Mito, organizações e comunicação : o caso da Petrobras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Magno Vieira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55325
Resumo: Com o objetivo de obterem retornos em imagem (e, consequentemente, ganhos financeiros), organizações de grande porte tendem a propor, via processos de comunicação organizacional, sentidos que levam em conta seus aspectos simbólicos mais importantes. Sob esse raciocínio, atenta-se para a existência de processos de mitificação de organizações, já que um dos principais aspectos do mito é o seu caráter marcadamente simbólico. Desde essa perspectiva, estuda-se o caso da organização Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras considerando-se a existência de uma série de atributos simbólicos (construídos historicamente e também via linguagem) que lhe conferem características de mito, e que são utilizados para a atualização e manutenção do seu poder simbólico (BOURDIEU, 2010). Com isso, realiza-se a análise da trajetória histórica da organização, com o objetivo de identificar as características míticas as quais foram associadas a ela em seu processo histórico. Estudam-se, também, dez anúncios de sua propaganda institucional, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar essas características. São empregados três procedimentos metodológicos: a pesquisa histórica, o uso da noção de ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008) e a análise semiológica, conforme Barthes (2006, 2010). A partir das análises empreendidas, verifica-se que os simbolismos associados à Petrobras em seu processo histórico são atualizados e (re)afirmados nas propagandas institucionais estudadas. Conclui-se que as características míticas relacionam-se a importantes estratégias de apresentação de si, dado que se constituem em conceitos que influenciam os públicos na elaboração de imagens sobre a organização, ajudam a compreender o lugar da Petrobras no imaginário nacional, e são um valioso conjunto de elementos para a comunicação organizacional, instância que organiza e atualiza o discurso da organização.
id URGS_6aab89d35607706fd79992d4e0ce4998
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55325
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Magno Vieira daBaldissera, Rudimar2012-09-13T01:35:03Z2012http://hdl.handle.net/10183/55325000852949Com o objetivo de obterem retornos em imagem (e, consequentemente, ganhos financeiros), organizações de grande porte tendem a propor, via processos de comunicação organizacional, sentidos que levam em conta seus aspectos simbólicos mais importantes. Sob esse raciocínio, atenta-se para a existência de processos de mitificação de organizações, já que um dos principais aspectos do mito é o seu caráter marcadamente simbólico. Desde essa perspectiva, estuda-se o caso da organização Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras considerando-se a existência de uma série de atributos simbólicos (construídos historicamente e também via linguagem) que lhe conferem características de mito, e que são utilizados para a atualização e manutenção do seu poder simbólico (BOURDIEU, 2010). Com isso, realiza-se a análise da trajetória histórica da organização, com o objetivo de identificar as características míticas as quais foram associadas a ela em seu processo histórico. Estudam-se, também, dez anúncios de sua propaganda institucional, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar essas características. São empregados três procedimentos metodológicos: a pesquisa histórica, o uso da noção de ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008) e a análise semiológica, conforme Barthes (2006, 2010). A partir das análises empreendidas, verifica-se que os simbolismos associados à Petrobras em seu processo histórico são atualizados e (re)afirmados nas propagandas institucionais estudadas. Conclui-se que as características míticas relacionam-se a importantes estratégias de apresentação de si, dado que se constituem em conceitos que influenciam os públicos na elaboração de imagens sobre a organização, ajudam a compreender o lugar da Petrobras no imaginário nacional, e são um valioso conjunto de elementos para a comunicação organizacional, instância que organiza e atualiza o discurso da organização.In order to obtain returns on image (and hence financial earnings), large organizations tend to propose, via processes of organizational communication, senses that take into account their most important symbolic aspects. Under this reasoning, calls attention to the existence of processes of mythologizing of organizations as just one of the main aspects of the myth is its markedly symbolic aspect. Since this perspective, this dissertation studies the case of the organization Petróleo Brasileiro S/A - Petrobras considering the existence of a series of symbolic attributes (historically constructed and through language also) that confer to this organization myth characteristics, in order to update and maintain its symbolic power (BOURDIEU, 2010). By doing so, takes place an analysis of the historical trajectory of the organization, aiming to identify which mythical characteristics were associated to Petrobras in its historical process. Also takes place the study of ten ads of its corporate advertising, which aims to verify the discursive strategies used to update and (re)affirm these characteristics. Three methodological instruments are used: historical research, using the notion of discursive ethos (MAINGUENEAU, 2008) and semiotic analysis, according to Barthes (2006, 2010). From the analysis undertaken, it appears that the symbolisms associated to Petrobras in its historical process are updated and (re)affirmed in the corporate ads studied. It can be argued that the myth characteristics are related to important strategies in which the organization presents itself, since they are concepts that influence the public in order to form their image on the organization, help to understand the place of Petrobras in the national imaginary, and are a valuable set of elements to organizational communication, which organizes and updates the organization discourse.application/pdfporComunicação organizacionalPropaganda institucionalMitoPETROBRAS.Organizational communicationMythOrganizational discourseCorporate advertisingPetrobrasIdentityMito, organizações e comunicação : o caso da Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000852949.pdf000852949.pdfTexto completoapplication/pdf7150951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55325/1/000852949.pdff915105f108e4ee1aa79d0e96a2192b7MD51TEXT000852949.pdf.txt000852949.pdf.txtExtracted Texttext/plain395034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55325/2/000852949.pdf.txtb262b1705a6b13e78362ee9f625a53ebMD52THUMBNAIL000852949.pdf.jpg000852949.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55325/3/000852949.pdf.jpg97fc30816b45dae3c417b337cee59553MD5310183/553252018-10-15 09:02:31.098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mito, organizações e comunicação : o caso da Petrobras
title Mito, organizações e comunicação : o caso da Petrobras
spellingShingle Mito, organizações e comunicação : o caso da Petrobras
Silva, Magno Vieira da
Comunicação organizacional
Propaganda institucional
Mito
PETROBRAS.
Organizational communication
Myth
Organizational discourse
Corporate advertising
Petrobras
Identity
title_short Mito, organizações e comunicação : o caso da Petrobras
title_full Mito, organizações e comunicação : o caso da Petrobras
title_fullStr Mito, organizações e comunicação : o caso da Petrobras
title_full_unstemmed Mito, organizações e comunicação : o caso da Petrobras
title_sort Mito, organizações e comunicação : o caso da Petrobras
author Silva, Magno Vieira da
author_facet Silva, Magno Vieira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Magno Vieira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
contributor_str_mv Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Propaganda institucional
Mito
PETROBRAS.
topic Comunicação organizacional
Propaganda institucional
Mito
PETROBRAS.
Organizational communication
Myth
Organizational discourse
Corporate advertising
Petrobras
Identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational communication
Myth
Organizational discourse
Corporate advertising
Petrobras
Identity
description Com o objetivo de obterem retornos em imagem (e, consequentemente, ganhos financeiros), organizações de grande porte tendem a propor, via processos de comunicação organizacional, sentidos que levam em conta seus aspectos simbólicos mais importantes. Sob esse raciocínio, atenta-se para a existência de processos de mitificação de organizações, já que um dos principais aspectos do mito é o seu caráter marcadamente simbólico. Desde essa perspectiva, estuda-se o caso da organização Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras considerando-se a existência de uma série de atributos simbólicos (construídos historicamente e também via linguagem) que lhe conferem características de mito, e que são utilizados para a atualização e manutenção do seu poder simbólico (BOURDIEU, 2010). Com isso, realiza-se a análise da trajetória histórica da organização, com o objetivo de identificar as características míticas as quais foram associadas a ela em seu processo histórico. Estudam-se, também, dez anúncios de sua propaganda institucional, em que se busca verificar as estratégias discursivas utilizadas para atualizar e (re)afirmar essas características. São empregados três procedimentos metodológicos: a pesquisa histórica, o uso da noção de ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008) e a análise semiológica, conforme Barthes (2006, 2010). A partir das análises empreendidas, verifica-se que os simbolismos associados à Petrobras em seu processo histórico são atualizados e (re)afirmados nas propagandas institucionais estudadas. Conclui-se que as características míticas relacionam-se a importantes estratégias de apresentação de si, dado que se constituem em conceitos que influenciam os públicos na elaboração de imagens sobre a organização, ajudam a compreender o lugar da Petrobras no imaginário nacional, e são um valioso conjunto de elementos para a comunicação organizacional, instância que organiza e atualiza o discurso da organização.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-13T01:35:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/55325
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000852949
url http://hdl.handle.net/10183/55325
identifier_str_mv 000852949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55325/1/000852949.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55325/2/000852949.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55325/3/000852949.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f915105f108e4ee1aa79d0e96a2192b7
b262b1705a6b13e78362ee9f625a53eb
97fc30816b45dae3c417b337cee59553
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085233873125376