Da teoria à prática. Aplicabilidade da lei 10639/03 e ensino de história da África nas escolas de Mesquita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3257 |
Resumo: | A estrutura do Sistema Educacional Brasileiro é resultado das políticas ocorridas ao longo da história da educação no Brasil, e durante séculos reproduziu saberes através da visão colonizadora, desvalorizando as culturas colonizadas. Atualmente, devido às batalhas travadas pelo Movimento Negro em busca de reconhecimento cultural a luta por uma educação multicultural tem se transformado num dos pilares da educação brasileira contemporânea. Neste sentido, o presente trabalho tem como proposta tratar das questões que envolvem a obrigatoriedade do ensino de história da África e cultura afro-brasileira nos currículos escolares, discorrendo sobre algumas das contribuições decisivas do movimento negro no campo educacional, culminando com a promulgação da lei 10639/03, e enfatizando as dificuldades e limites apontados pelos professores da rede Municipal de Mesquita para aplicabilidade dessa legislação. Assim, a partir do uso de entrevistas com docentes de história, do município em questão, viso problematizar e analisar o posicionamento destes profissionais com relação legislação vigente, observando como tem sido a aplicabilidade da mesma e os desafios de ensinar história dando voz ao pensamento africano. Ressalto que segundo essa norma legislativa a disciplina de história tem papel fundamental no processo de reconhecimento da história e contribuições da população negra para o processo de formação e desenvolvimento da sociedade brasileira. |
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Neste sentido, o presente trabalho tem como proposta tratar das questões que envolvem a obrigatoriedade do ensino de história da África e cultura afro-brasileira nos currículos escolares, discorrendo sobre algumas das contribuições decisivas do movimento negro no campo educacional, culminando com a promulgação da lei 10639/03, e enfatizando as dificuldades e limites apontados pelos professores da rede Municipal de Mesquita para aplicabilidade dessa legislação. Assim, a partir do uso de entrevistas com docentes de história, do município em questão, viso problematizar e analisar o posicionamento destes profissionais com relação legislação vigente, observando como tem sido a aplicabilidade da mesma e os desafios de ensinar história dando voz ao pensamento africano. 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