Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12361 |
Resumo: | Neste trabalho, buscamos uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em Matemática, por meio de Resoluções de Problemas, por acreditarmos que esse processo utiliza o que o homem já tem nato: a imaginação. Esta metodologia procura motivar o processo de ensino-aprendizagem em Matemática por meio da interdisciplinaridade. Discutimos o desenvolvimento da educação e, por meio de uma pesquisa realizada junto a alunos de escolas públicas estaduais e do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- CTUR, tentamos traçar a postura desses alunos em relação a este processo de ensino-aprendizagem. E, como complementos deste trabalho, apresentamos alguns problemas e sugestões de tratamento dos mesmos junto aos alunos. |
id |
UFRRJ-1_fe8455f83689b3a716ddd8a92c0eb4ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12361 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, AlmirMoretti, Alba Regina062.293.308-65http://lattes.cnpq.br/6851249342245429609.763.497-872023-12-22T02:06:29Z2023-12-22T02:06:29Z2007-04-12NUNES, Almir. Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática. 2007, 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2007.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12361Neste trabalho, buscamos uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em Matemática, por meio de Resoluções de Problemas, por acreditarmos que esse processo utiliza o que o homem já tem nato: a imaginação. Esta metodologia procura motivar o processo de ensino-aprendizagem em Matemática por meio da interdisciplinaridade. Discutimos o desenvolvimento da educação e, por meio de uma pesquisa realizada junto a alunos de escolas públicas estaduais e do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- CTUR, tentamos traçar a postura desses alunos em relação a este processo de ensino-aprendizagem. E, como complementos deste trabalho, apresentamos alguns problemas e sugestões de tratamento dos mesmos junto aos alunos.In this work we looked for a reflection on the teaching-learning process in mathematics, through Resolutions of Problems, for we believe this process uses what the man had already born with: the imagination. This methodology tries to motivate the teaching- learning process in mathematics using mathematics relations with other areas. We discussed the development of the education and, through a research carried out with the students of state public schools and the Technical School of the Rural Federal University of Rio de Janeiro - CTUR, we tried to draw students' posture in relation to this teaching-learning process. And, as complement of this work, we dealt with some problems and found solutions with the students, and presented suggestions for new ways of working with new problems.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiamatemáticaresolução de problemasmetodologiaensino-aprendizagemeducação agrícola.mathematicsresolutions of problemsmethodologyteaching-learningagricultural educationEducaçãoResolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da MatemáticaProblem solving: a present, dynamic approach for Mathematics teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3531/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17564/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23890/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30284/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36682/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43034/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49434/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55886/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/77Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Almir Nunes.pdf: 361679 bytes, checksum: d00fc90132a60dea0cd4dcbe69512e0a (MD5) Previous issue date: 2007-04-12info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2007 - Almir Nunes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/1/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2007 - Almir Nunes.pdf.txtExtracted Texttext/plain198548https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/2/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.txt21d1c10998839a7230e20cb03c14eb47MD52ORIGINAL2007 - Almir Nunes.pdfapplication/pdf361663https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/3/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdfc96fd43c9267b0cd00ae9bb61ff3d908MD5320.500.14407/123612023-12-21 23:06:29.419oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:06:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Problem solving: a present, dynamic approach for Mathematics teaching |
title |
Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática |
spellingShingle |
Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática Nunes, Almir matemática resolução de problemas metodologia ensino-aprendizagem educação agrícola. mathematics resolutions of problems methodology teaching-learning agricultural education Educação |
title_short |
Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática |
title_full |
Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática |
title_fullStr |
Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática |
title_sort |
Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática |
author |
Nunes, Almir |
author_facet |
Nunes, Almir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Almir |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moretti, Alba Regina |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
062.293.308-65 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6851249342245429 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
609.763.497-87 |
contributor_str_mv |
Moretti, Alba Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
matemática resolução de problemas metodologia ensino-aprendizagem educação agrícola. |
topic |
matemática resolução de problemas metodologia ensino-aprendizagem educação agrícola. mathematics resolutions of problems methodology teaching-learning agricultural education Educação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
mathematics resolutions of problems methodology teaching-learning agricultural education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
description |
Neste trabalho, buscamos uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em Matemática, por meio de Resoluções de Problemas, por acreditarmos que esse processo utiliza o que o homem já tem nato: a imaginação. Esta metodologia procura motivar o processo de ensino-aprendizagem em Matemática por meio da interdisciplinaridade. Discutimos o desenvolvimento da educação e, por meio de uma pesquisa realizada junto a alunos de escolas públicas estaduais e do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- CTUR, tentamos traçar a postura desses alunos em relação a este processo de ensino-aprendizagem. E, como complementos deste trabalho, apresentamos alguns problemas e sugestões de tratamento dos mesmos junto aos alunos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T02:06:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T02:06:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES, Almir. Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática. 2007, 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12361 |
identifier_str_mv |
NUNES, Almir. Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática. 2007, 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2007. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Agronomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/1/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/2/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/3/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c1280dca4077478b5fad29883580c72 21d1c10998839a7230e20cb03c14eb47 c96fd43c9267b0cd00ae9bb61ff3d908 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810107951902359552 |