O que significa mediar o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual? Concepções e práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcela Francis Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13180
Resumo: A presente dissertação vincula-se a linha de pesquisa: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) intitulado “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem”. Participam desse projeto três programas de Pós-Graduação, a saber: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Esta dissertação tem como objetivo analisar as múltiplas dimensões da inclusão escolar, nas interfaces entre as concepções docentes e os processos de mediação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, nas classes comuns de escolas da Baixada Fluminense. Para isso, os seguintes objetivos específicos foram delineados: analisar as concepções de mediação e inclusão escolar na perspectiva dos professores; identificar o nível de envolvimento dos alunos com deficiência intelectual e suas aprendizagens neste processo. Como fundamentação teórica, nos remetemos a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. A metodologia apoiou-se na perspectiva qualitativa por acreditarmos que pesquisas dessa envergadura nos possibilitam uma análise que considera as particularidades da realidade investigada. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação em sala de aula, a escala de envolvimento, entrevistas abertas e questionários semiestruturados. Para a análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo que nos permitiu relacionar os dados obtidos na pesquisa com o referencial teórico que norteia o estudo. Sob esses aspectos, após a análise dos dados, os resultados apontam que o nível de envolvimento dos sujeitos com deficiência intelectual nas atividades propostas está inteiramente relacionado com as mediações pedagógicas direcionadas aos mesmos. Além disso, os dados evidenciaram que as mediações de qualidade funcionam como compensatórias no processo de escolarização de sujeitos com deficiência intelectual, proporcionando a aquisição de conceitos científicos e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Contudo, ficou evidente que não é qualquer tipo de mediação que propicia possibilidades de aprendizagem para os sujeitos com deficiência intelectual. A pesquisa também apresenta as concepções docentes sobre a política de inclusão escolar, a perspectiva histórico-cultural e seus conceitos. Por fim, são apresentadas reflexões contemporâneas sobre o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual na Baixada Fluminense.
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spelling Lima, Marcela Francis CostaPletsch, Márcia Denise891.622.770-49PLETSCH, MARCIA DENISECARVALHO, CARLOS ROBERTO DEHOSTINS, REGINA CELIA UNHARESSouza, Flavia Faissal de123.560.287-73http://lattes.cnpq.br/60464158053519902023-12-22T02:41:52Z2023-12-22T02:41:52Z2017-01-31LIMA, Marcela Francis Costa. O que significa mediar o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual? Concepções e práticas docentes. 2017. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu - RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13180A presente dissertação vincula-se a linha de pesquisa: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) intitulado “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem”. Participam desse projeto três programas de Pós-Graduação, a saber: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Esta dissertação tem como objetivo analisar as múltiplas dimensões da inclusão escolar, nas interfaces entre as concepções docentes e os processos de mediação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, nas classes comuns de escolas da Baixada Fluminense. Para isso, os seguintes objetivos específicos foram delineados: analisar as concepções de mediação e inclusão escolar na perspectiva dos professores; identificar o nível de envolvimento dos alunos com deficiência intelectual e suas aprendizagens neste processo. Como fundamentação teórica, nos remetemos a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. A metodologia apoiou-se na perspectiva qualitativa por acreditarmos que pesquisas dessa envergadura nos possibilitam uma análise que considera as particularidades da realidade investigada. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação em sala de aula, a escala de envolvimento, entrevistas abertas e questionários semiestruturados. Para a análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo que nos permitiu relacionar os dados obtidos na pesquisa com o referencial teórico que norteia o estudo. Sob esses aspectos, após a análise dos dados, os resultados apontam que o nível de envolvimento dos sujeitos com deficiência intelectual nas atividades propostas está inteiramente relacionado com as mediações pedagógicas direcionadas aos mesmos. Além disso, os dados evidenciaram que as mediações de qualidade funcionam como compensatórias no processo de escolarização de sujeitos com deficiência intelectual, proporcionando a aquisição de conceitos científicos e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Contudo, ficou evidente que não é qualquer tipo de mediação que propicia possibilidades de aprendizagem para os sujeitos com deficiência intelectual. A pesquisa também apresenta as concepções docentes sobre a política de inclusão escolar, a perspectiva histórico-cultural e seus conceitos. Por fim, são apresentadas reflexões contemporâneas sobre o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual na Baixada Fluminense.CAPESThis dissertation is linked to the line of research: Contemporary Studies and Educational Practices of the Graduate Program in Education, Contemporary Contexts and Popular Demands (PPGEduc) of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) and the Observatory of Education Program (OBEDUC), funded by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) entitled "The schooling of students with intellectual disabilities: public policies, cognitive processes and evaluation of learning". Three postgraduate programs participate in this project: Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), State University of Santa Catarina (UDESC) and University of Vale do Itajaí (UNIVALI). This dissertation aims to analyze the multiple dimensions of school inclusion, at the interfaces between the teaching conceptions and the mediation processes of the learning of students with intellectual disabilities, in the common classes of schools in the Baixada Fluminense. For this, the following specific objectives were outlined: analyze the conceptions of mediation and school inclusion from the perspective of teachers; Identify the level of involvement of students with intellectual disabilities and their learning in this process. As a theoretical basis, we refer to the historical-cultural perspective of Vygotsky. The methodology was based on the qualitative perspective because we believe that research of this magnitude allows us an analysis that considers the particularities of the investigated reality. As data collection instruments, we used classroom observation, the scale of involvement, open interviews and semi-structured questionnaires. For the analysis of the data we used the content analysis that allowed us to relate the data obtained in the research with the theoretical reference that guides the study. In these aspects, after the data analysis, the results indicate that the level of involvement of the subjects with intellectual disability in the proposed activities is entirely related to the pedagogical mediations directed to them. In addition, the data showed that quality mediations work as compensatory in the schooling process of subjects with intellectual disability, providing the acquisition of scientific concepts and the development of higher psychological functions. However, it has become clear that it is not any kind of mediation that provides learning opportunities for people with intellectual disabilities. The research also presents the teaching conceptions about the policy of school inclusion, the historical-cultural perspective and its concepts. Finally, contemporary reflections on the schooling process of students with intellectual disabilities in the Baixada Fluminense are presented.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoSchool mediationIntellectual DisabilityHistorical-cultural perspectiveInclusive education policiesMediação pedagógicaDeficiência IntelectualPerspectiva históricoculturalPolíticas de educação inclusivaEducaçãoO que significa mediar o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual? Concepções e práticas docentesWhat does it mean to mediate the process of schooling of students with intellectual disabilities?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, M. C. B. F. de. Desenvolvimento de conceitos científicos em crianças com deficiência mental. 113f. Dissertação (Mestrado). 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description A presente dissertação vincula-se a linha de pesquisa: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) intitulado “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem”. Participam desse projeto três programas de Pós-Graduação, a saber: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Esta dissertação tem como objetivo analisar as múltiplas dimensões da inclusão escolar, nas interfaces entre as concepções docentes e os processos de mediação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, nas classes comuns de escolas da Baixada Fluminense. Para isso, os seguintes objetivos específicos foram delineados: analisar as concepções de mediação e inclusão escolar na perspectiva dos professores; identificar o nível de envolvimento dos alunos com deficiência intelectual e suas aprendizagens neste processo. Como fundamentação teórica, nos remetemos a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. A metodologia apoiou-se na perspectiva qualitativa por acreditarmos que pesquisas dessa envergadura nos possibilitam uma análise que considera as particularidades da realidade investigada. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação em sala de aula, a escala de envolvimento, entrevistas abertas e questionários semiestruturados. Para a análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo que nos permitiu relacionar os dados obtidos na pesquisa com o referencial teórico que norteia o estudo. Sob esses aspectos, após a análise dos dados, os resultados apontam que o nível de envolvimento dos sujeitos com deficiência intelectual nas atividades propostas está inteiramente relacionado com as mediações pedagógicas direcionadas aos mesmos. Além disso, os dados evidenciaram que as mediações de qualidade funcionam como compensatórias no processo de escolarização de sujeitos com deficiência intelectual, proporcionando a aquisição de conceitos científicos e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Contudo, ficou evidente que não é qualquer tipo de mediação que propicia possibilidades de aprendizagem para os sujeitos com deficiência intelectual. A pesquisa também apresenta as concepções docentes sobre a política de inclusão escolar, a perspectiva histórico-cultural e seus conceitos. Por fim, são apresentadas reflexões contemporâneas sobre o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual na Baixada Fluminense.
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