Uso do Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre como espaço não formal de educação por professores de Biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12565 |
Resumo: | O Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre foi instituído em 1992, com a finalidade de desenvolver, apoiar e sistematizar ações de educação formal e não formal. O uso de espaços não formais como estratégia de ensino é indicado como forma de diversificação da prática escolar e meio para promover a aprendizagem nesses ambientes, aliados à educação formal. Nesse sentido, este trabalho visou investigar o uso atual e potencial do PEAMA, localizado no Ifes - Campus de Alegre como espaço não formal de educação, e ambiente complementar para o ensino de Biologia. Os dados foram obtidos por meio de observações diretas, análises documentais e entrevistas. Foram entrevistados dezessete professores que ministram disciplinas voltadas ao conteúdo de Biologia, os quais responderam questionários mistos, compostos por questões fechadas e abertas. Para análise das questões fechadas foi realizada a tabulação de dados e gerados gráficos, com auxílio do programa Microsoft Excel. A análise das questões abertas foi realizada por meio do procedimento denominado “análise categorial”. A análise das informações obtidas permitiu obter a percepção dos entrevistados sobre o uso dos espaços não formais de educação para o ensino de Biologia indicando que os professores reconhecem o PEAMA do Ifes - Campus de Alegre como ambiente complementar ao ensino da área de Biologia, por facilitar a compreensão e a aprendizagem de diferentes conteúdos |
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Moulin, TatianeSilva, Wanderley da965.566.767-72https://orcid.org/0000-0002-0849-4928http://lattes.cnpq.br/1894566485754183Silva, Wanderley da965.566.767-72https://orcid.org/0000-0002-0849-4928http://lattes.cnpq.br/1894566485754183Silva, Simone Batista dahttps://orcid.org/0000-0002-5781-6006http://lattes.cnpq.br/1985424809328384Menezes, Márcia Santos dehttps://orcid.org/0000-0002-0715-6281http://lattes.cnpq.br/9421749105744977099.177.117-67http://lattes.cnpq.br/32086535099176242023-12-22T02:11:52Z2023-12-22T02:11:52Z2020-10-14MOULIN, Tatiane. Uso do polo de educação ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre como espaço não formal de educação por professores de Biologia. 2020. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12565O Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre foi instituído em 1992, com a finalidade de desenvolver, apoiar e sistematizar ações de educação formal e não formal. O uso de espaços não formais como estratégia de ensino é indicado como forma de diversificação da prática escolar e meio para promover a aprendizagem nesses ambientes, aliados à educação formal. Nesse sentido, este trabalho visou investigar o uso atual e potencial do PEAMA, localizado no Ifes - Campus de Alegre como espaço não formal de educação, e ambiente complementar para o ensino de Biologia. Os dados foram obtidos por meio de observações diretas, análises documentais e entrevistas. Foram entrevistados dezessete professores que ministram disciplinas voltadas ao conteúdo de Biologia, os quais responderam questionários mistos, compostos por questões fechadas e abertas. Para análise das questões fechadas foi realizada a tabulação de dados e gerados gráficos, com auxílio do programa Microsoft Excel. A análise das questões abertas foi realizada por meio do procedimento denominado “análise categorial”. A análise das informações obtidas permitiu obter a percepção dos entrevistados sobre o uso dos espaços não formais de educação para o ensino de Biologia indicando que os professores reconhecem o PEAMA do Ifes - Campus de Alegre como ambiente complementar ao ensino da área de Biologia, por facilitar a compreensão e a aprendizagem de diferentes conteúdosCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe Atlantic Forest Environmental Education Hub (PEAMA) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre was established in 1992, with the purpose of developing, supporting and systematizing formal and non-formal education actions. formal. The use of non-formal spaces as a teaching strategy is indicated as a way of diversifying school practice and a means to promote learning in these environments, combined with formal education. In this sense, this work aimed to investigate the current and potential use of PEAMA, located at Ifes - Campus de Alegre as a non-formal education space, and complementary environment for the teaching of Biology. The data were obtained through direct observations, documentary analysis and interviews. Seventeen professors who teach subjects focused on Biology content were interviewed, who answered mixed questionnaires, composed of closed and open questions. For the analysis of closed questions, data were tabulated and graphs were generated, with the aid of the Microsoft Excel program. The analysis of open questions was carried out through the procedure called “categorical analysis”. The analysis of the collected data made it possible to obtain the perception of the interviewees about the use of non-formal education spaces for the teaching of Biology, indicating that the teachers recognize the PEAMA of Ifes - Campus de Alegre as a complementary environment to the teaching of the Biology area, for facilitating understanding and learning different contentsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação formalEspaço não formal de educaçãoPolo de educação ambientalFormal educationNon-formal education spaceThe atlantic forest education centerEducaçãoUso do Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre como espaço não formal de educação por professores de BiologiaThe use of the Ifes Campus de Alegre Atlantic Forest Environmental Education Pole as a non-formal education space by biology teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Karla Maria Pedra de; COSTA FILHO, Márcio Vieira; SATTLER, Marcos Antônio. 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O Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre foi instituído em 1992, com a finalidade de desenvolver, apoiar e sistematizar ações de educação formal e não formal. O uso de espaços não formais como estratégia de ensino é indicado como forma de diversificação da prática escolar e meio para promover a aprendizagem nesses ambientes, aliados à educação formal. Nesse sentido, este trabalho visou investigar o uso atual e potencial do PEAMA, localizado no Ifes - Campus de Alegre como espaço não formal de educação, e ambiente complementar para o ensino de Biologia. Os dados foram obtidos por meio de observações diretas, análises documentais e entrevistas. Foram entrevistados dezessete professores que ministram disciplinas voltadas ao conteúdo de Biologia, os quais responderam questionários mistos, compostos por questões fechadas e abertas. Para análise das questões fechadas foi realizada a tabulação de dados e gerados gráficos, com auxílio do programa Microsoft Excel. A análise das questões abertas foi realizada por meio do procedimento denominado “análise categorial”. A análise das informações obtidas permitiu obter a percepção dos entrevistados sobre o uso dos espaços não formais de educação para o ensino de Biologia indicando que os professores reconhecem o PEAMA do Ifes - Campus de Alegre como ambiente complementar ao ensino da área de Biologia, por facilitar a compreensão e a aprendizagem de diferentes conteúdos |
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