Planejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivas
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12189 |
Resumo: | O planejamento é o processo teórico metodológico que subsidia a construção das práticas pedagógicas através dos pressupostos indissociáveis de previsão dos objetivos (intencionalidades) e a reflexão crítica, que promovem a tríade planejar, executar e avaliar. Alinhada a esse processo – planejamento - intrínseco à atividade humana, como também, ao processo educativo, a interdisciplinaridade é necessidade latente no contexto globalizado da educação contemporânea, sendo princípio nas diretrizes da educação profissional técnica de nível médio, como também, nos documentos institucionais do IFRR. Neste sentido, este estudo intitulado Planejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivas, tem como objetivo geral discutir as concepções e desafios dos docentes referentes ao planejamento interdisciplinar e o saber/fazer na prática pedagógica da educação profissional em nível técnico no Campus Amajari. Em suma, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, tipo exploratória, onde fez uso de análise documental e questionário, este aplicado a sete docentes (colaboradores) - (áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; zootecnia e agronomia) dos cursos técnicos integrados ao ensino médio – Agropecuária e Aquicultura – ofertados pelo campus lócus deste estudo. Concernente aos resultados alcançados, os dados apontaram para concepções que necessitam ser desconstruídas e reconstruídas no que se refere ao planejamento interdisciplinar, como também, a necessidade institucional de promoção de diálogos e reflexão crítica frente aos desafios para a prática pedagógica expressos pelos participantes. Ainda que a instituição esteja a caminho do planejamento interdisciplinar através das práticas integradas que são promovidas, o caminho a percorrer é longo e desafiador. |
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Alinhada a esse processo – planejamento - intrínseco à atividade humana, como também, ao processo educativo, a interdisciplinaridade é necessidade latente no contexto globalizado da educação contemporânea, sendo princípio nas diretrizes da educação profissional técnica de nível médio, como também, nos documentos institucionais do IFRR. Neste sentido, este estudo intitulado Planejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivas, tem como objetivo geral discutir as concepções e desafios dos docentes referentes ao planejamento interdisciplinar e o saber/fazer na prática pedagógica da educação profissional em nível técnico no Campus Amajari. Em suma, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, tipo exploratória, onde fez uso de análise documental e questionário, este aplicado a sete docentes (colaboradores) - (áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; zootecnia e agronomia) dos cursos técnicos integrados ao ensino médio – Agropecuária e Aquicultura – ofertados pelo campus lócus deste estudo. Concernente aos resultados alcançados, os dados apontaram para concepções que necessitam ser desconstruídas e reconstruídas no que se refere ao planejamento interdisciplinar, como também, a necessidade institucional de promoção de diálogos e reflexão crítica frente aos desafios para a prática pedagógica expressos pelos participantes. Ainda que a instituição esteja a caminho do planejamento interdisciplinar através das práticas integradas que são promovidas, o caminho a percorrer é longo e desafiador.Planning is a theoretical methodological process that subsidizes the construction of pedagogical practices through the indissociable assumptions of predicting objectives (intentionalities) and critical reflection. It promotes the triad of planning, execution and evaluation. In line with this process, planning is intrinsic to human activity, and to the educational process. Interdisciplinarity is a latent necessity in the globalized context of contemporary education. It is a principle in the guidelines of professional technical education in secondary schooling as seen in institutional documents of the Federal Institute of Roraima (IFRR). In this sense, this study entitled “Interdisciplinary pedagogical planning in technical professional education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima - Campus of Amajari: conceptions, challenges and perspectives”, has as general objective to discuss the conceptions and challenges of teachers concerning interdisciplinary planning and the „know-how‟ in the pedagogical practice of professional education of technical level at Amajari Campus. In short, this research is characterized as qualitative, with exploratory type, and used documentary analysis and questionnaire, applied to seven teachers (collaborators whose knowledge areas were: humanities and their technologies, natural sciences and their technologies; codes and their technologies, zootechnic and agronomy). They are teachers in the technical courses of Agriculture and Aquaculture integrated to high school that are offered by the campus locus in this study. Concerning the results achieved, the data pointed to concepts that need to be deconstructed and reconstructed regarding interdisciplinary planning. It also pointed to the institutional need to promote dialogues and critical reflection on the challenges to pedagogical practices that were expressed by the participants. Although the institution is on the way to interdisciplinary planning through integrated practices that are promoted, the way to go is long and challenging.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPlanejamento pedagógico interdisciplinar. .Educação profissionalPrática pedagógicaInterdisciplinary pedagogical planningProfessional educationpedagogical practicesEducaçãoPlanejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivasInterdisciplinary pedagogical planning in technical professional education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima - Campus of Amajari: conceptions, challenges and perspectives.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 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Decreto n.º 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências. Diário Oficial, Poder Executivo, Brasília, 26 jul. 2004. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Resolução n.º 238- Conselho Superior, de 09 de outubro de 2015 aprova o Plano do 56 Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR/Campus Amajari. Amajari, RR, 2015. Disponível em: < http://amajari.ifrr.edu.br/ensino/cursos/tecnico-em-agropecuaria>. Acesso em: 10 ago. 2017. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Resolução nº 142-Conselho Superior, de 26 de setembro de 2013. 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Planejamento pedagógico interdisciplinar. . Educação profissional Prática pedagógica Interdisciplinary pedagogical planning Professional education pedagogical practices Educação |
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O planejamento é o processo teórico metodológico que subsidia a construção das práticas pedagógicas através dos pressupostos indissociáveis de previsão dos objetivos (intencionalidades) e a reflexão crítica, que promovem a tríade planejar, executar e avaliar. Alinhada a esse processo – planejamento - intrínseco à atividade humana, como também, ao processo educativo, a interdisciplinaridade é necessidade latente no contexto globalizado da educação contemporânea, sendo princípio nas diretrizes da educação profissional técnica de nível médio, como também, nos documentos institucionais do IFRR. Neste sentido, este estudo intitulado Planejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivas, tem como objetivo geral discutir as concepções e desafios dos docentes referentes ao planejamento interdisciplinar e o saber/fazer na prática pedagógica da educação profissional em nível técnico no Campus Amajari. Em suma, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, tipo exploratória, onde fez uso de análise documental e questionário, este aplicado a sete docentes (colaboradores) - (áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; zootecnia e agronomia) dos cursos técnicos integrados ao ensino médio – Agropecuária e Aquicultura – ofertados pelo campus lócus deste estudo. Concernente aos resultados alcançados, os dados apontaram para concepções que necessitam ser desconstruídas e reconstruídas no que se refere ao planejamento interdisciplinar, como também, a necessidade institucional de promoção de diálogos e reflexão crítica frente aos desafios para a prática pedagógica expressos pelos participantes. Ainda que a instituição esteja a caminho do planejamento interdisciplinar através das práticas integradas que são promovidas, o caminho a percorrer é longo e desafiador. |
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2018 |
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LOBO, Luana Firmino. Planejamento pedagógico interdisciplinar na educação profissional técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Amajari: concepções, desafios e perspectivas. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,Seropédica - RJ, 2018. |
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