Concepções e crenças de professores dos anos iniciais sobre a metodologia de resolução de problemas e a educação matemática crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15504 |
Resumo: | A sociedade hoje é altamente tecnológica, o fluxo de informação é constante e o avanço tecnológico acontece com grande facilidade. Este é um fato que exige das pessoas constante aprendizagem, desde a mais simples à mais complexa. Nesse novo contexto, o conhecimento matemático torna-se responsável por desenvolver nos alunos competências que o ajudarão a viver nessa nova realidade, colocando-o como protagonista no processo de construção do conhecimento. Dentro dessa perspectiva, damos especial atenção à metodologia de Resolução de Problemas e a Educação Matemática Crítica. Uma vez que a educação matemática formal tem início nos anos iniciais, temos como objetivo investigar quais as crenças e concepções que os docentes desse ciclo de ensino apresentam com relação a essas teorias e relacionar com as orientações apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. Sentimos a necessidade de entender alguns aspectos da formação desses profissionais e as orientações específicas sobre sua prática pedagógica, para que pudéssemos produzir uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados desenvolveu-se através da aplicação de um formulário disponibilizado a professores dos anos iniciais de três municípios do interior do Rio de Janeiro, tendo a finalidade de investigar suas concepções e crenças a respeito da metodologia de Resolução de Problemas e da Educação Matemática Crítica. Com nossa análise, percebemos que os professores depositam nessas perspectivas questões relacionadas à aprendizagem significativa e ao uso de contextos no ensino, apresentando um conhecimento superficial sobre as mesmas, o que pode vir a comprometer o desenvolvimento de competências básicas por parte dos alunos e que configuram o caráter formativo da educação na atualidade. Como forma de contribuir para que essas teorias possam ser trabalhadas de modo a trazer reflexões para a prática docente produzimos uma proposta de oficina que tem como público alvo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
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Santos, Vitor da SilvaNascimento, Eulina Coutinho Silva do646.919.007-30https://orcid.org/0000-0002-8084-7126http://lattes.cnpq.br/4832316123512245Nascimento, Eulina Coutinho Silva do646.919.007-30https://orcid.org/0000-0002-8084-7126http://lattes.cnpq.br/4832316123512245Santos, Douglas Monsôres de Melohttp://lattes.cnpq.br/8339690725325820Pinto, Gisela Maria da Fonsecahttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361http://lattes.cnpq.br/3263886276740592Mattos, Sandra Maria Nascimento de756.340.407-44https://orcid.org/0000-0003-2622-0506http://lattes.cnpq.br/9632990540395574060.138.787-22http://lattes.cnpq.br/59749642845355772023-12-22T03:18:41Z2023-12-22T03:18:41Z2021-09-03SANTOS, Vitor da Silva. Concepções e crenças de professores dos anos iniciais sobre a metodologia de resolução de problemas e a educação matemática crítica. 2021. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15504A sociedade hoje é altamente tecnológica, o fluxo de informação é constante e o avanço tecnológico acontece com grande facilidade. Este é um fato que exige das pessoas constante aprendizagem, desde a mais simples à mais complexa. Nesse novo contexto, o conhecimento matemático torna-se responsável por desenvolver nos alunos competências que o ajudarão a viver nessa nova realidade, colocando-o como protagonista no processo de construção do conhecimento. Dentro dessa perspectiva, damos especial atenção à metodologia de Resolução de Problemas e a Educação Matemática Crítica. Uma vez que a educação matemática formal tem início nos anos iniciais, temos como objetivo investigar quais as crenças e concepções que os docentes desse ciclo de ensino apresentam com relação a essas teorias e relacionar com as orientações apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. Sentimos a necessidade de entender alguns aspectos da formação desses profissionais e as orientações específicas sobre sua prática pedagógica, para que pudéssemos produzir uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados desenvolveu-se através da aplicação de um formulário disponibilizado a professores dos anos iniciais de três municípios do interior do Rio de Janeiro, tendo a finalidade de investigar suas concepções e crenças a respeito da metodologia de Resolução de Problemas e da Educação Matemática Crítica. Com nossa análise, percebemos que os professores depositam nessas perspectivas questões relacionadas à aprendizagem significativa e ao uso de contextos no ensino, apresentando um conhecimento superficial sobre as mesmas, o que pode vir a comprometer o desenvolvimento de competências básicas por parte dos alunos e que configuram o caráter formativo da educação na atualidade. Como forma de contribuir para que essas teorias possam ser trabalhadas de modo a trazer reflexões para a prática docente produzimos uma proposta de oficina que tem como público alvo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorNowadays, the society is highly technological, the information flow is constant and the technological advances happen easily. This facts requires from people constant learning of simple and complex things. In this new context, the mathematical knowledge becomes responsible for developing in the students the competences that will help them to live in this new reality, putting them as leading figure in the process of knowledge construction. Into this perspective, we give special attention to the Problem Solving Methodology and the Critical Mathematics’ Education. Since the formal mathematics education has its beggining in the children early years’, we aim to study which beliefs and conceptions the teachers of this teaching cycle present in relation to these theories and connect it with the orientations presented in the PCN (Brazil, 1997) and BNCC (Brazil, 2018). We felt the need to understand some of the aspects of these professionals’ formation and the specific orientations of its pedagogical pratice, so we could produce a qualitative research. This research was developed through a form that was given to the early years’ teachers of three cities of the interior of the state of Rio de Janeiro, with the main goal of investigating their conceptions and beliefs in respect of the Problem Solving Methodology and the Critical Mathematics’ Education. In our analysis, we found out that the teachers show a superficial knowledge about these theories, hindering the students development of basics’ competences that sets up the formative character of the education these days. A workshop was produced in a way to work on these theories, so they can bring some reflections to the teaching practice.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasEducação MatemáticaResolução de ProblemasEducação Matemática CríticaAnos IniciaisCrenças e ConcepçõesBeliefs and ConceptionsMathematical EducationProblem SolvingCritical Mathematics EducationEarly YearsEducaçãoConcepções e crenças de professores dos anos iniciais sobre a metodologia de resolução de problemas e a educação matemática críticaConceptions and beliefs of early years’ teachers about the problem solving methodology and of the critical mathematics’ educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPPLE, M. W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org.). Currículo, Cultura e Sociedade. 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A sociedade hoje é altamente tecnológica, o fluxo de informação é constante e o avanço tecnológico acontece com grande facilidade. Este é um fato que exige das pessoas constante aprendizagem, desde a mais simples à mais complexa. Nesse novo contexto, o conhecimento matemático torna-se responsável por desenvolver nos alunos competências que o ajudarão a viver nessa nova realidade, colocando-o como protagonista no processo de construção do conhecimento. Dentro dessa perspectiva, damos especial atenção à metodologia de Resolução de Problemas e a Educação Matemática Crítica. Uma vez que a educação matemática formal tem início nos anos iniciais, temos como objetivo investigar quais as crenças e concepções que os docentes desse ciclo de ensino apresentam com relação a essas teorias e relacionar com as orientações apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. Sentimos a necessidade de entender alguns aspectos da formação desses profissionais e as orientações específicas sobre sua prática pedagógica, para que pudéssemos produzir uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados desenvolveu-se através da aplicação de um formulário disponibilizado a professores dos anos iniciais de três municípios do interior do Rio de Janeiro, tendo a finalidade de investigar suas concepções e crenças a respeito da metodologia de Resolução de Problemas e da Educação Matemática Crítica. Com nossa análise, percebemos que os professores depositam nessas perspectivas questões relacionadas à aprendizagem significativa e ao uso de contextos no ensino, apresentando um conhecimento superficial sobre as mesmas, o que pode vir a comprometer o desenvolvimento de competências básicas por parte dos alunos e que configuram o caráter formativo da educação na atualidade. Como forma de contribuir para que essas teorias possam ser trabalhadas de modo a trazer reflexões para a prática docente produzimos uma proposta de oficina que tem como público alvo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
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