O uso de estratégias metacognitivas para o aprimoramento do processo de leitura e o gênero notícia como suporte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15431 |
Resumo: | A compreensão de um texto, por ser um processo dinâmico de construção de sentidos, se dá a partir de uma postura reflexiva e deliberada do leitor, que precisa fazer uso de diferentes estratégias para entender as informações explícitas no texto e inferir outras, além de integrá-las num todo coerente. Esta pesquisa procura evidenciar o papel das estratégias metacognitivas na potencialização da aprendizagem de leitura, através de uma mediação didática baseada no uso das manchetes exercendo o papel de ativação da atenção diante das informações mais relevantes que serão expostas no texto, somadas a atividades reflexivas para antes, durante e/ou após a leitura de um texto. Como consequência, vem discutir a relação entre compreensão de textos e metacognição, mostrando ser possível aperfeiçoar o processamento da leitura e promover a compreensão por meio da utilização de estratégias metacognitivas de aprendizagem. Para tal, o embasamento teórico seguirá, num aspecto global, os estudos de Baker e Brown (1984), que afirmam que para haver compreensão no ato de ler há a necessidade de um metaconhecimento do processo de leitura. Após a aplicação das atividades, verificou-se, através dos resultados alcançados, que trabalhar o texto usando estratégias metacognitivas auxilia no processo de tornar o leitor mais autônomo no processo de leitura compreensiva. E que as sugestões apresentadas nesta pesquisa são ações que podem tanto enriquecer a prática pedagógica no que tange ao ensino de leitura como também contribuir para novas reflexões sobre o modo como se deve ensinar a compreender um texto. |
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Esta pesquisa procura evidenciar o papel das estratégias metacognitivas na potencialização da aprendizagem de leitura, através de uma mediação didática baseada no uso das manchetes exercendo o papel de ativação da atenção diante das informações mais relevantes que serão expostas no texto, somadas a atividades reflexivas para antes, durante e/ou após a leitura de um texto. Como consequência, vem discutir a relação entre compreensão de textos e metacognição, mostrando ser possível aperfeiçoar o processamento da leitura e promover a compreensão por meio da utilização de estratégias metacognitivas de aprendizagem. Para tal, o embasamento teórico seguirá, num aspecto global, os estudos de Baker e Brown (1984), que afirmam que para haver compreensão no ato de ler há a necessidade de um metaconhecimento do processo de leitura. Após a aplicação das atividades, verificou-se, através dos resultados alcançados, que trabalhar o texto usando estratégias metacognitivas auxilia no processo de tornar o leitor mais autônomo no processo de leitura compreensiva. E que as sugestões apresentadas nesta pesquisa são ações que podem tanto enriquecer a prática pedagógica no que tange ao ensino de leitura como também contribuir para novas reflexões sobre o modo como se deve ensinar a compreender um texto.In the dynamic process of the construction of meaning, the understanding of text is achieved from a reflective and deliberate posture of the reader by using different strategies to understand the information in the text and integrating it into a coherent context. This research seeks to highlight the role of metacognitive strategies in reading comprehension enhancement through an educational intervention based on the use of headlines. It focuses the attention to the most relevant information set out in the text, and refers to the reflective activities before, during and after the reading of a text. Consequently, it brings up discussion about the relationship between text comprehension and metacognition. To do this, follow theoretical basis, a global aspect, studies of Baker and Brown (1984), in the sense that these authors state that to be understanding in the act of reading there is a need for metacognition reading process. After the implementation of activities was found from the results that working text using metacognitive strategies helps in the process of making more autonomous player in the reading comprehension process. And the suggestions presented in this research are actions that can enrich teaching practice in regard to the teaching of reading as well as contribute to new thinking on how to be taught to understand a text.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisreading comprehensionmetacognitive strategiesreading teachingcompreensão textualestratégias metacognitivasensino de leituraLetrasO uso de estratégias metacognitivas para o aprimoramento do processo de leitura e o gênero notícia como suporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBAKER, L. & Brown, A.L. (1984). Metacognitive Skills and Reading. Em P. D; Pearson (ED). Handbook of reading research. New York : Longman, BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. De Maria E. Galvão G. Pereira. 2 ed. São Paulo: Martins fontes, 2003. BENASSI, M. V. B. . 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LUCAS, Érica Cozandey de. O uso de estratégias metacognitivas para o aprimoramento do processo de leitura e o gênero notícia como suporte. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016. |
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