Percepção do consumidor em relação à Nanotecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Raphaela Alessandra dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11045
Resumo: A nanotecnologia é considerada por muitos autores como a base para a próxima revolução industrial. A manipulação na escala nanométrica pode modificar propriedades como cor, condutividade, reatividade, ponto de fusão, entre outras, criando novas aplicações para os materiais. É considerada uma ciência multidisciplinar com aplicações em distintos setores e está sendo cada vez mais utilizada nas áreas de produção de alimentos e embalagens. No Brasil, a partir de 2007, a nanotecnologia foi identificada como área estratégica para o governo brasileiro por seu potencial de inovação, crescimento de mercado e benefícios associados à sua utilização. A percepção pública será crucial para a realização destes avanços tecnológicos. Desse modo, faz-se necessário investigar como a nanotecnologia é percebida pelo consumidor. Para tal, foi utilizada a técnica projetiva denominada Associação de Palavras (AP) e estudo quantitativo. Participaram da Associação de palavras 510 indivíduos do Estado do Rio de Janeiro, os quais anotaram as quatro primeiras palavras que vêm à mente quando pensam em nanotecnologia, as possíveis aplicações e em quais alimentos seu uso seria interessante. Foi calculada a frequência de menção das frases/palavras e aquelas com significado similar foram agrupadas em categorias e em seguida dimensões. Nanotecnologia foi principalmente associada aos termos: pequeno, tecnologia, futuro, ciência, inovação e desconhecimento. As principais aplicações citadas foram medicina, alimento, saúde e informática. Em alimentos, frutas, carnes e legumes foram os mais mencionados. Apesar da elevada expectativa do consumo e da intenção compra de nanoalimentos, grande parte dos consumidores apresentaram dúvidas sobre o assunto. O estudo quantitativo foi elaborado a partir dos resultados da associação de palavras, onde as mais citadas serviram de base para a formulação das afirmações, as quais foram avaliadas por 403 indivíduos utilizando escalas de 7 pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. A intenção de compra dos produtos (ingredientes, embalagem de alimentos e cosmético) utilizando essa tecnologia apontou a maior média para o cosmético. Os participantes demonstraram maior confiança na pesquisa científica como fonte de informação sobre a nanotecnologia. A avaliação da neofobia (aversão) do consumidor em relação às novas tecnologias de alimentos revelou que 70% dos participantes foram considerados Neutros, 16% como Neofílicos (receptíveis) e 14% Neofóbicos (restritivos). O consumidor tem importante papel na consolidação desta tecnologia através do julgamento e da aceitação dos novos produtos, determinando, assim, o sucesso ou fracasso comercial. Tais resultados deste estudo serão úteis na elaboração de estratégias para a popularização da nanotecnologia.
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É considerada uma ciência multidisciplinar com aplicações em distintos setores e está sendo cada vez mais utilizada nas áreas de produção de alimentos e embalagens. No Brasil, a partir de 2007, a nanotecnologia foi identificada como área estratégica para o governo brasileiro por seu potencial de inovação, crescimento de mercado e benefícios associados à sua utilização. A percepção pública será crucial para a realização destes avanços tecnológicos. Desse modo, faz-se necessário investigar como a nanotecnologia é percebida pelo consumidor. Para tal, foi utilizada a técnica projetiva denominada Associação de Palavras (AP) e estudo quantitativo. Participaram da Associação de palavras 510 indivíduos do Estado do Rio de Janeiro, os quais anotaram as quatro primeiras palavras que vêm à mente quando pensam em nanotecnologia, as possíveis aplicações e em quais alimentos seu uso seria interessante. Foi calculada a frequência de menção das frases/palavras e aquelas com significado similar foram agrupadas em categorias e em seguida dimensões. Nanotecnologia foi principalmente associada aos termos: pequeno, tecnologia, futuro, ciência, inovação e desconhecimento. As principais aplicações citadas foram medicina, alimento, saúde e informática. Em alimentos, frutas, carnes e legumes foram os mais mencionados. Apesar da elevada expectativa do consumo e da intenção compra de nanoalimentos, grande parte dos consumidores apresentaram dúvidas sobre o assunto. O estudo quantitativo foi elaborado a partir dos resultados da associação de palavras, onde as mais citadas serviram de base para a formulação das afirmações, as quais foram avaliadas por 403 indivíduos utilizando escalas de 7 pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. A intenção de compra dos produtos (ingredientes, embalagem de alimentos e cosmético) utilizando essa tecnologia apontou a maior média para o cosmético. Os participantes demonstraram maior confiança na pesquisa científica como fonte de informação sobre a nanotecnologia. A avaliação da neofobia (aversão) do consumidor em relação às novas tecnologias de alimentos revelou que 70% dos participantes foram considerados Neutros, 16% como Neofílicos (receptíveis) e 14% Neofóbicos (restritivos). O consumidor tem importante papel na consolidação desta tecnologia através do julgamento e da aceitação dos novos produtos, determinando, assim, o sucesso ou fracasso comercial. Tais resultados deste estudo serão úteis na elaboração de estratégias para a popularização da nanotecnologia.CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)Nanotechnology is considered by many authors as the basis for the next industrial revolution. Nanoscale manipulation can modify properties such as color, conductivity, reactivity, melting point, among others, creating new applications for materials. It is considered a multidisciplinary science with applications in different sectors, and is being increasingly used in the areas of food production and packaging. In Brazil, from the 2007, nanotechnology was identified as a strategic area for the Brazilian government because of its potential for innovation, market growth and benefits associated with its use. The public perception will be crucial to the achievement of these technological advances. In this way, it is necessary to investigate how nanotechnology is perceived by the consumer. For that, the projective technique called Word Association (WA) and quantitative study were used. 510 individuals from the State of Rio de Janeiro participated in the Word Association task. They were asked to write down the first four words that come to mind when thinking about nanotechnology, the possible applications, and in what foods the use would be interesting. The frequency of mention of sentences / words was calculated and those with similar meanings were grouped into categories and then dimensions. Nanotechnology was mainly associated with terms: small, technology, future, science, innovation and unfamiliarity. The main applications cited were medicine, food, health and informatics. In foods, fruits, meats and vegetables were the most mentioned. Despite the high expectations of consumption and the intention to purchase nanofoods, a large number of consumers expressed doubts about the subject. The quantitative questionnaire was drawn from the results of the Word Association. The most mentioned words were the basis for the statements, which were evaluated by 403 individuals using scales of 7 points, ranging from 1: totally disagree to 7: totally agree. The products (ingredients, packaging and cosmetics) intention to purchase using this technology pointed out the highest mean for the cosmetic. Participants demonstrated more confidence on the scientific research as the source of information on nanotechnology. The evaluation of the consumer neophobia (aversion) in relation to new food technologies were also investigated, and 70% were considered Neutral, 16% were classified as Neophilic (receptive) and 14% Neophobic (restrictive). The consumer has an important role in the consolidation of this technology through the judgment and acceptance of the new products,and determines the commercial success or failure. These results are useful in developing strategies for the popularization of nanotechnology.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de AlimentosUFRRJBrasilInstituto de TecnologiaNanotecnologiaAssociação de palavrasConsumidorNanoalimentosNanofoodsNanotechnologyWord AssociationConsumerCiência e Tecnologia de AlimentosPercepção do consumidor em relação à NanotecnologiaConsumer perception of Nanotechnologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66374/2018%20-%20Raphaela%20Alessandra%20dos%20Santos%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4950Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-08-24T22:42:17Z No. of bitstreams: 1 2018 - Raphaela Alessandra dos Santos Gonçalves.pdf: 1652280 bytes, checksum: d9910d00a74e51f51735a67b36c9d8fa (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-24T22:42:17Z (GMT). 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