Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15204 |
Resumo: | A Responsabilidade Social Corporativa surgiu como resposta às crescentes exigências dos consumidores em relação às organizações e sua atuação no mercado. A implantação da Responsabilidade Social Corporativa fez com que a empresa fosse além de um agente econômico com a missão de produzir riqueza, também um agente social, um componente da sociedade que também deve prestar contas aos demais. Portanto, atualmente a empresa não pode apenas buscar a obtenção do lucro, deve também atentar-se às obrigações inerentes ao seu convívio com a sociedade, tais como a preservação ambiental, a criação e manutenção de empregos, a contribuição para a formação profissional, a qualidade dos bens e serviços, entre outras atividades que não estão legalmente assumidas, mas que são importantíssimas para a continuidade da empresa. A Responsabilidade Social Corporativa vem sendo utilizado por grandes corporações nos mais diversos setores e demonstra ser além de atuação ética e comprometida, também uma grande vantagem competitiva. |
id |
UFRRJ-1_e6c85e18b1d473163b5516803b56d380 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15204 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Guedes, Antonio Carlos de AlmeidaSouza, Marcos Aguiar de544.431.806-72http://lattes.cnpq.br/8330562093476420427.570.377-49http://lattes.cnpq.br/02943527426497622023-12-22T03:11:29Z2023-12-22T03:11:29Z2008-09-09GUEDES, Antonio Carlos de Almeida. Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15204A Responsabilidade Social Corporativa surgiu como resposta às crescentes exigências dos consumidores em relação às organizações e sua atuação no mercado. A implantação da Responsabilidade Social Corporativa fez com que a empresa fosse além de um agente econômico com a missão de produzir riqueza, também um agente social, um componente da sociedade que também deve prestar contas aos demais. Portanto, atualmente a empresa não pode apenas buscar a obtenção do lucro, deve também atentar-se às obrigações inerentes ao seu convívio com a sociedade, tais como a preservação ambiental, a criação e manutenção de empregos, a contribuição para a formação profissional, a qualidade dos bens e serviços, entre outras atividades que não estão legalmente assumidas, mas que são importantíssimas para a continuidade da empresa. A Responsabilidade Social Corporativa vem sendo utilizado por grandes corporações nos mais diversos setores e demonstra ser além de atuação ética e comprometida, também uma grande vantagem competitiva.The Corporate Social Responsibility started as a response to the consumers growing demands in relation to the corporations role and their performance in the market. The implementation of the Corporate Social Responsibility, allowed the company to go beyond its work as an economical agent with the mission of producing wealth, and to become itself a social agent, part of the society, which should also be accountable for the other. Therefore, nowadays the company cannot just look for the obtaining of the profit, but it should be aware to the obligations to its interaction with the society, such as the environmental preservation, the creation and maintenance of jobs, the contribution for the professional development, the quality of the goods and services, among other activities not legally assumed, but important for the continuity of the company as well. Thus, the Corporate Social Responsibility has been used by large corporations in several sectors of the economy and, in addition of having an ethical and committed performance, it is a great competitive advantage as well.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisresponsabilidade socialdesenvolvimento econômico e socialcidadania corporativaprogramas de responsabilidade socialsocial responsibilityeconomic and social developmentcorporate citizenshipprograms for social responsibilityEconomiaRepresentação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidorThe social representation of corporate social responsibility: the perspective of the consumerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60640/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/988Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Antonio Carlos de Almeida Guedes.pdf: 505445 bytes, checksum: b6b1c55bca3516d99a394491972c194a (MD5) Previous issue date: 2008-09-09info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2008 - Antonio Carlos de Almeida Guedes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3816https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/1/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf.jpg8010b0ac592ab7d2524dc6d6a33098bfMD51TEXT2008 - Antonio Carlos de Almeida Guedes.pdf.txtExtracted Texttext/plain124030https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/2/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf.txt0ed5b498de2964c51e5c88e9623b76fbMD52ORIGINAL2008 - Antonio Carlos de Almeida Guedes.pdfapplication/pdf506992https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/3/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdfada186119a6558ef92a5b13d40a0a133MD5320.500.14407/152042023-12-22 00:11:29.843oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:11:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The social representation of corporate social responsibility: the perspective of the consumer |
title |
Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor |
spellingShingle |
Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor Guedes, Antonio Carlos de Almeida responsabilidade social desenvolvimento econômico e social cidadania corporativa programas de responsabilidade social social responsibility economic and social development corporate citizenship programs for social responsibility Economia |
title_short |
Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor |
title_full |
Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor |
title_fullStr |
Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor |
title_full_unstemmed |
Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor |
title_sort |
Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor |
author |
Guedes, Antonio Carlos de Almeida |
author_facet |
Guedes, Antonio Carlos de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Antonio Carlos de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Marcos Aguiar de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
544.431.806-72 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8330562093476420 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
427.570.377-49 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0294352742649762 |
contributor_str_mv |
Souza, Marcos Aguiar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
responsabilidade social desenvolvimento econômico e social cidadania corporativa programas de responsabilidade social |
topic |
responsabilidade social desenvolvimento econômico e social cidadania corporativa programas de responsabilidade social social responsibility economic and social development corporate citizenship programs for social responsibility Economia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
social responsibility economic and social development corporate citizenship programs for social responsibility |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Economia |
description |
A Responsabilidade Social Corporativa surgiu como resposta às crescentes exigências dos consumidores em relação às organizações e sua atuação no mercado. A implantação da Responsabilidade Social Corporativa fez com que a empresa fosse além de um agente econômico com a missão de produzir riqueza, também um agente social, um componente da sociedade que também deve prestar contas aos demais. Portanto, atualmente a empresa não pode apenas buscar a obtenção do lucro, deve também atentar-se às obrigações inerentes ao seu convívio com a sociedade, tais como a preservação ambiental, a criação e manutenção de empregos, a contribuição para a formação profissional, a qualidade dos bens e serviços, entre outras atividades que não estão legalmente assumidas, mas que são importantíssimas para a continuidade da empresa. A Responsabilidade Social Corporativa vem sendo utilizado por grandes corporações nos mais diversos setores e demonstra ser além de atuação ética e comprometida, também uma grande vantagem competitiva. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-09-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T03:11:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T03:11:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUEDES, Antonio Carlos de Almeida. Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15204 |
identifier_str_mv |
GUEDES, Antonio Carlos de Almeida. Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/1/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/2/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/3/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8010b0ac592ab7d2524dc6d6a33098bf 0ed5b498de2964c51e5c88e9623b76fb ada186119a6558ef92a5b13d40a0a133 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108050264031232 |