Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233 |
Resumo: | A Comunicação Empresarial tem ajudado a melhorar a imagem de empresas nos últimos anos. Através de práticas específicas, as organizações têm obtido resultados favoráveis. Ao mesmo tempo em que a comunicação empresarial evoluiu no Brasil, uma nova filosofia de gestão veio ganhando novos adeptos em todo o mundo: a responsabilidade social corporativa. Há um consenso de que o momento é de praticar a ética junto a consumidores, fornecedores, acionistas e comunidade. Portanto, ganham espaço ações que propiciam a contribuição para uma sociedade melhor. Este trabalho teve como objetivos fazer uma breve análise sobre a evolução das duas áreas Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social no Brasil e sobre a contribuição de ambas para o desenvolvimento das organizações. Num segundo momento, o estudo teve a proposta de apontar como pode ser saudável a união dos dois conceitos. Por último, este estudo analisou o que foi considerado um caso de sucesso no que diz respeito à comunicação empresarial: a estratégia usada pela Petrobras nos seus 50 anos (outubro de 2003 a outubro de 2004). Uma campanha baseada nos resultados positivos da empresa, especialmente na área social, com o slogan O que você quer sonhar agora? . O resultado foi uma mostra clara da eficiência da comunicação empresarial aliada à responsabilidade social. Um modelo a ser seguido. |
id |
UFRRJ-1_ae79331d68c9e42271977adbc412bb61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15233 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Cristiane Venâncio de OliveiraNogueira, Antonio Carlos116.407.156-49http://lattes.cnpq.br/2687080714527496932.599.057-15http://lattes.cnpq.br/26584948082639202023-12-22T03:11:50Z2023-12-22T03:11:50Z2005-02-18MARTINS, Cristiane Venâncio de Oliveira. Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233A Comunicação Empresarial tem ajudado a melhorar a imagem de empresas nos últimos anos. Através de práticas específicas, as organizações têm obtido resultados favoráveis. Ao mesmo tempo em que a comunicação empresarial evoluiu no Brasil, uma nova filosofia de gestão veio ganhando novos adeptos em todo o mundo: a responsabilidade social corporativa. Há um consenso de que o momento é de praticar a ética junto a consumidores, fornecedores, acionistas e comunidade. Portanto, ganham espaço ações que propiciam a contribuição para uma sociedade melhor. Este trabalho teve como objetivos fazer uma breve análise sobre a evolução das duas áreas Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social no Brasil e sobre a contribuição de ambas para o desenvolvimento das organizações. Num segundo momento, o estudo teve a proposta de apontar como pode ser saudável a união dos dois conceitos. Por último, este estudo analisou o que foi considerado um caso de sucesso no que diz respeito à comunicação empresarial: a estratégia usada pela Petrobras nos seus 50 anos (outubro de 2003 a outubro de 2004). Uma campanha baseada nos resultados positivos da empresa, especialmente na área social, com o slogan O que você quer sonhar agora? . O resultado foi uma mostra clara da eficiência da comunicação empresarial aliada à responsabilidade social. Um modelo a ser seguido.Corporate Communication has helped enhance the image of numberless companies in the last years. By means of some specific practices organizations have achieved favorable results. At the same time when corporate communication has evolved in Brazil, a new managerial philosophy has been gathering new adepts worldwide: corporate social responsibility. There is a consensus that this is the moment of restoring essences, being guided by common sense, and exercising ethics along customers, suppliers, shareholders, and the community. Therefore, actions that encourage dialogue, transparence and contribution for a better society have been gaining room. This work has the objectives of making a brief analysis about the evolution in two areas Corporate Communication and Social Responsibility in Brazil, and about the contribution of both for the development of organizations. At a second moment, the study is aimed at pointing out how healthy the joining of two concepts can be. Finally, this study has analyzed what was considered as a successful case concerning corporate communication: the strategy used by Petrobras at the episode of its 50 years (October of 2003 through October of 2004). One campaign based upon the company s positive results, specially social work, with the slogan What do want to dream now? . The result was a clear display of the effectiveness of corporate communication allied to social responsibility. A model to be followed.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaiscomunicação empresarialresponsabilidade socialPetrobras 50 anoscorporate communicationsocial responsibilityPetrobras 50 yearsAdministraçãoComunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4603/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8937/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19257/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25552/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/31959/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38360/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44752/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51153/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57589/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1019Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdf: 377997 bytes, checksum: 930563158f3b02cf1a96a44877c5888e (MD5) Previous issue date: 2005-02-18info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/1/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdf.txtExtracted Texttext/plain190522https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/2/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.txt2da18d5051841fdac6a9f374ac236417MD52ORIGINAL2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdfDocumento principalapplication/pdf378184https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/3/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf3ffd34c49c9c552a64b90f8fc2f899aaMD5320.500.14407/152332023-12-22 00:11:50.337oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:11:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras |
title |
Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras |
spellingShingle |
Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras Martins, Cristiane Venâncio de Oliveira comunicação empresarial responsabilidade social Petrobras 50 anos corporate communication social responsibility Petrobras 50 years Administração |
title_short |
Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras |
title_full |
Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras |
title_fullStr |
Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras |
title_full_unstemmed |
Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras |
title_sort |
Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras |
author |
Martins, Cristiane Venâncio de Oliveira |
author_facet |
Martins, Cristiane Venâncio de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Cristiane Venâncio de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Antonio Carlos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
116.407.156-49 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2687080714527496 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
932.599.057-15 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2658494808263920 |
contributor_str_mv |
Nogueira, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação empresarial responsabilidade social Petrobras 50 anos |
topic |
comunicação empresarial responsabilidade social Petrobras 50 anos corporate communication social responsibility Petrobras 50 years Administração |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
corporate communication social responsibility Petrobras 50 years |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
description |
A Comunicação Empresarial tem ajudado a melhorar a imagem de empresas nos últimos anos. Através de práticas específicas, as organizações têm obtido resultados favoráveis. Ao mesmo tempo em que a comunicação empresarial evoluiu no Brasil, uma nova filosofia de gestão veio ganhando novos adeptos em todo o mundo: a responsabilidade social corporativa. Há um consenso de que o momento é de praticar a ética junto a consumidores, fornecedores, acionistas e comunidade. Portanto, ganham espaço ações que propiciam a contribuição para uma sociedade melhor. Este trabalho teve como objetivos fazer uma breve análise sobre a evolução das duas áreas Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social no Brasil e sobre a contribuição de ambas para o desenvolvimento das organizações. Num segundo momento, o estudo teve a proposta de apontar como pode ser saudável a união dos dois conceitos. Por último, este estudo analisou o que foi considerado um caso de sucesso no que diz respeito à comunicação empresarial: a estratégia usada pela Petrobras nos seus 50 anos (outubro de 2003 a outubro de 2004). Uma campanha baseada nos resultados positivos da empresa, especialmente na área social, com o slogan O que você quer sonhar agora? . O resultado foi uma mostra clara da eficiência da comunicação empresarial aliada à responsabilidade social. Um modelo a ser seguido. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-02-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T03:11:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T03:11:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Cristiane Venâncio de Oliveira. Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Cristiane Venâncio de Oliveira. Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/1/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/2/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/3/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 2da18d5051841fdac6a9f374ac236417 3ffd34c49c9c552a64b90f8fc2f899aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108185011290112 |