Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristiane Venâncio de Oliveira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233
Resumo: A Comunicação Empresarial tem ajudado a melhorar a imagem de empresas nos últimos anos. Através de práticas específicas, as organizações têm obtido resultados favoráveis. Ao mesmo tempo em que a comunicação empresarial evoluiu no Brasil, uma nova filosofia de gestão veio ganhando novos adeptos em todo o mundo: a responsabilidade social corporativa. Há um consenso de que o momento é de praticar a ética junto a consumidores, fornecedores, acionistas e comunidade. Portanto, ganham espaço ações que propiciam a contribuição para uma sociedade melhor. Este trabalho teve como objetivos fazer uma breve análise sobre a evolução das duas áreas Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social no Brasil e sobre a contribuição de ambas para o desenvolvimento das organizações. Num segundo momento, o estudo teve a proposta de apontar como pode ser saudável a união dos dois conceitos. Por último, este estudo analisou o que foi considerado um caso de sucesso no que diz respeito à comunicação empresarial: a estratégia usada pela Petrobras nos seus 50 anos (outubro de 2003 a outubro de 2004). Uma campanha baseada nos resultados positivos da empresa, especialmente na área social, com o slogan O que você quer sonhar agora? . O resultado foi uma mostra clara da eficiência da comunicação empresarial aliada à responsabilidade social. Um modelo a ser seguido.
id UFRRJ-1_ae79331d68c9e42271977adbc412bb61
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15233
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Martins, Cristiane Venâncio de OliveiraNogueira, Antonio Carlos116.407.156-49http://lattes.cnpq.br/2687080714527496932.599.057-15http://lattes.cnpq.br/26584948082639202023-12-22T03:11:50Z2023-12-22T03:11:50Z2005-02-18MARTINS, Cristiane Venâncio de Oliveira. Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233A Comunicação Empresarial tem ajudado a melhorar a imagem de empresas nos últimos anos. Através de práticas específicas, as organizações têm obtido resultados favoráveis. Ao mesmo tempo em que a comunicação empresarial evoluiu no Brasil, uma nova filosofia de gestão veio ganhando novos adeptos em todo o mundo: a responsabilidade social corporativa. Há um consenso de que o momento é de praticar a ética junto a consumidores, fornecedores, acionistas e comunidade. Portanto, ganham espaço ações que propiciam a contribuição para uma sociedade melhor. Este trabalho teve como objetivos fazer uma breve análise sobre a evolução das duas áreas Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social no Brasil e sobre a contribuição de ambas para o desenvolvimento das organizações. Num segundo momento, o estudo teve a proposta de apontar como pode ser saudável a união dos dois conceitos. Por último, este estudo analisou o que foi considerado um caso de sucesso no que diz respeito à comunicação empresarial: a estratégia usada pela Petrobras nos seus 50 anos (outubro de 2003 a outubro de 2004). Uma campanha baseada nos resultados positivos da empresa, especialmente na área social, com o slogan O que você quer sonhar agora? . O resultado foi uma mostra clara da eficiência da comunicação empresarial aliada à responsabilidade social. Um modelo a ser seguido.Corporate Communication has helped enhance the image of numberless companies in the last years. By means of some specific practices organizations have achieved favorable results. At the same time when corporate communication has evolved in Brazil, a new managerial philosophy has been gathering new adepts worldwide: corporate social responsibility. There is a consensus that this is the moment of restoring essences, being guided by common sense, and exercising ethics along customers, suppliers, shareholders, and the community. Therefore, actions that encourage dialogue, transparence and contribution for a better society have been gaining room. This work has the objectives of making a brief analysis about the evolution in two areas Corporate Communication and Social Responsibility in Brazil, and about the contribution of both for the development of organizations. At a second moment, the study is aimed at pointing out how healthy the joining of two concepts can be. Finally, this study has analyzed what was considered as a successful case concerning corporate communication: the strategy used by Petrobras at the episode of its 50 years (October of 2003 through October of 2004). One campaign based upon the company s positive results, specially social work, with the slogan What do want to dream now? . The result was a clear display of the effectiveness of corporate communication allied to social responsibility. A model to be followed.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaiscomunicação empresarialresponsabilidade socialPetrobras 50 anoscorporate communicationsocial responsibilityPetrobras 50 yearsAdministraçãoComunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4603/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8937/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19257/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25552/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/31959/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38360/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44752/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51153/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57589/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1019Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdf: 377997 bytes, checksum: 930563158f3b02cf1a96a44877c5888e (MD5) Previous issue date: 2005-02-18info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/1/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdf.txtExtracted Texttext/plain190522https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/2/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.txt2da18d5051841fdac6a9f374ac236417MD52ORIGINAL2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdfDocumento principalapplication/pdf378184https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/3/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf3ffd34c49c9c552a64b90f8fc2f899aaMD5320.500.14407/152332023-12-22 00:11:50.337oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:11:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras
title Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras
spellingShingle Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras
Martins, Cristiane Venâncio de Oliveira
comunicação empresarial
responsabilidade social
Petrobras 50 anos
corporate communication
social responsibility
Petrobras 50 years
Administração
title_short Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras
title_full Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras
title_fullStr Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras
title_full_unstemmed Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras
title_sort Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras
author Martins, Cristiane Venâncio de Oliveira
author_facet Martins, Cristiane Venâncio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristiane Venâncio de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Antonio Carlos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 116.407.156-49
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2687080714527496
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 932.599.057-15
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2658494808263920
contributor_str_mv Nogueira, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação empresarial
responsabilidade social
Petrobras 50 anos
topic comunicação empresarial
responsabilidade social
Petrobras 50 anos
corporate communication
social responsibility
Petrobras 50 years
Administração
dc.subject.eng.fl_str_mv corporate communication
social responsibility
Petrobras 50 years
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description A Comunicação Empresarial tem ajudado a melhorar a imagem de empresas nos últimos anos. Através de práticas específicas, as organizações têm obtido resultados favoráveis. Ao mesmo tempo em que a comunicação empresarial evoluiu no Brasil, uma nova filosofia de gestão veio ganhando novos adeptos em todo o mundo: a responsabilidade social corporativa. Há um consenso de que o momento é de praticar a ética junto a consumidores, fornecedores, acionistas e comunidade. Portanto, ganham espaço ações que propiciam a contribuição para uma sociedade melhor. Este trabalho teve como objetivos fazer uma breve análise sobre a evolução das duas áreas Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social no Brasil e sobre a contribuição de ambas para o desenvolvimento das organizações. Num segundo momento, o estudo teve a proposta de apontar como pode ser saudável a união dos dois conceitos. Por último, este estudo analisou o que foi considerado um caso de sucesso no que diz respeito à comunicação empresarial: a estratégia usada pela Petrobras nos seus 50 anos (outubro de 2003 a outubro de 2004). Uma campanha baseada nos resultados positivos da empresa, especialmente na área social, com o slogan O que você quer sonhar agora? . O resultado foi uma mostra clara da eficiência da comunicação empresarial aliada à responsabilidade social. Um modelo a ser seguido.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:11:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:11:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Cristiane Venâncio de Oliveira. Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233
identifier_str_mv MARTINS, Cristiane Venâncio de Oliveira. Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/1/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/2/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15233/3/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
2da18d5051841fdac6a9f374ac236417
3ffd34c49c9c552a64b90f8fc2f899aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108185011290112