Grafo e o problema do caminho mínimo: algoritmo e programação em Pascal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcílio Daniel de Castro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15511
Resumo: Este trabalho tem como objetivo trazer uma proposta de ensino para as turmas de ensino médio abordando um tópico específico da Teoria dos Grafos que trata de caminhos mínimos e dos Algoritmos de Dijkstra e Bellman-Ford utilizados para determiná-los. Como os algoritmos são algo abstrato, tendo grande importância quando transformados em um programa através de uma linguagem de programação, optou-se em trazer para o presente trabalho as noções da linguagem de Programação Pascal, linguagem de fácil compreensão para programadores iniciantes. Neste trabalho, os alunos terão contato com a linguagem de programação Pascal, conhecerão a origem e a importância da Teoria dos Grafos e terão acesso às noções básicas da teoria, pressupostos para o estudo dos caminhos mínimos, de seus algoritmos e dos programas em Pascal a eles relacionados. Foram propostas atividades relacionadas ao cotidiano dos alunos, com o fim de propiciar o domínio dos conceitos básicos tanto da linguagem de programação Pascal como da Teoria dos Grafos, em especial, dos algoritmos voltados para resolução dos problemas envolvendo caminhos mínimos. Espera-se, por fim, uma mudança comportamental do aluno na busca pelo novo, demonstrando a sua curiosidade em conhecer mais sobre a Teoria dos Grafos e fazendo uso do Pascal para criar seus próprios programas no auxílio de suas tarefas diárias.
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Como os algoritmos são algo abstrato, tendo grande importância quando transformados em um programa através de uma linguagem de programação, optou-se em trazer para o presente trabalho as noções da linguagem de Programação Pascal, linguagem de fácil compreensão para programadores iniciantes. Neste trabalho, os alunos terão contato com a linguagem de programação Pascal, conhecerão a origem e a importância da Teoria dos Grafos e terão acesso às noções básicas da teoria, pressupostos para o estudo dos caminhos mínimos, de seus algoritmos e dos programas em Pascal a eles relacionados. Foram propostas atividades relacionadas ao cotidiano dos alunos, com o fim de propiciar o domínio dos conceitos básicos tanto da linguagem de programação Pascal como da Teoria dos Grafos, em especial, dos algoritmos voltados para resolução dos problemas envolvendo caminhos mínimos. Espera-se, por fim, uma mudança comportamental do aluno na busca pelo novo, demonstrando a sua curiosidade em conhecer mais sobre a Teoria dos Grafos e fazendo uso do Pascal para criar seus próprios programas no auxílio de suas tarefas diárias.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work aims to bring a teaching proposal to high school classes addressing a specific topic of Graph Theory that deals with shortest paths and the Dijkstra and Bellman-Ford algorithms used to determine them. As algorithms are something abstract, having great importance when transformed into a program through a programming language, it was decided to bring to the present work notions of the Pascal programming language, a language of easy understanding for beginning programmers. In this work, students will have contact with the Pascal programming language, will know the origin and importance of Graph Theory and will have access to the theory's basic notion, presuppositions for the study of shortest paths, their algorithms and related Pascal programs. Activities related to the daily lives of students were proposed, in order to provide mastery of the basic concepts of both the Pascal programming language and Graph theory, in particular, algorithms aimed at solving problems involving shortest paths. Finally, a behavioral change in the student is expected in the search for the new, demonstrating their curiosity to know more about Graph Theory and making use of Pascal to create their own programs to help with their daily tasks.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasMatemáticaEnsino MédioTeoria dos GrafosCaminhos MínimosAlgoritmoPascalDijkstraBellman-FordMathematicsHigh SchoolGraphs TheoryShortest PathsAlgorithmMatemáticaGrafo e o problema do caminho mínimo: algoritmo e programação em PascalGraph and the shortest path problem: algorithm and programming in Pascalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; CUNHA, Gleicimar Gonçalves. Representações sociais do desenvolvimento humano. Psicologia: reflexão e crítica, 2003. 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