Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebello, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12439
Resumo: Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, teve como objetivo detectar e esclarecer os fatores que ocasionaram a evasão de alunos, ingressos no período de 2004 a 2007, nos cursos subseqüentes noturnos de Técnico em Informática e Técnico em Transações Imobiliárias do CAC Colégio Agrícola de Camboriú. A amostra estudada consiste em um total de 21 alunos da população de evadidos no período, sendo 12 do Curso Técnico em Informática e 09 do Curso de Transações Imobiliárias. Para atingir os objetivos definidos, foram utilizadas as estratégias de pesquisa documental e de levantamento de dados. A pesquisa documental teve como base as informações contidas nas fichas de matrícula dos alunos, constantes na secretaria escolar. A pesquisa de levantamento de dados foi realizada mediante a aplicação de questionário estruturado, com perguntas fechadas e abertas. Este trabalho se constitui numa iniciativa pioneira na tentativa de detectar as causas da evasão nos cursos subseqüentes noturnos do CAC, sendo que a pesquisa proporcionou o delineamento do perfil do aluno evadido no período, considerando as suas características predominantes. Os fatores apontados pelos alunos como determinantes para sua evasão dos cursos, foco do estudo, bem como as características dos evadidos, foram expostos no capítulo Análise e Discussão dos Resultados , em forma de textos e tabelas. Dos fatores apontados pelos entrevistados, alguns coincidem com o que dispõem as obras sobre o tema, no entanto, os resultados da pesquisa apontam outros fatores que ainda não são enfocados em nenhum estudo conhecido. A pesquisa detectou os seguintes resultados: a) Por observação o componente Fez a matrícula, mas nunca freqüentou o curso , com 30% dos casos representou o principal influenciador para os alunos evadirem-se dos dois curso, pois um índice elevado de alunos faz a matrícula e não aparecem desde o primeiro dia de aula. b) Segundo os respondentes o indicador que mais contribuiu nos dois cursos foi Concentração da grade curricular em um único turno e o componente que menos influenciou foi Discriminação racial . O modelo construído para estudar e identificar as causas da evasão nesta pesquisa pode trazer uma grande contribuição para o ensino técnico nas escolas públicas federais.
id UFRRJ-1_a7065903e66c4685875e31fe64b2cb34
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12439
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Rebello, Carlos EduardoSantana, Gilson Candido439.191.627-49http://lattes.cnpq.br/4581148453214631471.493.029-04http://lattes.cnpq.br/35216855490369332023-12-22T02:08:04Z2023-12-22T02:08:04Z2008-12-16REBELLO, Carlos Eduardo. Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso. 2008. 24 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12439Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, teve como objetivo detectar e esclarecer os fatores que ocasionaram a evasão de alunos, ingressos no período de 2004 a 2007, nos cursos subseqüentes noturnos de Técnico em Informática e Técnico em Transações Imobiliárias do CAC Colégio Agrícola de Camboriú. A amostra estudada consiste em um total de 21 alunos da população de evadidos no período, sendo 12 do Curso Técnico em Informática e 09 do Curso de Transações Imobiliárias. Para atingir os objetivos definidos, foram utilizadas as estratégias de pesquisa documental e de levantamento de dados. A pesquisa documental teve como base as informações contidas nas fichas de matrícula dos alunos, constantes na secretaria escolar. A pesquisa de levantamento de dados foi realizada mediante a aplicação de questionário estruturado, com perguntas fechadas e abertas. Este trabalho se constitui numa iniciativa pioneira na tentativa de detectar as causas da evasão nos cursos subseqüentes noturnos do CAC, sendo que a pesquisa proporcionou o delineamento do perfil do aluno evadido no período, considerando as suas características predominantes. Os fatores apontados pelos alunos como determinantes para sua evasão dos cursos, foco do estudo, bem como as características dos evadidos, foram expostos no capítulo Análise e Discussão dos Resultados , em forma de textos e tabelas. Dos fatores apontados pelos entrevistados, alguns coincidem com o que dispõem as obras sobre o tema, no entanto, os resultados da pesquisa apontam outros fatores que ainda não são enfocados em nenhum estudo conhecido. A pesquisa detectou os seguintes resultados: a) Por observação o componente Fez a matrícula, mas nunca freqüentou o curso , com 30% dos casos representou o principal influenciador para os alunos evadirem-se dos dois curso, pois um índice elevado de alunos faz a matrícula e não aparecem desde o primeiro dia de aula. b) Segundo os respondentes o indicador que mais contribuiu nos dois cursos foi Concentração da grade curricular em um único turno e o componente que menos influenciou foi Discriminação racial . O modelo construído para estudar e identificar as causas da evasão nesta pesquisa pode trazer uma grande contribuição para o ensino técnico nas escolas públicas federais.This research, characterized as a case study, aimed at detecting and clarifying factors leading to students dropping out of further education evening courses. The subjects under investigation enrolled between 2004 and 2007 on IT and Real Estate Transactions Technical courses at CAC Agricultural College Camboriú (Colégio Agrícola de Camboriú). The sample studied consists of 21 students from the dropout population in that period. 12 are from the IT technician course 09 from the course for Real Estate Transactions technicians. In order to achieve the established objectives the methodological strategies used were documental research and data collection. The documental research was based on information from the student registration forms available at the school secretary office. The collection of data was via the application of a structured questionnaire, with both open and closed questions. This work is a pioneer initiative in an attempt to detect reasons for dropping out of further education evening courses at CAC. This research offers an outline of the profile of student dropouts in the given period, considering the predominant characteristics. Reasons pointed out by the students as being the determining factors for dropping out of the courses, the focus of the study, as well as the characteristics of their dropping out, are elaborated on in the Analysis and Discussion of Results chapter, in the form of text and tables. Among reasons pointed out by the interviewees, some coincide to those in previous work on the theme. However, research results point to other factors not yet investigated in any other known study. The research found the following results: a) By observing the component "He made the registration, but never attended the course", with 30% of cases represented the main influence for students flee the two course, because a high rate of students and the registration does not appear from the first day of class. b) According to the indicator that more respondents in the two courses has been "Concentration of the grade curriculum in one turn" and the component that was less influenced "racial discrimination". The model built to study and identify the causes of dropout in this research can bring a great contribution to technical education in public schools federal.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaCACeducação agrícolacursos subseqüentesfatores de evasão.agricultural educationfurther education coursesreasons for dropping outEducaçãoFatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12571/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17748/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24082/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30491/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36845/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43257/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49629/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56064/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/130Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Carlos Eduardo Rebello.pdf: 1064313 bytes, checksum: e0d75c89f56b4f151b1d231a06f93939 (MD5) Previous issue date: 2008-12-16info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2008 - Carlos Eduardo Rebello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4544https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12439/1/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpg2bd4ec643f7aa9be58914425b408bfacMD51TEXT2008 - Carlos Eduardo Rebello.pdf.txtExtracted Texttext/plain160716https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12439/2/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.txt6d869736eac9c2318cf3565b14ed847aMD52ORIGINAL2008 - Carlos Eduardo Rebello.pdfDocumento principalapplication/pdf1060251https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12439/3/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdff3f095c31b21d789756fd96428e515a1MD5320.500.14407/124392023-12-21 23:08:04.795oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:08:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso
title Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso
spellingShingle Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso
Rebello, Carlos Eduardo
CAC
educação agrícola
cursos subseqüentes
fatores de evasão.
agricultural education
further education courses
reasons for dropping out
Educação
title_short Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso
title_full Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso
title_fullStr Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso
title_full_unstemmed Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso
title_sort Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso
author Rebello, Carlos Eduardo
author_facet Rebello, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebello, Carlos Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santana, Gilson Candido
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 439.191.627-49
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4581148453214631
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 471.493.029-04
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3521685549036933
contributor_str_mv Santana, Gilson Candido
dc.subject.por.fl_str_mv CAC
educação agrícola
cursos subseqüentes
fatores de evasão.
topic CAC
educação agrícola
cursos subseqüentes
fatores de evasão.
agricultural education
further education courses
reasons for dropping out
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv agricultural education
further education courses
reasons for dropping out
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, teve como objetivo detectar e esclarecer os fatores que ocasionaram a evasão de alunos, ingressos no período de 2004 a 2007, nos cursos subseqüentes noturnos de Técnico em Informática e Técnico em Transações Imobiliárias do CAC Colégio Agrícola de Camboriú. A amostra estudada consiste em um total de 21 alunos da população de evadidos no período, sendo 12 do Curso Técnico em Informática e 09 do Curso de Transações Imobiliárias. Para atingir os objetivos definidos, foram utilizadas as estratégias de pesquisa documental e de levantamento de dados. A pesquisa documental teve como base as informações contidas nas fichas de matrícula dos alunos, constantes na secretaria escolar. A pesquisa de levantamento de dados foi realizada mediante a aplicação de questionário estruturado, com perguntas fechadas e abertas. Este trabalho se constitui numa iniciativa pioneira na tentativa de detectar as causas da evasão nos cursos subseqüentes noturnos do CAC, sendo que a pesquisa proporcionou o delineamento do perfil do aluno evadido no período, considerando as suas características predominantes. Os fatores apontados pelos alunos como determinantes para sua evasão dos cursos, foco do estudo, bem como as características dos evadidos, foram expostos no capítulo Análise e Discussão dos Resultados , em forma de textos e tabelas. Dos fatores apontados pelos entrevistados, alguns coincidem com o que dispõem as obras sobre o tema, no entanto, os resultados da pesquisa apontam outros fatores que ainda não são enfocados em nenhum estudo conhecido. A pesquisa detectou os seguintes resultados: a) Por observação o componente Fez a matrícula, mas nunca freqüentou o curso , com 30% dos casos representou o principal influenciador para os alunos evadirem-se dos dois curso, pois um índice elevado de alunos faz a matrícula e não aparecem desde o primeiro dia de aula. b) Segundo os respondentes o indicador que mais contribuiu nos dois cursos foi Concentração da grade curricular em um único turno e o componente que menos influenciou foi Discriminação racial . O modelo construído para estudar e identificar as causas da evasão nesta pesquisa pode trazer uma grande contribuição para o ensino técnico nas escolas públicas federais.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:08:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:08:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REBELLO, Carlos Eduardo. Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso. 2008. 24 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12439
identifier_str_mv REBELLO, Carlos Eduardo. Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso. 2008. 24 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12439/1/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12439/2/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12439/3/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bd4ec643f7aa9be58914425b408bfac
6d869736eac9c2318cf3565b14ed847a
f3f095c31b21d789756fd96428e515a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107911156793344