Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de Franca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daibert, Clara Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150546
Resumo: O projeto insere-se nos debates sobre as políticas públicas educacionais que contemplam a formação docente, pós Constituição de 1988. Analisa-se o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, política educacional de âmbito federal que busca agregar valor e qualidade à formação docente por meio da inserção de alunos de cursos de licenciatura na realidade da escola pública. No presente trabalho tem-se como amostra a atuação do Subprojeto PIBID do curso de História da UNESP no Campus de Franca. A pesquisa tem como objetivo mapear as contribuições das ações desenvolvidas pelo PIBID na formação docente dos alunos de graduação em História do campus da Unesp de Franca. Para tanto analisa-se o contexto da criação do PIBID, sua atuação na UNESP e, sobretudo, sua atuação no Subprojeto de História da Unesp de Franca, contextualizada sob análise do Projeto Político Pedagógico pertinente ao curso de História da Instituição. Assim propõe-se discutir a formação docente, e seus desafios e a importância da permanência do PIBID como política pública voltada aos cursos de licenciatura.
id UNSP_a36f2b2b1724721d4b4ba765925c4992
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150546
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de FrancaEducational public policies and teachers’ formation: the PIBID (Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship) at Unesp - Franca campusEducaçãoHistóriaLicenciaturaPIBIDPolíticas públicasO projeto insere-se nos debates sobre as políticas públicas educacionais que contemplam a formação docente, pós Constituição de 1988. Analisa-se o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, política educacional de âmbito federal que busca agregar valor e qualidade à formação docente por meio da inserção de alunos de cursos de licenciatura na realidade da escola pública. No presente trabalho tem-se como amostra a atuação do Subprojeto PIBID do curso de História da UNESP no Campus de Franca. A pesquisa tem como objetivo mapear as contribuições das ações desenvolvidas pelo PIBID na formação docente dos alunos de graduação em História do campus da Unesp de Franca. Para tanto analisa-se o contexto da criação do PIBID, sua atuação na UNESP e, sobretudo, sua atuação no Subprojeto de História da Unesp de Franca, contextualizada sob análise do Projeto Político Pedagógico pertinente ao curso de História da Instituição. Assim propõe-se discutir a formação docente, e seus desafios e a importância da permanência do PIBID como política pública voltada aos cursos de licenciatura.The project is inserted in the debates about the educational public policies that contemplate the teachers’ formation, after the 1988 Constitution. We analyze PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, a federal educational policy that seeks to add value and quality to the teachers’ formation by inserting students of licentiate courses in public schools’ reality. In this paper we sample the sub-project PIBID’s acting in UNESP’s History course in Franca Campus. The research has a goal to map the contributions of the actions developed by PIBID in teacher’s formation of the graduate students in Franca’s UNESP. In order to do so, we analyze the context of PIBID’s creation, its actions in UNESP and, above all, its actions on history’s subproject of Franca’s UNESP, contextualized under the analysis of the Political Pedagogical Project of the institution’s History course. Like so, we propose to discuss the teachers’ formation and its challenges and the importance of PIBID’s permanence as a public policy focused on the licentiate courses.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Daibert, Clara Maria [UNESP]2017-05-05T14:22:45Z2017-05-05T14:22:45Z2017-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15054600088511233004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:34:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150546Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-24T06:34:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de Franca
Educational public policies and teachers’ formation: the PIBID (Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship) at Unesp - Franca campus
title Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de Franca
spellingShingle Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de Franca
Daibert, Clara Maria [UNESP]
Educação
História
Licenciatura
PIBID
Políticas públicas
title_short Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de Franca
title_full Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de Franca
title_fullStr Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de Franca
title_full_unstemmed Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de Franca
title_sort Políticas públicas educacionais e formação docente: o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UNESP - campus de Franca
author Daibert, Clara Maria [UNESP]
author_facet Daibert, Clara Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Daibert, Clara Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
História
Licenciatura
PIBID
Políticas públicas
topic Educação
História
Licenciatura
PIBID
Políticas públicas
description O projeto insere-se nos debates sobre as políticas públicas educacionais que contemplam a formação docente, pós Constituição de 1988. Analisa-se o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, política educacional de âmbito federal que busca agregar valor e qualidade à formação docente por meio da inserção de alunos de cursos de licenciatura na realidade da escola pública. No presente trabalho tem-se como amostra a atuação do Subprojeto PIBID do curso de História da UNESP no Campus de Franca. A pesquisa tem como objetivo mapear as contribuições das ações desenvolvidas pelo PIBID na formação docente dos alunos de graduação em História do campus da Unesp de Franca. Para tanto analisa-se o contexto da criação do PIBID, sua atuação na UNESP e, sobretudo, sua atuação no Subprojeto de História da Unesp de Franca, contextualizada sob análise do Projeto Político Pedagógico pertinente ao curso de História da Instituição. Assim propõe-se discutir a formação docente, e seus desafios e a importância da permanência do PIBID como política pública voltada aos cursos de licenciatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-05T14:22:45Z
2017-05-05T14:22:45Z
2017-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150546
000885112
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/150546
identifier_str_mv 000885112
33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792962422697361408