Ensino-aprendizagem de leitura no 9º ano do Ensino Fundamental: proposta didática para a interpretação de nanocontos a partir da semiótica discursiva
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15432 |
Resumo: | O ensino de leitura em língua portuguesa constitui em um dos grandes desafios enfrentados pelo professor na educação pública e ainda hoje, o desenvolvimento do aluno, enquanto leitor competente, é um objetivo a ser atingido. Tendo em vista os baixos índices gerados pelas avaliações realizadas no país, o volume de produções acadêmicas voltadas para as práticas de ensino de língua materna e os relatos de experiências vividas pelos educadores no contexto escolar, o objetivo de nossa pesquisa é desenvolver a competência linguística e a habilidade no uso efetivo da língua materna através da leitura de nanocontos. É a Semiótica de linha francesa, inaugurada por A. J. Greimás e J. Courtés na década de 60, que fornecerá o aporte teórico-metodológico sobre o qual se embasam nossa pesquisa e as atividades realizadas. Esta escolha justifica-se por se tratar de uma teoria que oferece um modelo de leitura que procura explicar o sentido do texto pelo exame de seu plano do conteúdo sob a forma de um percurso gerativo; pelo fato de que a mesma ultrapassa a análise de nível formal e por constituir um profícuo aporte teórico capaz de apoiar o trabalho do professor no ensino de leitura. Neste estudo, elegemos os nanocontos produzidos por Edson Rossatto, divulgados em redes sociais e posteriormente publicados em livro, para duas finalidades: explicar alguns dos conceitos abarcados pela semiótica e compor a proposta de leitura voltada para alunos do 9º ano do E.F. Ademais, no final do trabalho há uma sugestão de atividade de leitura alinhavada à semiótica e elaborada a partir de dois nanocontos de Rossatto. Cabe ressaltar que a teoria desenvolvida por Greimás é uma grande aliada para desenvolvimento de atividades práticas que visam a formação de leitores competentes e críticos. |
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Bittencourt, Adriana da SilvaFonseca, Rívia SilveiraCPF: 036.938.777-50Rodrigues, GersonCPF: 017.879.517-82Fonseca, Rívia SilveiraPereira, Marli HermenegildaFonseca, Raquel SilveiraCPF: 075.223.537-00http://lattes.cnpq.br/32888045916105972023-12-22T03:17:13Z2023-12-22T03:17:13Z2017-08-31BITTENCOURT, Adriana da Silva. Ensino-aprendizagem de leitura no 9º ano do Ensino Fundamental: proposta didática para a interpretação de nanocontos a partir da semiótica discursiva. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15432O ensino de leitura em língua portuguesa constitui em um dos grandes desafios enfrentados pelo professor na educação pública e ainda hoje, o desenvolvimento do aluno, enquanto leitor competente, é um objetivo a ser atingido. Tendo em vista os baixos índices gerados pelas avaliações realizadas no país, o volume de produções acadêmicas voltadas para as práticas de ensino de língua materna e os relatos de experiências vividas pelos educadores no contexto escolar, o objetivo de nossa pesquisa é desenvolver a competência linguística e a habilidade no uso efetivo da língua materna através da leitura de nanocontos. É a Semiótica de linha francesa, inaugurada por A. J. Greimás e J. Courtés na década de 60, que fornecerá o aporte teórico-metodológico sobre o qual se embasam nossa pesquisa e as atividades realizadas. Esta escolha justifica-se por se tratar de uma teoria que oferece um modelo de leitura que procura explicar o sentido do texto pelo exame de seu plano do conteúdo sob a forma de um percurso gerativo; pelo fato de que a mesma ultrapassa a análise de nível formal e por constituir um profícuo aporte teórico capaz de apoiar o trabalho do professor no ensino de leitura. Neste estudo, elegemos os nanocontos produzidos por Edson Rossatto, divulgados em redes sociais e posteriormente publicados em livro, para duas finalidades: explicar alguns dos conceitos abarcados pela semiótica e compor a proposta de leitura voltada para alunos do 9º ano do E.F. Ademais, no final do trabalho há uma sugestão de atividade de leitura alinhavada à semiótica e elaborada a partir de dois nanocontos de Rossatto. Cabe ressaltar que a teoria desenvolvida por Greimás é uma grande aliada para desenvolvimento de atividades práticas que visam a formação de leitores competentes e críticos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, BrasilThe reading teaching in the Portuguese language is one of the great challenges faced by the teachers in the public school and the student’s reading improvement is still a goal to be achieved. In the light of the bad results obtained by the evaluations in the country, the low quantity of academic publications related to teaching practices of the Portuguese language and the reports from the teachers experience, our research goal is to propose reading classes whose methodology emphasizes the production of meanings by students. The semiotics from France, inaugurated by A. J. Greimás and J. Courtés in the decade 60, is the theoretical methodologic support to our research. This theoretical method was chosen because of the following: provides a reading model based on the sense generative route that joins the content and the expression plans; it overcomes the formal analysis level and constitute a fruitful theoretical method which is able to aid the teacher’s work in the reading teaching. In this study, we choose the nanotales written by Edson Rossatto, disclosed on social networks and later published in books in order to explain some concepts addressed by the semiotics and to propose the reading classes to the nine year students of the E.F. Further, we suggest some reading activities related to the semiotic concepts and elaborated from two Rossatto’s nanotale. It is worth mentioning that the theory of Greimás plays an important role to developing of practical activities that aim the formation of competent readers and critics.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisTeoria SemióticaCompreensão textualLeitura de nanocontossemiotics theorytextual comprehensionnanotales readingPsicologiaEnsino-aprendizagem de leitura no 9º ano do Ensino Fundamental: proposta didática para a interpretação de nanocontos a partir da semiótica discursivaTeaching-learning of reading in the 9th year of Elementary School: didactic proposal for the interpretation of nanotales from discursive semioticsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64135/2017%20-%20Adriana%20da%20Silva%20Bittencourt.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4414Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-02-24T00:03:03Z No. of bitstreams: 1 2017 - Adriana da Silva Bittencourt.pdf: 2317896 bytes, checksum: 772768657ea59787ce6e5d87321708eb (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-24T00:03:04Z (GMT). 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