A fábula como um elemento didático na formação leitora e na produção escrita de educandos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erika Romana Lacerda Barbosa da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15474
Resumo: O presente trabalho desenvolveu uma proposta de intervenção didática, com objetivo de aumentar a qualidade da leitura e da escrita de educandos do Ensino Fundamental, a partir da concepção de ensino–aprendizagem sociointeracionista. O gênero discursivo, escolhido como elemento facilitador para a execução deste trabalho, foi a fábula, pois ela é narrativa, objetiva, concisa, alegórica e traz, em si, o elemento moral muito importante para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos educandos, sobretudo, para os que vivem em uma região constantemente atingida por diversos tipos de violência. Este trabalho, portanto, investe em uma diferenciada sequência didática, voltada para educandos do Ensino Fundamental, especialmente para os do 7º ano.
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O gênero discursivo, escolhido como elemento facilitador para a execução deste trabalho, foi a fábula, pois ela é narrativa, objetiva, concisa, alegórica e traz, em si, o elemento moral muito importante para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos educandos, sobretudo, para os que vivem em uma região constantemente atingida por diversos tipos de violência. Este trabalho, portanto, investe em uma diferenciada sequência didática, voltada para educandos do Ensino Fundamental, especialmente para os do 7º ano.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research develop a didactic intervention proposal, with the objective of increasing the quality of reading and writing of elementary school students, based on the concept of sociointeractionist teaching-learning. The discursive genre, chosen as a facilitating element for the execution of this work, was the fable, because it is narrative, concise, allegorical objective and brings, in itself, the very important moral element for the development of students' critical-reflective thinking, especially, for those who live in a region constantly affected by different types of violence. This paper, therefore, invests in a different didactic sequence aimed at elementary school students, especially for 7th grade students.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisLeituraEscritaFábulaMoralLetramentoReadingWritingFableLiteracyEducaçãoA fábula como um elemento didático na formação leitora e na produção escrita de educandos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervençãoThe fable as a didactic element in reading training and in the written production of elementary school students: one intervention proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGUIAR, V. T. “O leitor competente à luz da teoria da literatura”. In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 124, v. 5/6, p. 23-34, jan/mar. 1996. ALVES, J. C. S. Baixada Fluminense: a violência na construção do poder. Tese (Tese em Sociologia) – USP. São Paulo, 1998. ANTUNES, I. 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