Motivação individual e contrato psicológico para atuar no grupo de trabalho: o caso dos servidores técnico-administrativos do Campus Seropédica da UFRRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elaine da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10341
Resumo: As transformações que vêm ocorrendo ao longo dos anos nos cenários organizacionais, tanto na esfera pública quanto na privada pelas variações da economia, política, sociedade e cultura têm configurado um novo perfil do trabalhador, levando as organizações a repensarem os modos de administrar e de elevarem os níveis de competição, se revelando assim, uma necessidade de mudanças na gestão organizacional no modo de influenciar o comportamento dos indivíduos e dos grupos para atender às estratégias organizacionais. No que tange a gestão pública brasileira, se estabeleceram políticas e legislação específica para a gestão de pessoas, dentre elas: a lei nº 8.112/90 que dispõe sobre o regime jurídico de servidores públicos civis, a lei nº 11.091/05 que dispõe sobre o plano de carreira dos técnicos administrativos em educação – TAE, o decreto lei nº 5.707/06 que regulamenta o desenvolvimento de pessoal da administração pública e federal e o decreto lei nº 5.825/06 que estabelece diretrizes para a elaboração do plano de desenvolvimento dos cargos dos TAE- PPCTAE. Para examinar essas mudanças no perfil do servidor público, esta pesquisa qualitativa interpretativa visou descrever como a motivação individual influencia para se desempenhar no grupo de trabalho. Para tanto, se partiu de estudos empíricos sobre Gestão Estratégica de Pessoas no Serviço Público Federal e sobre Instituições de Educação Superior – IFES. Os dados empíricos foram coletados mediante entrevista semiestruturada com roteiro, junto a dez TAE sem função de chefia ou coordenação lotados nas pró-reitorias administrativas com ingresso entre 2008 e 2013. Os textos dessas entrevistas transcritas na íntegra e os dados documentais coletados nos arquivos e no site da instituição se analisaram pelo método de análise de conteúdo categorial nos termos de Bardin. Os resultados apontam que os servidores do cargo apresentam qualificação superior à exigida e que em seus processos motivacionais se destacam suas necessidades individuais de segurança e de realização profissional em uma dinâmica iterativa, assim como expectativas e percepções em reconstrução continua. Conclui-se que a sua motivação individual dos TAE ainda está relacionada aos mesmos fatores intrínsecos e extrínsecos do ingresso, revelando um processo de desenvolvimento de contrato psicológico de trabalho mesmo não consciente, pelo qual se deslocaram os fatores higiênicos dando espaço aos fatores motivacionais. Para a Gestão da Motivação dos Servidores examinados, apontam-se questões que podem subsidiar um programa motivacional: (i) atentar como as exigências mínimas do cargo impactam nas expectativas dos servidores que ingressam superqualificados e os que após o ingresso desenvolvem maior qualificação na UFRRJ; (ii) utilizar o instrumento de Avaliação de Desempenho por resultados estabelecendo metas e aferindo o desempenho dos resultados alcançados, e não apenas para cumprimento da lei de progressão salarial; (iii) ativar a necessidade cognitiva no contrato psicológico de servidores que ingressam na UFRRJ visando reter esses servidores na Instituição. Sugere-se para continuar a pesquisa: (a) estender o estudo aos servidores superqualificados nas áreas fim da UFRRJ, analisando a influência da motivação individual para o trabalho nessas unidades; (b) examinar como os fatores motivacionais ganham o espaço dos fatores de segurança nos servidores da área fim.
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Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto de Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10341As transformações que vêm ocorrendo ao longo dos anos nos cenários organizacionais, tanto na esfera pública quanto na privada pelas variações da economia, política, sociedade e cultura têm configurado um novo perfil do trabalhador, levando as organizações a repensarem os modos de administrar e de elevarem os níveis de competição, se revelando assim, uma necessidade de mudanças na gestão organizacional no modo de influenciar o comportamento dos indivíduos e dos grupos para atender às estratégias organizacionais. No que tange a gestão pública brasileira, se estabeleceram políticas e legislação específica para a gestão de pessoas, dentre elas: a lei nº 8.112/90 que dispõe sobre o regime jurídico de servidores públicos civis, a lei nº 11.091/05 que dispõe sobre o plano de carreira dos técnicos administrativos em educação – TAE, o decreto lei nº 5.707/06 que regulamenta o desenvolvimento de pessoal da administração pública e federal e o decreto lei nº 5.825/06 que estabelece diretrizes para a elaboração do plano de desenvolvimento dos cargos dos TAE- PPCTAE. Para examinar essas mudanças no perfil do servidor público, esta pesquisa qualitativa interpretativa visou descrever como a motivação individual influencia para se desempenhar no grupo de trabalho. Para tanto, se partiu de estudos empíricos sobre Gestão Estratégica de Pessoas no Serviço Público Federal e sobre Instituições de Educação Superior – IFES. Os dados empíricos foram coletados mediante entrevista semiestruturada com roteiro, junto a dez TAE sem função de chefia ou coordenação lotados nas pró-reitorias administrativas com ingresso entre 2008 e 2013. Os textos dessas entrevistas transcritas na íntegra e os dados documentais coletados nos arquivos e no site da instituição se analisaram pelo método de análise de conteúdo categorial nos termos de Bardin. Os resultados apontam que os servidores do cargo apresentam qualificação superior à exigida e que em seus processos motivacionais se destacam suas necessidades individuais de segurança e de realização profissional em uma dinâmica iterativa, assim como expectativas e percepções em reconstrução continua. Conclui-se que a sua motivação individual dos TAE ainda está relacionada aos mesmos fatores intrínsecos e extrínsecos do ingresso, revelando um processo de desenvolvimento de contrato psicológico de trabalho mesmo não consciente, pelo qual se deslocaram os fatores higiênicos dando espaço aos fatores motivacionais. Para a Gestão da Motivação dos Servidores examinados, apontam-se questões que podem subsidiar um programa motivacional: (i) atentar como as exigências mínimas do cargo impactam nas expectativas dos servidores que ingressam superqualificados e os que após o ingresso desenvolvem maior qualificação na UFRRJ; (ii) utilizar o instrumento de Avaliação de Desempenho por resultados estabelecendo metas e aferindo o desempenho dos resultados alcançados, e não apenas para cumprimento da lei de progressão salarial; (iii) ativar a necessidade cognitiva no contrato psicológico de servidores que ingressam na UFRRJ visando reter esses servidores na Instituição. Sugere-se para continuar a pesquisa: (a) estender o estudo aos servidores superqualificados nas áreas fim da UFRRJ, analisando a influência da motivação individual para o trabalho nessas unidades; (b) examinar como os fatores motivacionais ganham o espaço dos fatores de segurança nos servidores da área fim.The transformations that have been occurring over the years in the organizational scenarios, both in the public and private spheres, as a result of changes in the economy, politics, society and culture, have created a new profile of the worker, leading organizations to rethink the ways of managing and to raise levels of competition, thus revealing a need for changes in organizational management on how to influence the behavior of individuals and groups to meet organizational strategies. Regarding people management in public agencies, Brazilian public human resources management is based on managerial policies, among them: Law 8.112 / 90, on the legal public civil servants’ legal regime, Law 11,091/05, on the Administrative Technicians in Education – ATE career plan, Decree 5.707/06, which regulates the guidelines for the development of public and federal administration personnel and Decree 5.825/06, which establishes guidelines for the TAE-PPCTAE development plan. To examine public servants profile change, this interpretive qualitative research aimed to describe how TAE´s individual work motivation influences for performing in their workgroup based on Strategic People Management in Federal Public Management and Higher Education Institutions- HEI. Empirical data were collected through semi structured interviews with 10 TAEs without a managerial or coordination function and admitted between 2008 and 2013. The texts of the interviews transcriptions and the documentary data collected in the archives and in the institution's website were analyzed by categorical content analysis Bardin´s. The results show that the ATE servants of the post present over qualification to the one demanded and that in their motivational processes they emphasize their individual safety needs and professional fulfillment needs in an iterative dynamic as well as expectations and perceptions in continuous reconstruction. It is concluded that their individual motivation of the APR is still related to the same intrinsic and extrinsic factors of the admission, revealing a process of development of a psychological contract of work even though not conscious, by which the hygienic factors moved, giving space to the motivational factors. For the Motivation Management of the examined Servers, some issues are raised that can subsidize a motivational program: (i) to consider how the job requirements impact on the expectations of the over qualified servers that enter and those who, upon admission, develop higher qualification in the UFRRJ; (ii) to use the Performance Evaluation tool by results setting goals and measuring the achieved results, instead of only to comply with the wage progression law. (iii) to activate the cognitive needs in the psychological contract of servers that join the UFRRJ in order to retain these servers in the Institution. It is suggested for further research: (a) To extend the study to the over qualified servers in the end areas of the UFRRJ, analyzing the influence of the individual work motivation in these units; (b) Examine how motivational factors gain the space of the safety factors in the end-area serversapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três RiosGestão estratégica de pessoas(Des) Motivação individual para o trabalho(In) Satisfação no trabalhoMotivação do servidor para trabalho em grupoCapacitação de gestores em IFESStrategic people managementIndividual work (de) motivationJob (in) satisfactionPublic servant performance for work groupManagerial training at HEIAdministraçãoMotivação individual e contrato psicológico para atuar no grupo de trabalho: o caso dos servidores técnico-administrativos do Campus Seropédica da UFRRJIndividual motivation and psychological contact to work in the work group: the case of the Technical-Administrative Servers of the Seropédica Campus at UFRRJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRUCIO, Fernando Luiz. 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Lima, Elaine da Silva
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description As transformações que vêm ocorrendo ao longo dos anos nos cenários organizacionais, tanto na esfera pública quanto na privada pelas variações da economia, política, sociedade e cultura têm configurado um novo perfil do trabalhador, levando as organizações a repensarem os modos de administrar e de elevarem os níveis de competição, se revelando assim, uma necessidade de mudanças na gestão organizacional no modo de influenciar o comportamento dos indivíduos e dos grupos para atender às estratégias organizacionais. No que tange a gestão pública brasileira, se estabeleceram políticas e legislação específica para a gestão de pessoas, dentre elas: a lei nº 8.112/90 que dispõe sobre o regime jurídico de servidores públicos civis, a lei nº 11.091/05 que dispõe sobre o plano de carreira dos técnicos administrativos em educação – TAE, o decreto lei nº 5.707/06 que regulamenta o desenvolvimento de pessoal da administração pública e federal e o decreto lei nº 5.825/06 que estabelece diretrizes para a elaboração do plano de desenvolvimento dos cargos dos TAE- PPCTAE. Para examinar essas mudanças no perfil do servidor público, esta pesquisa qualitativa interpretativa visou descrever como a motivação individual influencia para se desempenhar no grupo de trabalho. Para tanto, se partiu de estudos empíricos sobre Gestão Estratégica de Pessoas no Serviço Público Federal e sobre Instituições de Educação Superior – IFES. Os dados empíricos foram coletados mediante entrevista semiestruturada com roteiro, junto a dez TAE sem função de chefia ou coordenação lotados nas pró-reitorias administrativas com ingresso entre 2008 e 2013. Os textos dessas entrevistas transcritas na íntegra e os dados documentais coletados nos arquivos e no site da instituição se analisaram pelo método de análise de conteúdo categorial nos termos de Bardin. Os resultados apontam que os servidores do cargo apresentam qualificação superior à exigida e que em seus processos motivacionais se destacam suas necessidades individuais de segurança e de realização profissional em uma dinâmica iterativa, assim como expectativas e percepções em reconstrução continua. Conclui-se que a sua motivação individual dos TAE ainda está relacionada aos mesmos fatores intrínsecos e extrínsecos do ingresso, revelando um processo de desenvolvimento de contrato psicológico de trabalho mesmo não consciente, pelo qual se deslocaram os fatores higiênicos dando espaço aos fatores motivacionais. Para a Gestão da Motivação dos Servidores examinados, apontam-se questões que podem subsidiar um programa motivacional: (i) atentar como as exigências mínimas do cargo impactam nas expectativas dos servidores que ingressam superqualificados e os que após o ingresso desenvolvem maior qualificação na UFRRJ; (ii) utilizar o instrumento de Avaliação de Desempenho por resultados estabelecendo metas e aferindo o desempenho dos resultados alcançados, e não apenas para cumprimento da lei de progressão salarial; (iii) ativar a necessidade cognitiva no contrato psicológico de servidores que ingressam na UFRRJ visando reter esses servidores na Instituição. Sugere-se para continuar a pesquisa: (a) estender o estudo aos servidores superqualificados nas áreas fim da UFRRJ, analisando a influência da motivação individual para o trabalho nessas unidades; (b) examinar como os fatores motivacionais ganham o espaço dos fatores de segurança nos servidores da área fim.
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