Educação do campo, empreendedorismo social e desenvolvimento local: o caso da escola estadual quilombola José Bonifácio do Curiaú/AP

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Autor(a) principal: Bronze, Adrielma Nunes Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12911
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizada na Cidade de Macapá, Quilombo do Curiaú, juntamente com gestores e professores da escola. Utilizou -se uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao estudo de caso como tipo de pesquisa. Buscou-se identificar, entre as ações dessa escola do campo, aquelas que dialoguem com o Empreendedorismo Social, analisando sua contribuição para o fortalecimento do desenvolvimento local. Os resultados revelaram que, os projetos implementados pela escola, contribuem para o fortalecimento da comunidade do Curiaú, através do desenvolvimento do capital humano e social. A escola reconhece a importância de promover iniciativas que agreguem valor social e gerem impacto na melhoria de vida das pessoas, contribuindo para um desenvolvimento local sustentável, auxiliando a comunidade Quilombola a manter suas tradições culturais de origem africana, desempenhando atividades de ensino e extensão, bem como promovendo a continuidade dos costumes e conhecimentos quilombolas.
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spelling Bronze, Adrielma Nunes FerreiraBenevenuto, Monica Aparecida Del Rio912.101.787-53https://orcid.org/0000-0003-2424-4897http://lattes.cnpq.br/8157644491604380Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio912.101-787-53https://orcid.org/0000-0003-2424-4897http://lattes.cnpq.br/8157644491604380Oliveira, Lia Maria Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055Cantuária, Patrick de Castrohttps://orcid.org/0000-0002-3676-7866http://lattes.cnpq.br/0936816000933677Toscano, Mábia Nuneshttps://orcid.org/0000-0002-4534-964Xhttp://lattes.cnpq.br/8238636520223260782.599.832-49http://lattes.cnpq.br/00621007252918892023-12-22T02:29:17Z2023-12-22T02:29:17Z2022-09-06BRONZE, Adrielma Nunes Ferreira. Educação do campo, empreendedorismo social e desenvolvimento local: o caso da escola estadual quilombola José Bonifácio do Curiaú/AP. 2022. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12911Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizada na Cidade de Macapá, Quilombo do Curiaú, juntamente com gestores e professores da escola. Utilizou -se uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao estudo de caso como tipo de pesquisa. Buscou-se identificar, entre as ações dessa escola do campo, aquelas que dialoguem com o Empreendedorismo Social, analisando sua contribuição para o fortalecimento do desenvolvimento local. Os resultados revelaram que, os projetos implementados pela escola, contribuem para o fortalecimento da comunidade do Curiaú, através do desenvolvimento do capital humano e social. A escola reconhece a importância de promover iniciativas que agreguem valor social e gerem impacto na melhoria de vida das pessoas, contribuindo para um desenvolvimento local sustentável, auxiliando a comunidade Quilombola a manter suas tradições culturais de origem africana, desempenhando atividades de ensino e extensão, bem como promovendo a continuidade dos costumes e conhecimentos quilombolas.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research was carried out at José Bonifácio Quilombola State School, located in the city of Macapá in the “Quilombo” of Curiaú, along with managers and teachers of this school. A qualitative approach was used and a study case was chosen as the type of research. The intention was to identify, among the actions of this rural school, the ones which are engaged with the Social Enterpreneurship, analyzing its contribution for the enhancement of the local development. The results revealed that, the projects implemented by this school, contribute for the strengthening of the Community of Curiaú, through the develoment of the human and social capital. The school recognizes the importance of promoting initiatives which add social value and generate impact on the improvement of people’s lives, contributing for a local sustainable development, helping the “Quilombola” Community to maintain its culturais traditions of African origin, developing teaching and extension activities, as well as promoting the continuity of the customs and “quilombola” knowlwdge.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaDesenvolvimento LocalEducação QuilombolaProjeto PedagógicoLocal DevelopmentQuilombola EducationPedagogical ProjectEducaçãoEducação do campo, empreendedorismo social e desenvolvimento local: o caso da escola estadual quilombola José Bonifácio do Curiaú/APRural education, social enterpreneurship and local development: the case of José Bonifácio quilombola state school of Curiaú/APinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMAPÁ, Constituição do Estado do Amapá. 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Natal /RN.https://tede.ufrrj.br/retrieve/74103/2022%20-%20Adrielma%20Nunes%20Ferreira%20Bronze.Pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6778Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-07-28T13:33:44Z No. of bitstreams: 1 2022 - Adrielma Nunes Ferreira Bronze.Pdf: 2227509 bytes, checksum: 914206d532fe116c32c4eebf7d7ccb24 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-28T13:33:45Z (GMT). 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description Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizada na Cidade de Macapá, Quilombo do Curiaú, juntamente com gestores e professores da escola. Utilizou -se uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao estudo de caso como tipo de pesquisa. Buscou-se identificar, entre as ações dessa escola do campo, aquelas que dialoguem com o Empreendedorismo Social, analisando sua contribuição para o fortalecimento do desenvolvimento local. Os resultados revelaram que, os projetos implementados pela escola, contribuem para o fortalecimento da comunidade do Curiaú, através do desenvolvimento do capital humano e social. A escola reconhece a importância de promover iniciativas que agreguem valor social e gerem impacto na melhoria de vida das pessoas, contribuindo para um desenvolvimento local sustentável, auxiliando a comunidade Quilombola a manter suas tradições culturais de origem africana, desempenhando atividades de ensino e extensão, bem como promovendo a continuidade dos costumes e conhecimentos quilombolas.
publishDate 2022
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