Fatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12439 |
Resumo: | Esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, teve como objetivo detectar e esclarecer os fatores que ocasionaram a evasão de alunos, ingressos no período de 2004 a 2007, nos cursos subseqüentes noturnos de Técnico em Informática e Técnico em Transações Imobiliárias do CAC Colégio Agrícola de Camboriú. A amostra estudada consiste em um total de 21 alunos da população de evadidos no período, sendo 12 do Curso Técnico em Informática e 09 do Curso de Transações Imobiliárias. Para atingir os objetivos definidos, foram utilizadas as estratégias de pesquisa documental e de levantamento de dados. A pesquisa documental teve como base as informações contidas nas fichas de matrícula dos alunos, constantes na secretaria escolar. A pesquisa de levantamento de dados foi realizada mediante a aplicação de questionário estruturado, com perguntas fechadas e abertas. Este trabalho se constitui numa iniciativa pioneira na tentativa de detectar as causas da evasão nos cursos subseqüentes noturnos do CAC, sendo que a pesquisa proporcionou o delineamento do perfil do aluno evadido no período, considerando as suas características predominantes. Os fatores apontados pelos alunos como determinantes para sua evasão dos cursos, foco do estudo, bem como as características dos evadidos, foram expostos no capítulo Análise e Discussão dos Resultados , em forma de textos e tabelas. Dos fatores apontados pelos entrevistados, alguns coincidem com o que dispõem as obras sobre o tema, no entanto, os resultados da pesquisa apontam outros fatores que ainda não são enfocados em nenhum estudo conhecido. A pesquisa detectou os seguintes resultados: a) Por observação o componente Fez a matrícula, mas nunca freqüentou o curso , com 30% dos casos representou o principal influenciador para os alunos evadirem-se dos dois curso, pois um índice elevado de alunos faz a matrícula e não aparecem desde o primeiro dia de aula. b) Segundo os respondentes o indicador que mais contribuiu nos dois cursos foi Concentração da grade curricular em um único turno e o componente que menos influenciou foi Discriminação racial . O modelo construído para estudar e identificar as causas da evasão nesta pesquisa pode trazer uma grande contribuição para o ensino técnico nas escolas públicas federais. |
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A amostra estudada consiste em um total de 21 alunos da população de evadidos no período, sendo 12 do Curso Técnico em Informática e 09 do Curso de Transações Imobiliárias. Para atingir os objetivos definidos, foram utilizadas as estratégias de pesquisa documental e de levantamento de dados. A pesquisa documental teve como base as informações contidas nas fichas de matrícula dos alunos, constantes na secretaria escolar. A pesquisa de levantamento de dados foi realizada mediante a aplicação de questionário estruturado, com perguntas fechadas e abertas. Este trabalho se constitui numa iniciativa pioneira na tentativa de detectar as causas da evasão nos cursos subseqüentes noturnos do CAC, sendo que a pesquisa proporcionou o delineamento do perfil do aluno evadido no período, considerando as suas características predominantes. Os fatores apontados pelos alunos como determinantes para sua evasão dos cursos, foco do estudo, bem como as características dos evadidos, foram expostos no capítulo Análise e Discussão dos Resultados , em forma de textos e tabelas. Dos fatores apontados pelos entrevistados, alguns coincidem com o que dispõem as obras sobre o tema, no entanto, os resultados da pesquisa apontam outros fatores que ainda não são enfocados em nenhum estudo conhecido. A pesquisa detectou os seguintes resultados: a) Por observação o componente Fez a matrícula, mas nunca freqüentou o curso , com 30% dos casos representou o principal influenciador para os alunos evadirem-se dos dois curso, pois um índice elevado de alunos faz a matrícula e não aparecem desde o primeiro dia de aula. b) Segundo os respondentes o indicador que mais contribuiu nos dois cursos foi Concentração da grade curricular em um único turno e o componente que menos influenciou foi Discriminação racial . O modelo construído para estudar e identificar as causas da evasão nesta pesquisa pode trazer uma grande contribuição para o ensino técnico nas escolas públicas federais.This research, characterized as a case study, aimed at detecting and clarifying factors leading to students dropping out of further education evening courses. The subjects under investigation enrolled between 2004 and 2007 on IT and Real Estate Transactions Technical courses at CAC Agricultural College Camboriú (Colégio Agrícola de Camboriú). The sample studied consists of 21 students from the dropout population in that period. 12 are from the IT technician course 09 from the course for Real Estate Transactions technicians. In order to achieve the established objectives the methodological strategies used were documental research and data collection. The documental research was based on information from the student registration forms available at the school secretary office. The collection of data was via the application of a structured questionnaire, with both open and closed questions. This work is a pioneer initiative in an attempt to detect reasons for dropping out of further education evening courses at CAC. This research offers an outline of the profile of student dropouts in the given period, considering the predominant characteristics. Reasons pointed out by the students as being the determining factors for dropping out of the courses, the focus of the study, as well as the characteristics of their dropping out, are elaborated on in the Analysis and Discussion of Results chapter, in the form of text and tables. Among reasons pointed out by the interviewees, some coincide to those in previous work on the theme. However, research results point to other factors not yet investigated in any other known study. The research found the following results: a) By observing the component "He made the registration, but never attended the course", with 30% of cases represented the main influence for students flee the two course, because a high rate of students and the registration does not appear from the first day of class. b) According to the indicator that more respondents in the two courses has been "Concentration of the grade curriculum in one turn" and the component that was less influenced "racial discrimination". The model built to study and identify the causes of dropout in this research can bring a great contribution to technical education in public schools federal.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaCACeducação agrícolacursos subseqüentesfatores de evasão.agricultural educationfurther education coursesreasons for dropping outEducaçãoFatores de evasão nos cursos subsequentes noturnos do Colégio Agrícola de Camboriú: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12571/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17748/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24082/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30491/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36845/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43257/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49629/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56064/2008%20-%20Carlos%20Eduardo%20Rebello.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/130Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:34Z (GMT). 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