Compreensão leitora: o uso de estratégias metacognitivas de leitura do gênero propaganda no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Isabela Borges de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15458
Resumo: Este trabalho tem como primeiro objetivo investigar como a leitura pode ser abordada em sala de aula, de modo a capacitar os alunos a produzirem sentido no que leem em suas práticas sócio comunicativas. Infelizmente, no que tange ao ensino de leitura, algumas lacunas estão sendo deixadas, o que pode ser observado em avaliações nacionais e internacionais como o PISA. Percebe-se, atualmente, que muitos alunos chegam aos anos finais do Ensino Fundamental II com inúmeras dificuldades para compreender o que leem e fazendo apenas uma leitura decodificada. Diante dessa realidade, a presente pesquisa de intervenção educacional, de cunho interpretativo, tem por segundo objetivo elaborar atividades didáticas para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, que privilegiam a compreensão leitora através de estratégias metacognitivas do gênero propaganda. A abordagem teórica deste trabalho foi ancorada nos estudos de Marcuschi (2008), Koch e Elias (2006), Solé (2003) sobre gênero textual e leitura. Também em Leffa (1996), Jou e Sperb (2006), Hodges e Nobre (2012), Brown (1980) sobre metacognição e estratégias metacognitivas de leitura. Já para a elaboração da proposta de mediação pedagógica embasamo-nos nos estudos sobre sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Após a realização de uma avaliação diagnóstica, elaborou-se um conjunto de atividades que foram divididas em dois módulos. Por meio das atividades de interpretação, os alunos foram levados a dois objetivos: reconhecer informações importantes no texto e ativar a atenção diante de informações relevantes. O resultado da pesquisa foi significativo, na medida em que ao final se elevou o número de respostas adequadas dos alunos em relação aos dois objetivos propostos. Propõe-se, como possível solução para a dificuldade identificada, que o trabalho com a metacognição perpasse todas as séries do ensino fundamental. Para tanto, sabe se que os professores precisam ter ciência de como aplicar isso. Ademais, é preciso que os docentes pesquisem e busquem quais estratégias metacognitivas de leitura são eficientes para o progresso da competência leitora.
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Infelizmente, no que tange ao ensino de leitura, algumas lacunas estão sendo deixadas, o que pode ser observado em avaliações nacionais e internacionais como o PISA. Percebe-se, atualmente, que muitos alunos chegam aos anos finais do Ensino Fundamental II com inúmeras dificuldades para compreender o que leem e fazendo apenas uma leitura decodificada. Diante dessa realidade, a presente pesquisa de intervenção educacional, de cunho interpretativo, tem por segundo objetivo elaborar atividades didáticas para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, que privilegiam a compreensão leitora através de estratégias metacognitivas do gênero propaganda. A abordagem teórica deste trabalho foi ancorada nos estudos de Marcuschi (2008), Koch e Elias (2006), Solé (2003) sobre gênero textual e leitura. Também em Leffa (1996), Jou e Sperb (2006), Hodges e Nobre (2012), Brown (1980) sobre metacognição e estratégias metacognitivas de leitura. Já para a elaboração da proposta de mediação pedagógica embasamo-nos nos estudos sobre sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Após a realização de uma avaliação diagnóstica, elaborou-se um conjunto de atividades que foram divididas em dois módulos. Por meio das atividades de interpretação, os alunos foram levados a dois objetivos: reconhecer informações importantes no texto e ativar a atenção diante de informações relevantes. O resultado da pesquisa foi significativo, na medida em que ao final se elevou o número de respostas adequadas dos alunos em relação aos dois objetivos propostos. Propõe-se, como possível solução para a dificuldade identificada, que o trabalho com a metacognição perpasse todas as séries do ensino fundamental. Para tanto, sabe se que os professores precisam ter ciência de como aplicar isso. Ademais, é preciso que os docentes pesquisem e busquem quais estratégias metacognitivas de leitura são eficientes para o progresso da competência leitora.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work aims to investigate how reading can be approached in the classroom, in order to enable students to make sense of what they read in their social-communicative practices. Unfortunately, as far as teaching reading is concerned, some gaps are being left out, which can be observed in national and international assessments such as PISA. It is now perceived that many students reach the final years of Elementary School II with numerous difficulties to understand what they read and only doing a decoded reading. In view of this reality, the present research of educational intervention, of an interpretative nature, has the second objective to elaborate didactic activities for students of the 7th year of elementary school, who privilege reading comprehension through metacognitive strategies of the propaganda genre. The theoretical approach of this work was anchored in the studies by Marcuschi (2008), Koch and Elias (2006), Solé (2003) on textual genre and reading. Also in Leffa (1996), Jou and Sperb (2006), Hodges and Nobre (2012), Brown (1980) on metacognition and metacognitive strategies of reading. For the elaboration of the proposal of pedagogical mediation we are based on the studies on the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). After performing a diagnostic evaluation, a set of activities was elaborated and divided into two modules. Through the activities of interpretation, students were led to two objectives: to recognize important information in the text and to activate attention to relevant information. The result of the research was significant, since in the end the number of adequate answers of the students was raised in relation to the two objectives proposed. It is proposed, as a possible solution to the difficulty identified, that the work with metacognition should go through all the grades of elementary school. For that, it is known that teachers need to be aware of how to apply this. In addition, teachers need to research and seek what metacognitive reading strategies are effective for the progress of reading competence.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisLeituraEstratégias metacognitivasGênero propagandaEnsino de Língua PortuguesaReadingMetacognitive strategiesGenre propaganda.Teaching of Portuguese LanguageCiências HumanasLetrasCompreensão leitora: o uso de estratégias metacognitivas de leitura do gênero propaganda no ensino fundamentalReading comprehension: the use of metacognitive strategies of reading the propaganda genre in elementary educationReading comprehension: the use of metacognitive strategies of reading the propaganda genre in elementary educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBEILLEROT, J. A pesquisa: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, A. (Org.). 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