates in their various contextsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaAgricultural Education, ,Teacher TrainingAgricultural Science DegreeEducação AgrícolaFormação DocenteLicenciatura em Ciências AgrícolasCiências HumanasA formação docente do médico veterinário na licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE: um estudo de casoThe training of the veterinary doctor in the degree in Agricultural Sciences of UFRPE: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARROYO, MIGUEL. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000. ARROYO, MIGUEL; FERNANDES, BERNARDO. Por uma educação básico no campo. 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Esta dissertação se fundamenta em uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa que voltou-se para conhecer a visão dos graduados em Medicina Veterinária, egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas - LCA, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que realizaram a formação acadêmica na licenciatura no período de 2010.1 a 2013.2. A pesquisa teórico-empírica identificou a contribuição que a formação docente trouxe para a vida acadêmica e profissional tendo em vista as influências da concepção humanista, pedagógica e socioambiental que um curso de Licenciatura na área agrária deve promover aqueles que recorrem a este. Interessou a presente pesquisa investigar as contribuições do curso LCA para o médico veterinário, de forma a compreender as expectativas e concepções dos egressos licenciado sobre a profissão docente. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e um médicos veterinários licenciados e dois Coordenadores. Nossa problemática suscitou inquietações a respeito da formação que o citado curso possibilitou aos alunos das Ciências Agrárias, com foco nos Médicos Veterinários da UFRPE. A coleta de dados foi realizada em quatro momentos: Levantamento bibliográfico dos teóricos que discorre sobre a temática, consulta documental aos dossiês dos egressos, consulta ao Projeto Político Pedagógico do LCA e resoluções da UFRPE, aplicação dos questionários a trinta e quatro egressos, entrevistas semi-estruturada com três sujeitos pesquisados. Esses instrumentos possibilitaram quantificar e identificar o perfil dos egressos, apreendendo sua percepção em relação a proposta do curso com a triangulação dos olhares dos discentes como respondentes, os coordenadores como informantes e o pesquisador. A pesquisa permitiu que fossem identificadas importantes contribuições e intenções contidas na proposta do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura que orientam para a construção de uma prática pautada em relações humanista para a atuação desses licenciados em seus diversos contextos |
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Bezerra, Lana Cláudia Barros. A formação docente do médico veterinário na licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE: um estudo de caso. 2016. [93 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ. |
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