Capacitação para educadores de abrigo de crianças e adolescente: identificando representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Nilma Soares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14458
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo identificar as representações que os cuidadores/educadores de abrigos para crianças e adolescentes fazem sobre a capacitação e, refletir a respeito das simbolizações e interpretações criadas e partilhadas por esse grupo social. A capacitação apesar de estar prevista pela Política Nacional para crianças e adolescentes ainda provoca questionamentos pela falta de explicitação de como ou quando deve ser oferecida. Portanto, abre um vasto campo para conhecermos como os educadores têm interpretado, elaborado e compartilhado informações relacionadas ao tema capacitação pela perspectiva da psicossociologia de Serge Moscovici. De acordo com tal perspectiva, quando nos deparamos com fenômenos sociais em nosso dia a dia, produzimos um conhecimento que nos ajuda a dar sentido e significado a esse fenômeno. Mas, como alerta Moscovici, nem sempre fazemos isso sozinhos. Produzimos teorias do senso comum partilhadas e consensuadas em nosso grupo social. Portanto, é legítimo pensar que os educadores dos abrigos produzam representações sociais do que seja capacitação, sendo esse um fenômeno de seu cotidiano, mas ainda confuso e com informações dispersas que exigem uma apropriação coletiva. Sendo a capacitação atualmente uma etapa de reordenamento dos abrigos e percebendo as dificuldades de execução dessa prática no dia a dia é que entendemos a importância de estudar o processo de apropriação do tema capacitação pelo grupo de educadores sociais atuantes no Estado do Rio de Janeiro. A primeira etapa da pesquisa compreendeu um questionário exploratório com perguntas abertas e fechadas de forma a permitir uma aproximação do assunto. A associação livre foi uma técnica utilizada no questionário a partir de uma palavra indutora que trará os cognemas diretamente relacionados ao tema proposto. A análise das evocações foi feita pelo EVOC 2003® (Ensemble de programmes permettant l’analyse des evocations) e apontou como provável núcleo central elementos como: aprendizado, aprimoramento, conhecimento e estudo. O estudo de campo e análise de conteúdo aprofundaram o entendimento do estudo apontando para representações sociais positivas sobre a capacitação em sua importância na formação do profissional. Mas indica também que os educadores esperam que essa possa funcionar como um espaço de troca entre os educadores e de suporte para instrumentalizá-los nas intervenções cotidianas
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A capacitação apesar de estar prevista pela Política Nacional para crianças e adolescentes ainda provoca questionamentos pela falta de explicitação de como ou quando deve ser oferecida. Portanto, abre um vasto campo para conhecermos como os educadores têm interpretado, elaborado e compartilhado informações relacionadas ao tema capacitação pela perspectiva da psicossociologia de Serge Moscovici. De acordo com tal perspectiva, quando nos deparamos com fenômenos sociais em nosso dia a dia, produzimos um conhecimento que nos ajuda a dar sentido e significado a esse fenômeno. Mas, como alerta Moscovici, nem sempre fazemos isso sozinhos. Produzimos teorias do senso comum partilhadas e consensuadas em nosso grupo social. Portanto, é legítimo pensar que os educadores dos abrigos produzam representações sociais do que seja capacitação, sendo esse um fenômeno de seu cotidiano, mas ainda confuso e com informações dispersas que exigem uma apropriação coletiva. Sendo a capacitação atualmente uma etapa de reordenamento dos abrigos e percebendo as dificuldades de execução dessa prática no dia a dia é que entendemos a importância de estudar o processo de apropriação do tema capacitação pelo grupo de educadores sociais atuantes no Estado do Rio de Janeiro. A primeira etapa da pesquisa compreendeu um questionário exploratório com perguntas abertas e fechadas de forma a permitir uma aproximação do assunto. A associação livre foi uma técnica utilizada no questionário a partir de uma palavra indutora que trará os cognemas diretamente relacionados ao tema proposto. A análise das evocações foi feita pelo EVOC 2003® (Ensemble de programmes permettant l’analyse des evocations) e apontou como provável núcleo central elementos como: aprendizado, aprimoramento, conhecimento e estudo. O estudo de campo e análise de conteúdo aprofundaram o entendimento do estudo apontando para representações sociais positivas sobre a capacitação em sua importância na formação do profissional. Mas indica também que os educadores esperam que essa possa funcionar como um espaço de troca entre os educadores e de suporte para instrumentalizá-los nas intervenções cotidianasThis study aimed to identify the representations that educators shelters for children and teens do on enablement and reflection about the symbolization and interpretations created and shared by this social group. The training despite being scheduled by the National Policy for children and teenagers still provokes questions by the lack of explanation of how or when it should be offered . Therefore , opens a wide field to know how educators have interpreted , elaborated and shared information related to the training topic from the perspective of social psychology by Serge Moscovici. According to this perspective , when faced with social phenomena in our daily life , we produce knowledge that helps us to give meaning and significance to this phenomenon . But as alert Moscovici , not always do it alone . Make common sense theories shared and consensual in our social group . Therefore, it is legitimate to think that educators shelters produce social representations of what training , this being a phenomenon of their daily life, but still confused and scattered information requiring collective ownership . Being currently training a step of reordering the shelters and realizing the difficulties of implementing this practice in day to day is that we understand the importance of studying the process of appropriation of the theme by the group of active training educators in the state of Rio de Janeiro . The first stage of the study comprised an exploratory questionnaire with open and closed questions to allow an approximation of the subject . Free association is a technique used in the questionnaire from a word that will bring inducing cognemas directly related to the proposed topic . Analysing the replies was taken by EVOC ® 2003 ( Ensemble de programs permettant l' analyze des evocations ) and appointed as likely as core elements : learning, improvement , knowledge and study. The field study and content analysis deepened the understanding of the study pointing to positive social representations about its importance in training in professional training. But also indicates that educators hope that this can function as a space of exchange between educators and support instrumentalize them in everyday operationsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de Educaçãorepresentações sociaiscapacitação/treinamentoeducadores sociaissocial representationscapacity/trainingsocial educatorsEducaçãoCapacitação para educadores de abrigo de crianças e adolescente: identificando representações sociaisTraining for child and adolescent shelter educators: identifying social representationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbric, J.C. (1994). Praticas Socialis y Representaciones. México: Filosofia y Cultura Contemporânea. Abric, J. C. (1998). A abordagem estrutural das representações sociais. Em A. S.P. Moreira & D. C. Oliveira (Orgs.), Estudos interdisciplinares de representação social (pp. 27-38). Goiânia: AB. Altoé, S. (2008). 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description Este estudo teve como principal objetivo identificar as representações que os cuidadores/educadores de abrigos para crianças e adolescentes fazem sobre a capacitação e, refletir a respeito das simbolizações e interpretações criadas e partilhadas por esse grupo social. A capacitação apesar de estar prevista pela Política Nacional para crianças e adolescentes ainda provoca questionamentos pela falta de explicitação de como ou quando deve ser oferecida. Portanto, abre um vasto campo para conhecermos como os educadores têm interpretado, elaborado e compartilhado informações relacionadas ao tema capacitação pela perspectiva da psicossociologia de Serge Moscovici. De acordo com tal perspectiva, quando nos deparamos com fenômenos sociais em nosso dia a dia, produzimos um conhecimento que nos ajuda a dar sentido e significado a esse fenômeno. Mas, como alerta Moscovici, nem sempre fazemos isso sozinhos. Produzimos teorias do senso comum partilhadas e consensuadas em nosso grupo social. Portanto, é legítimo pensar que os educadores dos abrigos produzam representações sociais do que seja capacitação, sendo esse um fenômeno de seu cotidiano, mas ainda confuso e com informações dispersas que exigem uma apropriação coletiva. Sendo a capacitação atualmente uma etapa de reordenamento dos abrigos e percebendo as dificuldades de execução dessa prática no dia a dia é que entendemos a importância de estudar o processo de apropriação do tema capacitação pelo grupo de educadores sociais atuantes no Estado do Rio de Janeiro. A primeira etapa da pesquisa compreendeu um questionário exploratório com perguntas abertas e fechadas de forma a permitir uma aproximação do assunto. A associação livre foi uma técnica utilizada no questionário a partir de uma palavra indutora que trará os cognemas diretamente relacionados ao tema proposto. A análise das evocações foi feita pelo EVOC 2003® (Ensemble de programmes permettant l’analyse des evocations) e apontou como provável núcleo central elementos como: aprendizado, aprimoramento, conhecimento e estudo. O estudo de campo e análise de conteúdo aprofundaram o entendimento do estudo apontando para representações sociais positivas sobre a capacitação em sua importância na formação do profissional. Mas indica também que os educadores esperam que essa possa funcionar como um espaço de troca entre os educadores e de suporte para instrumentalizá-los nas intervenções cotidianas
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