As possibilidades de novos rumos para a educação formal na Ilha da Marambaia - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Olívia Chaves de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12457
Resumo: O presente trabalho objetiva revelar os resultados da pesquisa qualitativa, feita na Ilha da Marambaia, situada em Mangaratiba, litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetos de investigação a relação entre a população que lá reside - composta por descendentes de escravos do Comendador Breves, caiçaras e ex-alunos e funcionários da Escola Técnica de Pesca Darcy Vargas (1939 1970) - e a E. M. Levy Miranda, no que tange aos aspectos pedagógicos, aos anseios da comunidade, ao perfil da escola, às questões curriculares e às possibilidades de projeto educacional, associando os princípios da educação do campo e educação profissional. Este último foi acrescentado ao longo do trabalho de campo, sendo apontado como demanda para os jovens da comunidade. Partindo das hipóteses de que a escola municipal, da forma como vem trabalhando não resgata a cidadania e não interage com as especificidades da comunidade, a comunidade possui um perfil sócio- histórico-cultural, que lhe permite formular um projeto com base nos princípios da educação do campo para a escola local. A população é reconhecida oficialmente como remanescente de quilombo desde 2005, pela Fundação Cultural Palmares, utilizando-se de instrumentos legais que garantem os direitos de grupos específicos, a saber: o artigo 68 (ADCT) da Constituição Federal de 1988, a Convenção 169 OIT e o Decreto nº 4. 887 de 2003, tendo como características principais a combinação da pesca, com técnicas tradicionais caiçara, a pequena agricultura, o envolvimento na luta pela regularização das terras onde vivem e a preservação da história e cultura do grupo, pelos jovens. As entrevistas, observações participantes, pesquisas teórica e documental com as famílias de alunos da E. M. Levy Miranda e o presidente da associação de moradores, atores envolvidos no contexto educacional do Município, e conseqüentemente, da unidade escolar e dos profissionais ligados à educação, mostraram, por parte das famílias, a preocupação com o futuro de seus filhos com relação às condições e oportunidades de trabalho na própria Ilha, para que não tenham que continuar saindo, como fazem hoje, a que justifica, com base na experiência de educação profissional ocorrida na Escola Pesca, o anseio das famílias pelo retorno de um ensino profissional ligado ao setor da pesca, adequado à realidade da Marambaia. Por parte da escola e do sistema educacional, do qual faz parte, verificou-se a oferta da escolarização para educação infantil e ensino fundamental baseada em diretrizes curriculares homogêneas para todas as unidades, cujas conexões com a realidade local depende dos gestores locais. Isso, somado a outros fatores, contribui para a falta de estímulo aos estudos e para a saída dos jovens tanto da escola quanto da Ilha, em busca de outras oportunidades, representando alguns dos limites da educação formal na Ilha da Marambaia. A partir disso, forma identificadas possibilidades de um projeto que associe o ensino profissional, de acordo com a legislação vigente, com o E-tec Brasil e o Centro Vocacional Tecnológico, e os princípios da educação do campo, com a pedagogia da alternância, que atende as demandas por uma educação que re-signifique o espaço rural brasileiro.
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Levy Miranda, no que tange aos aspectos pedagógicos, aos anseios da comunidade, ao perfil da escola, às questões curriculares e às possibilidades de projeto educacional, associando os princípios da educação do campo e educação profissional. Este último foi acrescentado ao longo do trabalho de campo, sendo apontado como demanda para os jovens da comunidade. Partindo das hipóteses de que a escola municipal, da forma como vem trabalhando não resgata a cidadania e não interage com as especificidades da comunidade, a comunidade possui um perfil sócio- histórico-cultural, que lhe permite formular um projeto com base nos princípios da educação do campo para a escola local. A população é reconhecida oficialmente como remanescente de quilombo desde 2005, pela Fundação Cultural Palmares, utilizando-se de instrumentos legais que garantem os direitos de grupos específicos, a saber: o artigo 68 (ADCT) da Constituição Federal de 1988, a Convenção 169 OIT e o Decreto nº 4. 887 de 2003, tendo como características principais a combinação da pesca, com técnicas tradicionais caiçara, a pequena agricultura, o envolvimento na luta pela regularização das terras onde vivem e a preservação da história e cultura do grupo, pelos jovens. As entrevistas, observações participantes, pesquisas teórica e documental com as famílias de alunos da E. M. Levy Miranda e o presidente da associação de moradores, atores envolvidos no contexto educacional do Município, e conseqüentemente, da unidade escolar e dos profissionais ligados à educação, mostraram, por parte das famílias, a preocupação com o futuro de seus filhos com relação às condições e oportunidades de trabalho na própria Ilha, para que não tenham que continuar saindo, como fazem hoje, a que justifica, com base na experiência de educação profissional ocorrida na Escola Pesca, o anseio das famílias pelo retorno de um ensino profissional ligado ao setor da pesca, adequado à realidade da Marambaia. Por parte da escola e do sistema educacional, do qual faz parte, verificou-se a oferta da escolarização para educação infantil e ensino fundamental baseada em diretrizes curriculares homogêneas para todas as unidades, cujas conexões com a realidade local depende dos gestores locais. Isso, somado a outros fatores, contribui para a falta de estímulo aos estudos e para a saída dos jovens tanto da escola quanto da Ilha, em busca de outras oportunidades, representando alguns dos limites da educação formal na Ilha da Marambaia. A partir disso, forma identificadas possibilidades de um projeto que associe o ensino profissional, de acordo com a legislação vigente, com o E-tec Brasil e o Centro Vocacional Tecnológico, e os princípios da educação do campo, com a pedagogia da alternância, que atende as demandas por uma educação que re-signifique o espaço rural brasileiro.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThe present job aims to reveal the results of the quality research, taken in Marambaia Island, located in Mangaratiba, south coast of Rio de Janeiro State, using as investigation objects the relation between the people who live there compounded by slave descendants from Breves Commander, caiçaras and former students and workers of The Fishing Technical School Darcy Vargas (1039-1970) and E. M. Levy Miranda, concerning pedagogic aspects, the community wishes, the school profile, curriculum issues and educational project possibilities, associating the field education principles and professional education. This last one has been added through the field work, being pointed as demand to the community young people. Assuming hypothesis that the district school, in the way that it has been working, does not rescue citizenship and does not interact with the community specificities. And that the community has a cultural social historic profile that permits formulates a project based in the field education principles to the local school. The population is recognized oficcially as remaining of the quilombo since 2005 by Palmares Cultural Foundation, using legal instruments that guarantee the rights of specific groups, such as: article 68 (ADTC) from Federal Constitution 1988, the Convention 169 OIT and Decree nº 4.887, 2003, having as principal features the combination of fishing, with traditional caiçara techniques, the small agriculture, the involvement in the fight for regularization of lands where they live and the preservation of history and culture of the group by the young people. The interviews, participants observations, documental and theoric research with the families of E.M. Levy Miranda students and the president of residents association, actors involved in the educational context of the District and therefore the school unity and professionals linked to education, have shown, considering families, the preoccupation with their children s future in relation to conditions and oportunities of work in the island, so that they do not need to leave it, as they do today, that justifies, based in the experience of professional education with Fishing School, the wishes of the families for a return of a professional teaching connected to the fishing sector, suitable to Marambaia reality. By the school and the educational system, we verify that the offer of schooling with children education and fundamental teaching based in homogeneous curricular guideline for all the unities, which connections with the local reality depend on local managers. And, therefore, summed to other factors contribute to the lacking of stimulus to studies and to the departure of young people from the school as well as the Island, in search for other opportunities, representing some formal education limits in Marambaia Island. From this point the possibilities of a partnership between the the E-tec Brasil and Technological Vocational Center, have been identified, according to the law, in a project that associates the professional teaching and the field education principles, with pedagogy interchange, that meets the demands for an education that re-signifies the Brazilian rural space.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducação agrícolaeducação profissionaleducação do campoIlha da Marambaiaprojetoagricultural educationprofessional educationfield educationIslandProjectEducaçãoAs possibilidades de novos rumos para a educação formal na Ilha da Marambaia - RJThe possibilities of new directions to the formal education in Marambaia Island - RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3644/2009%20-%20Olivia%20Chaves%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17772/2009%20-%20Olivia%20Chaves%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24122/2009%20-%20Olivia%20Chaves%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30497/2009%20-%20Olivia%20Chaves%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36857/2009%20-%20Olivia%20Chaves%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43209/2009%20-%20Olivia%20Chaves%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49609/2009%20-%20Olivia%20Chaves%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56028/2009%20-%20Olivia%20Chaves%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/138Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:35Z (GMT). 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