Educação inclusiva: considerações iniciais sobre atitudes de educadores em Volta Redonda (RJ) através de técnicas projetivas de coleta de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Viviane Alves de Oliveira Viviane Alves de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14515
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de verificar e refletir sobre a associação entre atitude e conceituação verbal sobre educação inclusiva presente na narrativa de docentes e alunos de licenciaturas com e sem experiência de trabalho com pessoas em situação de deficiência. A amostra foi selecionada de modo aleatório. A reflexão sobre educação inclusiva surgiu a partir da experiência da autora em uma instituição de ensino federal, voltada para a educação profissional e tecnológica (EPT), onde está sendo implementada uma política pública de inclusão educacional de pessoas com necessidades educacionais específicas (NEE). O interesse em realizar pesquisa sobre este tema veio da constatação de que as frequentes oposições à educação inclusiva nas escolas são calcadas mormente no despreparo dos profissionais e na falta de infraestrutura. Por esse motivo, pode ser considerada como parte das ações inclusivas a formação inicial e continuada dos educadores de forma a realçar a Educação como processo, que tem início, mas não tem final. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório, que utiliza um instrumento de coleta de dados baseado na técnica projetiva. Foi criado um instrumento para o levantamento de conceituação e de descrição de atitudes dos educadores através de sua narrativa combinando técnicas de complementação de frases e de elaboração de texto sobre o tema. Outra fonte de dados foi o diário de campo da pesquisadora. A análise de dados levou em conta a relação entre as narrativas dos participantes e as descrições das atitudes destes em relação ao objeto da pesquisa baseado no modelo de Análise de Conteúdo de Bardin somada às observações retiradas da análise narrativa de Bruner. Os resultados encontrados apontam para a persistência de ideias do senso comum sobre as pessoas em situação de deficiência, privilegiando o modelo médico e a escolarização sem construção de conhecimento significativo para o sujeito. Espera-se contribuir para ampliação dos estudos sobre a formação docente e a contribuição desta para as políticas inclusivas
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A reflexão sobre educação inclusiva surgiu a partir da experiência da autora em uma instituição de ensino federal, voltada para a educação profissional e tecnológica (EPT), onde está sendo implementada uma política pública de inclusão educacional de pessoas com necessidades educacionais específicas (NEE). O interesse em realizar pesquisa sobre este tema veio da constatação de que as frequentes oposições à educação inclusiva nas escolas são calcadas mormente no despreparo dos profissionais e na falta de infraestrutura. Por esse motivo, pode ser considerada como parte das ações inclusivas a formação inicial e continuada dos educadores de forma a realçar a Educação como processo, que tem início, mas não tem final. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório, que utiliza um instrumento de coleta de dados baseado na técnica projetiva. Foi criado um instrumento para o levantamento de conceituação e de descrição de atitudes dos educadores através de sua narrativa combinando técnicas de complementação de frases e de elaboração de texto sobre o tema. Outra fonte de dados foi o diário de campo da pesquisadora. A análise de dados levou em conta a relação entre as narrativas dos participantes e as descrições das atitudes destes em relação ao objeto da pesquisa baseado no modelo de Análise de Conteúdo de Bardin somada às observações retiradas da análise narrativa de Bruner. Os resultados encontrados apontam para a persistência de ideias do senso comum sobre as pessoas em situação de deficiência, privilegiando o modelo médico e a escolarização sem construção de conhecimento significativo para o sujeito. Espera-se contribuir para ampliação dos estudos sobre a formação docente e a contribuição desta para as políticas inclusivasThis study aimed to verify and reflect about the association between attitude and verbal conceptualization of inclusive education in this narrative of faculty and undergraduate students with and without experience of working with people facing disabilities. The sample was selected randomly. Reflection on inclusive education arose from the author's experience in an institution of federal education toward vocational and technological education (EFA), where is being implemented a public policy of educational inclusion of people with special educational needs (SEN). The interest in conducting research on this topic arose from the fact that faces frequent opposition to inclusive education in schools especially in the sidewalks are unprepared professionals and lack of infrastructure. Therefore, can be considered as part of the inclusive actions initial and ongoing training of teachers in order to enhance the education as a process that begins but does not end. This is a descriptive, exploratory study that uses an instrument to collect data based on projective techniques. An instrument was built for search conceptualization and description of attitudes of educators through its narrative combining techniques complementing sentences and creation of a text on the topic. Another source of data was the researcher's field journal. Data analysis took into account the relationship between the participants' narratives and descriptions of their attitudes toward the object of the search based on the content analysis of Bardin’s model plus the observations drawn from Bruner’s narrative analysis. The results point to the persistence of common sense ideas about people in situations of disability, emphasizing the medical model and construction of schooling without significant knowledge to the subject. We expect to contribute to expansion of studies on teacher training and contribution to these inclusive policiesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de Educaçãoeducação inclusivaformação docenteatitudes sociaisnarrativasinclusive educationteacher educationsocial attitudesnarrativesCiências HumanasEducação inclusiva: considerações iniciais sobre atitudes de educadores em Volta Redonda (RJ) através de técnicas projetivas de coleta de dadosInclusive education: initial considerations on educators' attitudes in Volta Redonda (RJ) through projective data collection techniquesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, T.; HORKHEIMER, M. 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