Quilombo Santa Rita do Bracuí: entre luta, trocas e saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciana das Neves Rosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13147
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como os processos de luta em defesa do território da Comunidade Quilombola Santa Rita do Bracuí estão vinculados a produção de saberes e luta pela educação. Para alcançar o objetivo geral, foi delimitado como objetivo específico: a) Conhecer historicamente como se deu a ocupação e permanência no território, e reconhecer quais ferramentas foram utilizadas para defendê-lo de acordo com o momento histórico e geracional; b) Descrever a importância das trocas entre os mais velhos e a juventude quilombola nos processos de construção identitária, na valorização dos saberes e manutenção da cultura produzida pela comunidade; c) Identificar como a Comunidade Quilombola Santa Rita do Bracuí construiu a sua própria concepção de educação quilombola. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu a partir de conversas informais, entrevistas, análise de documentários e literaturas especializadas de acordo com as temáticas discutidas. O trabalho foi dividido em três momentos: no primeiro, foi traçado um breve histórico de como se deram os processos de resistência no território baseado no relatório antropológico que compôs o processo que garantiu o reconhecimento da fundação cultural palmares em 2011; no segundo momento, mostra-se como a atuação da juventude em troca com os mais velhos agrega elementos que fortaleceram a identidade coletiva e do território; e no terceiro e último, o que a comunidade entende como educação quilombola e como ela se organiza para desenvolvê-la.
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Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares ) Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13147O presente trabalho tem como objetivo compreender como os processos de luta em defesa do território da Comunidade Quilombola Santa Rita do Bracuí estão vinculados a produção de saberes e luta pela educação. Para alcançar o objetivo geral, foi delimitado como objetivo específico: a) Conhecer historicamente como se deu a ocupação e permanência no território, e reconhecer quais ferramentas foram utilizadas para defendê-lo de acordo com o momento histórico e geracional; b) Descrever a importância das trocas entre os mais velhos e a juventude quilombola nos processos de construção identitária, na valorização dos saberes e manutenção da cultura produzida pela comunidade; c) Identificar como a Comunidade Quilombola Santa Rita do Bracuí construiu a sua própria concepção de educação quilombola. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu a partir de conversas informais, entrevistas, análise de documentários e literaturas especializadas de acordo com as temáticas discutidas. O trabalho foi dividido em três momentos: no primeiro, foi traçado um breve histórico de como se deram os processos de resistência no território baseado no relatório antropológico que compôs o processo que garantiu o reconhecimento da fundação cultural palmares em 2011; no segundo momento, mostra-se como a atuação da juventude em troca com os mais velhos agrega elementos que fortaleceram a identidade coletiva e do território; e no terceiro e último, o que a comunidade entende como educação quilombola e como ela se organiza para desenvolvê-la.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present work aims to comprehend how the processes of struggle in the defense of the Santa Rita do Bracuí Quilombola Community territory are bound up with the production of knowledge and the fight for education. In order to attain the general objective, some specific objectives were delimited: a) To know the occupation and permanency in there took place historically and to recognize which tools were used to defend it according to the generational historical moment; b) To describe the importance of the changes among the elderly and the quilombola youth in the process of constrcution of identity, the aprreciation of knowledges and the maintenance of the culture generated by the community; c) To identify how the Santa Rita do Bracuí Quilombola Community built its own conception of quilombola education. The development of this work happened during informal conversations, interviews, evaluations of documents and specialized literature, according to the issues discussed. The study was divided into three moments, the first one sets a brief record of how the processes of resistance took place in the territory based on the anthropologic report that build the process and guaranteed the acknowledgement of the Palmares Cultural Foundation in 2011; The second moment shows the youth acting, making exchanges, adding elements that strengthen the collective identity and the territory; And the third and last moment is what the community undertands as quilombola education, and how it is organized in order to be developed.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuQuilombo Santa Rita do BracuíEducação quilombolaTerritório de saberesTerritory of knowledgeQuilombo Santa Rita do BracuíQuilombola educationEducaçãoQuilombo Santa Rita do Bracuí: entre luta, trocas e saberesQuilombo Santa Rita do Bracuí: between struggle, exchanges and knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFILMES E DOCUMENTÁRIOS BRACUÍ: velhas lutas, jovens histórias. 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description O presente trabalho tem como objetivo compreender como os processos de luta em defesa do território da Comunidade Quilombola Santa Rita do Bracuí estão vinculados a produção de saberes e luta pela educação. Para alcançar o objetivo geral, foi delimitado como objetivo específico: a) Conhecer historicamente como se deu a ocupação e permanência no território, e reconhecer quais ferramentas foram utilizadas para defendê-lo de acordo com o momento histórico e geracional; b) Descrever a importância das trocas entre os mais velhos e a juventude quilombola nos processos de construção identitária, na valorização dos saberes e manutenção da cultura produzida pela comunidade; c) Identificar como a Comunidade Quilombola Santa Rita do Bracuí construiu a sua própria concepção de educação quilombola. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu a partir de conversas informais, entrevistas, análise de documentários e literaturas especializadas de acordo com as temáticas discutidas. O trabalho foi dividido em três momentos: no primeiro, foi traçado um breve histórico de como se deram os processos de resistência no território baseado no relatório antropológico que compôs o processo que garantiu o reconhecimento da fundação cultural palmares em 2011; no segundo momento, mostra-se como a atuação da juventude em troca com os mais velhos agrega elementos que fortaleceram a identidade coletiva e do território; e no terceiro e último, o que a comunidade entende como educação quilombola e como ela se organiza para desenvolvê-la.
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