Gestão comercial e relacionamento com fornecedores numa rede associativista de supermercados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15073 |
Resumo: | A participação em redes associativistas é uma estratégia adotada pelo setor supermercadista que está em amplo crescimento em todo o país, com o propósito de superar os bloqueios legais e a burocracia, além de conquistar importantes benefícios, como custos compartilhados, operações conjuntas, ações de marketing, variedade do mix de produtos, entre outras vantagens. Por meio de um estudo de caso busca-se produzir um conhecimento para utilização prática, direcionado à solução de problemas específicos relacionados aos associados da rede Alfa, uma rede associativista de supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com executivos de indústrias e atacados, que possuem posição de destaque entre os fornecedores da rede focalizada. O objetivo geral consistiu em mostrar a análise desses fornecedores sobre a estratégia de compras da rede Alfa, incluindo o relacionamento com a central de compras e com os associados. A revisão teórica baseou-se em estudos sobre potencialidades e desafios encontrados no relacionamento comercial entre fornecedores e redes associativistas de supermercados. Dessa forma, foi possível constatar que as organizações devem promover parcerias para um trabalho associado, para que os associados obtenham maior agilidade e flexibilidade em seus processos diante das grandes organizações, alcançando a possibilidade de competir com mais igualdade. Atestou-se, também, que a rede associativista possui deveres e obrigações, e que quesitos como confiança e troca de informações (comunicação) são essenciais para o sucesso da relação. |
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Rocha, André Portes daFerreira, Marcelo Sales080151197-66http://lattes.cnpq.br/8194523141613358Oliveira, Murilo Alvarenga deOliveira, Gustavo Lopes012416767-81http://lattes.cnpq.br/33766580194682222023-12-22T03:10:08Z2023-12-22T03:10:08Z2018-05-25Rocha, André Portes da. Gestão comercial e relacionamento com fornecedores numa rede associativista de supermercados. 2018. [77 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15073A participação em redes associativistas é uma estratégia adotada pelo setor supermercadista que está em amplo crescimento em todo o país, com o propósito de superar os bloqueios legais e a burocracia, além de conquistar importantes benefícios, como custos compartilhados, operações conjuntas, ações de marketing, variedade do mix de produtos, entre outras vantagens. Por meio de um estudo de caso busca-se produzir um conhecimento para utilização prática, direcionado à solução de problemas específicos relacionados aos associados da rede Alfa, uma rede associativista de supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com executivos de indústrias e atacados, que possuem posição de destaque entre os fornecedores da rede focalizada. O objetivo geral consistiu em mostrar a análise desses fornecedores sobre a estratégia de compras da rede Alfa, incluindo o relacionamento com a central de compras e com os associados. A revisão teórica baseou-se em estudos sobre potencialidades e desafios encontrados no relacionamento comercial entre fornecedores e redes associativistas de supermercados. Dessa forma, foi possível constatar que as organizações devem promover parcerias para um trabalho associado, para que os associados obtenham maior agilidade e flexibilidade em seus processos diante das grandes organizações, alcançando a possibilidade de competir com mais igualdade. Atestou-se, também, que a rede associativista possui deveres e obrigações, e que quesitos como confiança e troca de informações (comunicação) são essenciais para o sucesso da relação.Participation in associative networks is a strategy adopted by the supermarket sector that is growing widely throughout the country, with the purpose of overcoming legal blockades and bureaucracy, in addition to gaining important benefits such as shared costs, joint operations, marketing actions, variety of product mix, among other advantages. A case study seeks to produce a knowledge for practical use, aimed at solving specific problems related to the associates of the Alfa network, an association network of supermarkets in the State of Rio de Janeiro. Semi-structured interviews were carried out with executives from industries and wholesalers, who hold a prominent position among the suppliers of the focused network. The overall objective was to show the analysis of these suppliers on the purchasing strategy of the Alfa network, including the relationship with the purchasing center and the associates. The theoretical review was based on studies about potentialities and challenges found in the commercial relationship between suppliers and supermarket associative networks. In this way, it was possible to verify that the organizations should promote partnerships for an associated work, so that the associates obtain greater agility and flexibility in their processes before the big organizations, reaching the possibility of competing with more equality. It was also verified that the associative network has duties and obligations, and that issues such as trust and information exchange (communication) are essential for the success of the relationship.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasRelacionamento ComercialRede AssociativistaGestão e EstratégiaCommercial RelationshipNetwork AssociativistManagement and StrategyAdministraçãoGestão comercial e relacionamento com fornecedores numa rede associativista de supermercadosCommercial management and relationship with suppliers in an associative network of supermarketsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis71 REFERÊNCIAS ABRAS, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS. Cinquenta anos de supermercados no Brasil. São Paulo: Informe Comunicação, 2017. 234p. ABRAS, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS. Quarenta anos de supermercados no Brasil. 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A participação em redes associativistas é uma estratégia adotada pelo setor supermercadista que está em amplo crescimento em todo o país, com o propósito de superar os bloqueios legais e a burocracia, além de conquistar importantes benefícios, como custos compartilhados, operações conjuntas, ações de marketing, variedade do mix de produtos, entre outras vantagens. Por meio de um estudo de caso busca-se produzir um conhecimento para utilização prática, direcionado à solução de problemas específicos relacionados aos associados da rede Alfa, uma rede associativista de supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com executivos de indústrias e atacados, que possuem posição de destaque entre os fornecedores da rede focalizada. O objetivo geral consistiu em mostrar a análise desses fornecedores sobre a estratégia de compras da rede Alfa, incluindo o relacionamento com a central de compras e com os associados. A revisão teórica baseou-se em estudos sobre potencialidades e desafios encontrados no relacionamento comercial entre fornecedores e redes associativistas de supermercados. Dessa forma, foi possível constatar que as organizações devem promover parcerias para um trabalho associado, para que os associados obtenham maior agilidade e flexibilidade em seus processos diante das grandes organizações, alcançando a possibilidade de competir com mais igualdade. Atestou-se, também, que a rede associativista possui deveres e obrigações, e que quesitos como confiança e troca de informações (comunicação) são essenciais para o sucesso da relação. |
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