A trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG - Campus Januária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Everton Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12483
Resumo: Esta dissertação propõe uma análise sobre a trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do IFNMG – Campus Januária e a ligação desta trajetória ao contexto sócio-ocupacional do mercado de trabalho, tendo em vista os principais setores em que os egressos se inserem. Na pesquisa, buscou-se a verificação não apenas de uma inserção contratual, mas principalmente das habilidades e das competências que os egressos desenvolvem e as que são conferidas nesta aproximação entre formação curricular e formação para o mercado de trabalho, bem como a trajetória na perspectiva do acesso ou não aos programas de educação continuada. O desenvolvimento metodológico da pesquisa se deu em três fases: o levantamento dos dados de identificação dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária; o levantamento documental para resgatar a história da educação profissional no Brasil e a do IFNMG e (após elaboração, testagem, aplicação dos questionários aos egressos e a devolução) a tabulação para a obtenção dos dados. Assim, as três fases permitiram a caracterização, interpretação e, por fim, a comprovação das reais contribuições do IFNMG – Campus Januária para a promoção profissional do Técnico em Agropecuária e de como este concebia a formação obtida. Com estes procedimentos, houve a análise, que contribuiu para o planejamento, definição e retroalimentação de políticas educacionais da instituição. Os egressos do Curso Técnico em Agropecuária de nível médio formados no período de 2004 a 2008 representam o universo da pesquisa, cujo resultado serve para subsidiar uma proposta que redefina, em âmbito didático, curricular e avaliativo, o Projeto Político Pedagógico (PPP) de formação dos Técnicos em Agropecuária do IFNMG- Campus Januária.
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Na pesquisa, buscou-se a verificação não apenas de uma inserção contratual, mas principalmente das habilidades e das competências que os egressos desenvolvem e as que são conferidas nesta aproximação entre formação curricular e formação para o mercado de trabalho, bem como a trajetória na perspectiva do acesso ou não aos programas de educação continuada. O desenvolvimento metodológico da pesquisa se deu em três fases: o levantamento dos dados de identificação dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária; o levantamento documental para resgatar a história da educação profissional no Brasil e a do IFNMG e (após elaboração, testagem, aplicação dos questionários aos egressos e a devolução) a tabulação para a obtenção dos dados. Assim, as três fases permitiram a caracterização, interpretação e, por fim, a comprovação das reais contribuições do IFNMG – Campus Januária para a promoção profissional do Técnico em Agropecuária e de como este concebia a formação obtida. Com estes procedimentos, houve a análise, que contribuiu para o planejamento, definição e retroalimentação de políticas educacionais da instituição. Os egressos do Curso Técnico em Agropecuária de nível médio formados no período de 2004 a 2008 representam o universo da pesquisa, cujo resultado serve para subsidiar uma proposta que redefina, em âmbito didático, curricular e avaliativo, o Projeto Político Pedagógico (PPP) de formação dos Técnicos em Agropecuária do IFNMG- Campus Januária.This dissertation proposes an analysis of the career of the graduates from the Technical Course on Agriculture and Cattle Breeding at IFNMG - Campus Januária and the linking between this trajectory and the socio-occupational labor market, in view of the main sectors in which graduates are included. In the research, it was sought to verify not only a contractual insertion, but mainly the skills and expertise the graduates have developed and those conferred in this approximation between the syllabus training and the training for the labor market, as well as the trajectory in the perspective of access or not to the continuing education programs. The methodological development of the research occurred in three phases: a survey of the identification data of the graduates from the Technical Course on Agriculture and Cattle Breeding, the documentary surveys to reconstruct the history of professional education in Brazil and at IFNMG, and (after development, testing and application of the questionnaires to graduates and its returning) the tabulation for obtaining data. Thus, the three phases allowed the characterization, interpretation and, finally, proof of actual contributions of IFNMG - Campus Januária to the professional promotion of the Farming Technicians and the way they conceived the training received. With these procedures, the analysis was conducted, what contributed to the planning, definition and feedback of educational policies of the institution. The graduates from the Technical Course on Agriculture and Cattle Breeding in the period from 2004 to 2008 represent the universe of this research, whose result is to support a proposal that redefines, in teaching, syllabus and evaluation contexts, the Political Pedagogical Project (PPP) of the training of technicians in the Agricultural Campus at IFNMG - Januária.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEgressosEducação AgrícolaTrabalhoGraduatesAgricultural EducationWorkEducaçãoA trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG - Campus JanuáriaThe career paths of graduates from the Technical Course on Agriculture and Cattle Breeding at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Northern Minas Gerais - IFNMG - Campus Januáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, Mazzotti A.J, GEWANDSZNAJDER, f. 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description Esta dissertação propõe uma análise sobre a trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do IFNMG – Campus Januária e a ligação desta trajetória ao contexto sócio-ocupacional do mercado de trabalho, tendo em vista os principais setores em que os egressos se inserem. Na pesquisa, buscou-se a verificação não apenas de uma inserção contratual, mas principalmente das habilidades e das competências que os egressos desenvolvem e as que são conferidas nesta aproximação entre formação curricular e formação para o mercado de trabalho, bem como a trajetória na perspectiva do acesso ou não aos programas de educação continuada. O desenvolvimento metodológico da pesquisa se deu em três fases: o levantamento dos dados de identificação dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária; o levantamento documental para resgatar a história da educação profissional no Brasil e a do IFNMG e (após elaboração, testagem, aplicação dos questionários aos egressos e a devolução) a tabulação para a obtenção dos dados. Assim, as três fases permitiram a caracterização, interpretação e, por fim, a comprovação das reais contribuições do IFNMG – Campus Januária para a promoção profissional do Técnico em Agropecuária e de como este concebia a formação obtida. Com estes procedimentos, houve a análise, que contribuiu para o planejamento, definição e retroalimentação de políticas educacionais da instituição. Os egressos do Curso Técnico em Agropecuária de nível médio formados no período de 2004 a 2008 representam o universo da pesquisa, cujo resultado serve para subsidiar uma proposta que redefina, em âmbito didático, curricular e avaliativo, o Projeto Político Pedagógico (PPP) de formação dos Técnicos em Agropecuária do IFNMG- Campus Januária.
publishDate 2011
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dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES, Everton Lopes. A trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG - Campus Januária. 2011. 53 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.
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