Evidências de validade entre instrumentos de Avaliação da Consciência Fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Fernanda de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14512
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo buscar evidências de validade de critério e validade convergente entre três instrumentos de avaliação da Consciência Fonológica, quais sejam, o Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF), a Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral (PCFO) e o Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS). Ao lado disso, procurou-se destacar os instrumentos nos quais as crianças apresentaram melhores e piores resultados; identificar eventuais diferenças entre as crianças avaliadas no que se refere ao sexo, ano escolar e idade; verificar a intensidade da correlação entre o TDE - Leitura, os instrumentos de avaliação da Consciência Fonológica e seus subtestes; e averiguar se as crianças que apresentam bons resultados nos instrumentos de avaliação da Consciência Fonológica também apresentam bons resultados no TDE Leitura. Embora a Consciência Fonológica seja apontada em diversas pesquisas como uma das habilidades precursoras para a aquisição da leitura e da escrita, e uma avaliação bem sucedida dessa habilidade possa indicar aos professores e aos profissionais da área eventuais dificuldades dos escolares nesse aprendizado, constata-se que o Brasil carece de uma reflexão sobre os instrumentos que já existem, sobretudo, de um trabalho que apresente evidências de validade e os índices de convergência entre os instrumentos. Há estudos que indicam evidências de validade entre o RACF e a PCFO, entretanto essas análises não contemplam o CONFIAS. Eis onde se inscreve o presente estudo, pois adicionamos às análises de validade já existentes entre os dois instrumentos (RACF e PCFO) a evidência de validade do CONFIAS, e verificamos se haveria validade de critério nos três instrumentos e de convergência entre os entre instrumentos (RACF, PCFO e CONFIAS). Participaram do estudo 131 crianças, de ambos os sexos, entre 6 e 8 anos, frequentadoras do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Seropédica – RJ. Os resultados mostraram que há validade de critério concorrente nos três instrumentos, tanto por ano escolar, tanto por habilidade de leitura, e validade convergente entre eles, sendo a relação de maior intensidade entre a PCFO e o CONFIAS. Verificamos que o instrumento mais fácil e o mais difícil para nossa amostra, respectivamente, foi o RACF, que se mostrou um instrumento de rastreio e a PCFO, que se mostrou um instrumento que discrimina apenas os leitores habilidosos. Houve diferenças entre os sexos somente no RACF e no subteste de identificação de rima do CONFIAS, nos quais as meninas apresentaram melhores resultados e todos os instrumentos discriminaram as crianças por ano escolar e por idade. Além disso, o instrumento de avaliação da Consciência Fonológica que obteve melhor correlação com a leitura foi a PCFO e os subtestes que melhor se correlacionaram com a leitura foram os fonêmicos. Por fim, as crianças que apresentaram melhor desempenho nos instrumentos de avaliação da Consciência Fonológica são as mesmas que apresentaram melhor desempenho no TDE Leitura.
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Ao lado disso, procurou-se destacar os instrumentos nos quais as crianças apresentaram melhores e piores resultados; identificar eventuais diferenças entre as crianças avaliadas no que se refere ao sexo, ano escolar e idade; verificar a intensidade da correlação entre o TDE - Leitura, os instrumentos de avaliação da Consciência Fonológica e seus subtestes; e averiguar se as crianças que apresentam bons resultados nos instrumentos de avaliação da Consciência Fonológica também apresentam bons resultados no TDE Leitura. Embora a Consciência Fonológica seja apontada em diversas pesquisas como uma das habilidades precursoras para a aquisição da leitura e da escrita, e uma avaliação bem sucedida dessa habilidade possa indicar aos professores e aos profissionais da área eventuais dificuldades dos escolares nesse aprendizado, constata-se que o Brasil carece de uma reflexão sobre os instrumentos que já existem, sobretudo, de um trabalho que apresente evidências de validade e os índices de convergência entre os instrumentos. Há estudos que indicam evidências de validade entre o RACF e a PCFO, entretanto essas análises não contemplam o CONFIAS. Eis onde se inscreve o presente estudo, pois adicionamos às análises de validade já existentes entre os dois instrumentos (RACF e PCFO) a evidência de validade do CONFIAS, e verificamos se haveria validade de critério nos três instrumentos e de convergência entre os entre instrumentos (RACF, PCFO e CONFIAS). Participaram do estudo 131 crianças, de ambos os sexos, entre 6 e 8 anos, frequentadoras do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Seropédica – RJ. Os resultados mostraram que há validade de critério concorrente nos três instrumentos, tanto por ano escolar, tanto por habilidade de leitura, e validade convergente entre eles, sendo a relação de maior intensidade entre a PCFO e o CONFIAS. Verificamos que o instrumento mais fácil e o mais difícil para nossa amostra, respectivamente, foi o RACF, que se mostrou um instrumento de rastreio e a PCFO, que se mostrou um instrumento que discrimina apenas os leitores habilidosos. Houve diferenças entre os sexos somente no RACF e no subteste de identificação de rima do CONFIAS, nos quais as meninas apresentaram melhores resultados e todos os instrumentos discriminaram as crianças por ano escolar e por idade. Além disso, o instrumento de avaliação da Consciência Fonológica que obteve melhor correlação com a leitura foi a PCFO e os subtestes que melhor se correlacionaram com a leitura foram os fonêmicos. Por fim, as crianças que apresentaram melhor desempenho nos instrumentos de avaliação da Consciência Fonológica são as mesmas que apresentaram melhor desempenho no TDE Leitura.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoThe objective of this study was to obtain evidence of validity of criterion and convergent validity between three phonological awareness instruments, namely, the Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF), the Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral (PCFO) and Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS). Alongside this, we tried to highlight the instruments in which the children presented better and worse results; to identify any differences between the children assessed in terms of gender, school year and age; to verify the intensity of the correlation of TDE – Leitura, the instruments of evaluation of the Phonological Consciousness and its subtests; and to verify if the children that present good results in the instruments of evaluation of the Phonological Consciousness also present good results in the TDE - Leitura. Although phonological awareness is pointed out in several researches as one of the precursor abilities to acquire reading and writing, and a successful evaluation of this ability can indicate to the teachers and professionals of the area any difficulties of the students in this learning, it is verified that Brazil lacks a reflection on the instruments that already exist, above all, a work that presents evidence of validity and the convergence indexes between instruments. There are studies that indicate evidence of validity between the RACF and the PCFO, however these analyzes do not contemplate the CONFIAS. This is where the present study is inserted, since we add to the validity analyzes already existing between the two instruments (RACF and PCFO) the evidence of validity of the CONFIAS, and verify if there is validity of criterion in the three instruments and of convergence between the instruments ( RACF, PCFO and CONFIAS). A total of 131 children, both sexes, between 6 and 8 years of age, attending the 1st to 3rd year of elementary school in a municipal school in Seropédica - RJ participated in the study. The results showed that there is validity of concurrent criterion in the three instruments, both for school year, both for reading ability, and convergent validity among them, being the relationship of greater intensity between the PCFO and the CONFIAS. We verified that the easiest and most difficult instrument for our sample, respectively, was the RACF, which proved to be a screening tool, and PCFO, which proved to be an instrument that discriminates only skilled readers. There were differences between the sexes only in the RACF and in the sub-test of rhyme identification of the CONFIAS, in which the girls presented better results and all the instruments discriminated the children by school year and by age. In addition, the phonological awareness instrument that obtained the best correlation with the reading was PCFO and the subtests that best correlated with reading were the phonemes. Finally, the children who presented the best performance in the instruments of evaluation of phonological awareness are the same ones that presented the best performance in the TDE - Leitura.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoConsciência FonológicaInstrumentos de AvaliaçãoValidadePhonological AwarenessEvaluation InstrumentsValidityPsicologiaEvidências de validade entre instrumentos de Avaliação da Consciência FonológicaEvidence of validity among phonological awareness instrumentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66749/2019%20-%20Fernanda%20de%20Carvalho%20Mesquita.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5038Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-09-14T15:15:28Z No. of bitstreams: 1 2019 - Fernanda de Carvalho Mesquita.pdf: 2309517 bytes, checksum: 7b93276abb15b30fde6e8dbeb7166ba6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-14T15:15:28Z (GMT). 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