Políticas públicas de educação inclusiva: organização político-pedagógica na (re) orientação da modalidade Educação Especial no Município de Itaguaí/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Patrícia Ferreira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13144
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de investigação o Plano Municipal de Educação de Itaguaí/RJ, que foi reformulado no ano de 2015, com validade até o ano de 2025. Para tal, tomando conhecimento da relevância do PME (2015) de Itaguaí, no que se refere a (re)orientação da educação do Município, este estudo pesquisou/problematizou os impactos deste documento no atendimento pedagógico e educacional dos estudantes público-alvo da educação especial do Município e, sobretudo, no CEMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado). Nossas questões de investigação, derivadas de nosso objetivos, foram: O Plano Municipal de Educação de Itaguaí (2015) contribui para o processo de democratização no sistema de ensino? Como está posta a organização político-pedagógica na (re) orientação inclusiva do PME (2015) de Itaguaí, no que tange ao atendimento dos estudantes público-alvo da educação especial? O PME de Itaguaí (2015) está em consonância com o PNE? Quais as perspectivas de aperfeiçoamento que o PME de Itaguaí poderá instituir no atendimento do CEMAEE? Quais as dificuldades que os profissionais da educação, participantes deste estudo, tem encontrado para a implementação da orientação inclusiva para o público-alvo da educação especial? O que pensam/sabem os sujeitos participantes do estudo sobre as atuais Políticas públicas de Educação Inclusiva no que se refere aos estudantes público-alvo da educação especial? A concepção metodológica desta pesquisa se fundamenta na indissociabilidade entre teoria e método posta na Teoria Crítica da educação. O pensamento de Theodor Adorno subsidiou nossas análises, assim como as reflexões de Damasceno e Costa, comentadores de seu pensamento. Quanto aos instrumentos e procedimentos metodológicos, os dividimos em duas etapas: a primeira consistiu na análise documental, onde analisamos o PME de Itaguaí (2010-2020) e o atual (2015-2025), além do Documento de Formação (2010) do CEMAEE. Na segunda etapa, realizamos as entrevistas com os sujeitos de estudo, a saber: Ex-secretária de educação, Ex-subsecretária de educação, Atual Secretária de educação, Gestor do CEMAEE e uma Docente do CEMAEE. Em nossas considerações finais de pesquisa identificamos que o PME (2015) representa uma significativa conquista para a educação do Município, pois apresenta disposições político-pedagógicas que colaboram com a inclusão escolar de estudantes público-alvo da educação especial. Entretanto, Itaguaí ainda possui inúmeros desafios que obstaculizam a afirmação de uma educação para todos, tornando-se urgente que o instituído no PME (2015) se implemente na esfera instituinte dos movimentos democráticos desta rede de ensino. Destacamos a importância desta e outras pesquisas que possuem como objeto de estudo a operacionalidade do processo de inclusão escolar de indivíduos/estudantes público-alvo da modalidade de educação especial, consentâneo ao movimento de democratização da educação na contemporaneidade.
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Para tal, tomando conhecimento da relevância do PME (2015) de Itaguaí, no que se refere a (re)orientação da educação do Município, este estudo pesquisou/problematizou os impactos deste documento no atendimento pedagógico e educacional dos estudantes público-alvo da educação especial do Município e, sobretudo, no CEMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado). Nossas questões de investigação, derivadas de nosso objetivos, foram: O Plano Municipal de Educação de Itaguaí (2015) contribui para o processo de democratização no sistema de ensino? Como está posta a organização político-pedagógica na (re) orientação inclusiva do PME (2015) de Itaguaí, no que tange ao atendimento dos estudantes público-alvo da educação especial? O PME de Itaguaí (2015) está em consonância com o PNE? Quais as perspectivas de aperfeiçoamento que o PME de Itaguaí poderá instituir no atendimento do CEMAEE? 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Na segunda etapa, realizamos as entrevistas com os sujeitos de estudo, a saber: Ex-secretária de educação, Ex-subsecretária de educação, Atual Secretária de educação, Gestor do CEMAEE e uma Docente do CEMAEE. Em nossas considerações finais de pesquisa identificamos que o PME (2015) representa uma significativa conquista para a educação do Município, pois apresenta disposições político-pedagógicas que colaboram com a inclusão escolar de estudantes público-alvo da educação especial. Entretanto, Itaguaí ainda possui inúmeros desafios que obstaculizam a afirmação de uma educação para todos, tornando-se urgente que o instituído no PME (2015) se implemente na esfera instituinte dos movimentos democráticos desta rede de ensino. Destacamos a importância desta e outras pesquisas que possuem como objeto de estudo a operacionalidade do processo de inclusão escolar de indivíduos/estudantes público-alvo da modalidade de educação especial, consentâneo ao movimento de democratização da educação na contemporaneidade.CAPESThis dissertation consisted in investigating the Municipal Plan of Education of Itaguaí/RJ, which was reformulated in the year 2015 and will be current until the year 2025. For this purpose, acknowledging the relevance of the PME (2015) from Itaguai/RJ, (because it acts in a sense of re-orientating the education in the municipality) this study researched the reorientation of that document regarding pedagogical and educational assistance of the target-public students of the special education program of the municipality, and overall of the CEMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, in english "Municipal Centre of Specialized Educational Assistance"). Our researched issues were: Does the Municipal Plan of Education of Ituaguai (2015) contribute to the democratization process of the education system? How is the political-pedagogical organization set in the (re) orientation included in the PME (2015) of Itaguaí, regarding the assistance to the target-public students in special education programs? Is the PME Itaguaí (2015) in line with the PNE (National Education Plan)? Which are the perspectives of improvement that the PME Itaguaí could establish in the CEMAEE's assistance? Which are the difficulties that the participants in this study have found for the implementation of the inclusive orientation for the target-public of the special education program? What do the participants of this study think/know about the current Public Policy of Inclusive Education concerning the special education target-public students? The methodological conception of this research was the "undissociability" between method and theory exposed in the Teoría Critica (Critical Theory) of education. The thought of Theodor Adorno inspired our analysis, as well as Damasceno and Costa, commentators of his thought. Regarding the methodological procedures, we divided them in two moments, the first moment consisted in the documental analysis, in which we evaluated the previous PME of Itaguaí (2010-2020) and the current (2015-2025) and we characterized the Documento de Formação (Formation Document) from 2010 from the CEMAEE. In the second moment, we accomplished the interviews with the subjects of the study, as follows: Ex-secretary of Education, Ex-sub-secretary of Education, Secretary of education, manager of the CEMAEE and the teacher of the CEMAEE, and we applied the characterization to them. In our final considerations, we identified that the PME (2015) represents a very important achievement for the education of the Municipality, since it presents political-pedagogical disposals that collaborate with the school inclusion of the target-public students of special education. Nevertheless Itaguaí still faces challenges that raise obstacles to reach education for everyone, thus becoming urgent that what was instituted by the PME (2015) is implemented in the sphere of the institutive of the municipal network of Itaguaí. We emphasize the importance of this and other researches that have the objective of studying the operational ability of the process of the school inclusion of the target-public individuals/students in the special education programs, in tune with the movement of democratization of the education.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuMunicipal Plan of Education of ItaguaíPublic policyInclusive Educationtarget-public of the special educationPlano Municipal de Educação de ItaguaíPolíticas públicasEducação InclusivaPúblico-alvo da Educação EspecialEducaçãoPolíticas públicas de educação inclusiva: organização político-pedagógica na (re) orientação da modalidade Educação Especial no Município de Itaguaí/RJPublic policy of inclusive education: political-pedagogical organization in the (re) orientation of the modality of Special Education in the Municipality of Itaguaí/RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7327/2016%20-%20Patr%c3%adcia%20Ferreira%20de%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20226/2016%20-%20Patr%c3%adcia%20Ferreira%20de%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26589/2016%20-%20Patr%c3%adcia%20Ferreira%20de%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32984/2016%20-%20Patr%c3%adcia%20Ferreira%20de%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39354/2016%20-%20Patr%c3%adcia%20Ferreira%20de%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45762/2016%20-%20Patr%c3%adcia%20Ferreira%20de%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52120/2016%20-%20Patr%c3%adcia%20Ferreira%20de%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58620/2016%20-%20Patr%c3%adcia%20Ferreira%20de%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1762Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-06-09T19:03:28Z No. of bitstreams: 1 2016 - Patrícia Ferreira de Andrade.pdf: 2739383 bytes, checksum: 4ef99b3a1e0c6cd9e74b662e4f2751c4 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-09T19:03:28Z (GMT). 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