Cultura Organizacional da Embrapa Agrobiologia: um estudo dos pressupostos culturais que estimulam a inovação e transferência de tecnologias para a sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Aurea Lucia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15320
Resumo: No setor agropecuário pesquisar e transferir tecnologia são considerados essenciais para o desenvolvimento econômico e agrícola do país. O foco deste estudo foi a EMBRAPA, especificamente a Embrapa Agrobiologia, reconhecida por sua atuação na pesquisa em fixação biológica de nitrogênio FBN, por preconizar o uso de insumos biológicos e promover sistemas de produção aplicados à agricultura orgânica no Brasil. A pesquisa em FBN foi iniciada em 1951, com a chegada da pesquisadora Johanna Döbereiner, e com base nessas pesquisas, a Embrapa Agrobiologia foi fundada em 1989. Em 2011 foi criada a Diretoria de Transferência de Tecnologia e desde sua criação, ainda não foi realizado um estudo para descrever como os pressupostos individuais dos empregados, que compõem a cultura da Embrapa Agrobiologia, influenciam a transferência de tecnologia, objetivo central desse estudo. Para isso, se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa interpretativa. Dez sujeitos foram selecionados de forma intencional, dentre os empregados contratados pela sua fundadora ou por concurso com tempo de serviço entre dois e trinta e cinco anos de casa pertencentes ao grupo de P & D, ao grupo de transferência de tecnologia e ao de gestão de laboratórios. Realizou-se observação de campo e entrevista com roteiro semiestruturado cujos dados foram processados mediante analise hermenêutica indutiva. Realizou-se também pesquisa documental na pasta funcional dos entrevistados, nos documentos que contam a história da Embrapa Agrobiologia. Os resultados empíricos evidenciaram entre outros pressupostos culturais prevalecentes que influenciam a transferência de tecnologia: “os pesquisadores devem continuar o trabalho de sua fundadora na formação de pessoas e publicando em busca de reconhecimento acadêmico internacional”; “Embrapa Agrobiologia gera conhecimento mais do que tecnologia”; “Os pesquisadores contribuem para a sociedade formando pessoas”. Todavia, esses pesquisadores acreditam que: gerar e compartilhar o conhecimento por meio da formação de pessoas é a sua contribuição para a sociedade. Consideram os entrevistados que o compartilhamento e o espírito coletivo estimulariam o desenvolvimento e a transferência de tecnologia. Contudo, dentre os pesquisadores prevalece o espírito de competição e um tratamento diferenciado entre os diversos grupos de pesquisa. Dificulta-se desse modo, o compartilhamento e a efetiva transferência de tecnologia à sociedade. Recomenda-se estimular a formação de comunidades de prática e desenvolver uma cultura de aprendizagem organizacional para estimular o compartilhamento e o espírito coletivo. Dessa forma poder-se-ia envolver os agentes que participam do processo de transferência de tecnologia: pesquisadores, grupo do setor de transferência e o próprio agricultor, que mediante seu aprendizado possam gerar tecnologias passiveis de adoção propiciando-se na unidade cumprir a sua missão. O estudo pode ser aprofundado com pesquisa sobre a influencia do sistema de avaliação de desempenho no desenvolvimento da pesquisa na transferência de tecnologia; nas relações de confiança construídas, como estimuladores da transferência de tecnologia e nos respectivos processos burocráticos que se revelaram desestimuladores da pesquisa colaborativa e da transferência de tecnologia na empresa como um todo.
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O foco deste estudo foi a EMBRAPA, especificamente a Embrapa Agrobiologia, reconhecida por sua atuação na pesquisa em fixação biológica de nitrogênio FBN, por preconizar o uso de insumos biológicos e promover sistemas de produção aplicados à agricultura orgânica no Brasil. A pesquisa em FBN foi iniciada em 1951, com a chegada da pesquisadora Johanna Döbereiner, e com base nessas pesquisas, a Embrapa Agrobiologia foi fundada em 1989. Em 2011 foi criada a Diretoria de Transferência de Tecnologia e desde sua criação, ainda não foi realizado um estudo para descrever como os pressupostos individuais dos empregados, que compõem a cultura da Embrapa Agrobiologia, influenciam a transferência de tecnologia, objetivo central desse estudo. Para isso, se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa interpretativa. Dez sujeitos foram selecionados de forma intencional, dentre os empregados contratados pela sua fundadora ou por concurso com tempo de serviço entre dois e trinta e cinco anos de casa pertencentes ao grupo de P & D, ao grupo de transferência de tecnologia e ao de gestão de laboratórios. Realizou-se observação de campo e entrevista com roteiro semiestruturado cujos dados foram processados mediante analise hermenêutica indutiva. Realizou-se também pesquisa documental na pasta funcional dos entrevistados, nos documentos que contam a história da Embrapa Agrobiologia. Os resultados empíricos evidenciaram entre outros pressupostos culturais prevalecentes que influenciam a transferência de tecnologia: “os pesquisadores devem continuar o trabalho de sua fundadora na formação de pessoas e publicando em busca de reconhecimento acadêmico internacional”; “Embrapa Agrobiologia gera conhecimento mais do que tecnologia”; “Os pesquisadores contribuem para a sociedade formando pessoas”. Todavia, esses pesquisadores acreditam que: gerar e compartilhar o conhecimento por meio da formação de pessoas é a sua contribuição para a sociedade. Consideram os entrevistados que o compartilhamento e o espírito coletivo estimulariam o desenvolvimento e a transferência de tecnologia. Contudo, dentre os pesquisadores prevalece o espírito de competição e um tratamento diferenciado entre os diversos grupos de pesquisa. Dificulta-se desse modo, o compartilhamento e a efetiva transferência de tecnologia à sociedade. Recomenda-se estimular a formação de comunidades de prática e desenvolver uma cultura de aprendizagem organizacional para estimular o compartilhamento e o espírito coletivo. Dessa forma poder-se-ia envolver os agentes que participam do processo de transferência de tecnologia: pesquisadores, grupo do setor de transferência e o próprio agricultor, que mediante seu aprendizado possam gerar tecnologias passiveis de adoção propiciando-se na unidade cumprir a sua missão. O estudo pode ser aprofundado com pesquisa sobre a influencia do sistema de avaliação de desempenho no desenvolvimento da pesquisa na transferência de tecnologia; nas relações de confiança construídas, como estimuladores da transferência de tecnologia e nos respectivos processos burocráticos que se revelaram desestimuladores da pesquisa colaborativa e da transferência de tecnologia na empresa como um todo.At the Agriculture Sector, research to generate knowledge and the corresponding technology transfer in considered essential to economical and agricultural development of the country. This study focused on EMBRAPA, specifically Embrapa Agrobiology, a public firm known for its performance on the biological nitrogen fixation research that started in 1951 with the arrival of Dra. Johanna Döbenreiner who advocated the usage of biological inputs and fomented production system applied to organic agriculture in Brazil. Based on that research it was founded Embrapa Agrobiology in 1989. In 2011 it was created the Deputy Head of Technology Transfer at Embrapa and, in its Agrobiology unit it was created the Technology Transfer sector. Since the creation of EMBRAPA’s technology transfer sector, it lacked a study to describe how individual assumptions that reveal its employees organizational culture at Embrapa influence the technology transfer, which is the main objective of this study. Thus, a qualitative research was accomplished with ten individuals purposefully selected amongst the hired employees either by the foundress or by public concourse. These individuals work at the firm from two to thirty-five years at the P&D group, the technology transfer group and at the lab management group. Each interview used semi-structured script and the transcribed data were analyzed by inductive hermeneutics method. By means of field observation and document research the functional files of the interviewees and the history of Embrapa Agrobiology were elicited. Field results revealed that the prevailing cultural assumptions influencing the technology transfer, are among others: “the researchers must continue the foundress work focusing on the people’s education and publishing academic research papers in order to conquer international academic renown”; “Embrapa Agrobiology produces knowledge more than technology”; “The researchers contribute to society, producing academic researchers”. However it was also revealed that these researchers believe that generating and sharing their knowledge during student and researchers formation process is indeed their real/main contribution to society. The interviewees consider that sharing practice and collective spirit would stimulate the development and the technology transfer. Nonetheless, it prevails among the unit interviewees perception a specific spirit of competition that accepts different treatment considering the researchers group as a superior over other ones. In this way, sharing practices and technology transfer processes are both hampered. It is thus, recommended to stimulate the formation of communities of practice to develop a culture of organizational learning practice and to enhance the sharing practice and the collective spirit among the firm sectors. In doing so, it would be possible to engage the process of technology transfer agents: researchers, transfer sector group and the agriculturalist itself. With their learning, the agents would produce technology predisposed to its adoption, providing in this way the Unit mission’s fulfillment. The study would be extended by researching the influence of the performance evaluation system on the research sector and on the technology transfer process. Researching how built trust relationship stimulate the technology transfer, and how bureaucracy could discourage research and technology transfer is important too.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoTransferência de tecnologiaCultura OrganizacionalAprendizagem OrganizacionalTechnology transferOrganizational CultureOrganizational LearningAdministraçãoCultura Organizacional da Embrapa Agrobiologia: um estudo dos pressupostos culturais que estimulam a inovação e transferência de tecnologias para a sociedadeOrganizational Culture of Embrapa Agrobiology: Studying cultural assumptions that stimulate innovation and technology transfer to societyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10618/2015%20-%20Aurea%20Lucia%20Diniz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16418/2015%20-%20Aurea%20Lucia%20Diniz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22722/2015%20-%20Aurea%20Lucia%20Diniz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29102/2015%20-%20Aurea%20Lucia%20Diniz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35454/2015%20-%20Aurea%20Lucia%20Diniz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41850/2015%20-%20Aurea%20Lucia%20Diniz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48252/2015%20-%20Aurea%20Lucia%20Diniz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54704/2015%20-%20Aurea%20Lucia%20Diniz.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2894Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-09-13T18:54:52Z No. of bitstreams: 1 2015 - Aurea Lucia Diniz.pdf: 3060798 bytes, checksum: 9e90cac6ab916a893a654501b0c503e5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-13T18:54:52Z (GMT). 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