Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Almir
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12361
Resumo: Neste trabalho, buscamos uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em Matemática, por meio de Resoluções de Problemas, por acreditarmos que esse processo utiliza o que o homem já tem nato: a imaginação. Esta metodologia procura motivar o processo de ensino-aprendizagem em Matemática por meio da interdisciplinaridade. Discutimos o desenvolvimento da educação e, por meio de uma pesquisa realizada junto a alunos de escolas públicas estaduais e do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- CTUR, tentamos traçar a postura desses alunos em relação a este processo de ensino-aprendizagem. E, como complementos deste trabalho, apresentamos alguns problemas e sugestões de tratamento dos mesmos junto aos alunos.
id UFRRJ-1_fe8455f83689b3a716ddd8a92c0eb4ec
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12361
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Nunes, AlmirMoretti, Alba Regina062.293.308-65http://lattes.cnpq.br/6851249342245429609.763.497-872023-12-22T02:06:29Z2023-12-22T02:06:29Z2007-04-12NUNES, Almir. Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática. 2007, 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2007.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12361Neste trabalho, buscamos uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em Matemática, por meio de Resoluções de Problemas, por acreditarmos que esse processo utiliza o que o homem já tem nato: a imaginação. Esta metodologia procura motivar o processo de ensino-aprendizagem em Matemática por meio da interdisciplinaridade. Discutimos o desenvolvimento da educação e, por meio de uma pesquisa realizada junto a alunos de escolas públicas estaduais e do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- CTUR, tentamos traçar a postura desses alunos em relação a este processo de ensino-aprendizagem. E, como complementos deste trabalho, apresentamos alguns problemas e sugestões de tratamento dos mesmos junto aos alunos.In this work we looked for a reflection on the teaching-learning process in mathematics, through Resolutions of Problems, for we believe this process uses what the man had already born with: the imagination. This methodology tries to motivate the teaching- learning process in mathematics using mathematics relations with other areas. We discussed the development of the education and, through a research carried out with the students of state public schools and the Technical School of the Rural Federal University of Rio de Janeiro - CTUR, we tried to draw students' posture in relation to this teaching-learning process. And, as complement of this work, we dealt with some problems and found solutions with the students, and presented suggestions for new ways of working with new problems.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiamatemáticaresolução de problemasmetodologiaensino-aprendizagemeducação agrícola.mathematicsresolutions of problemsmethodologyteaching-learningagricultural educationEducaçãoResolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da MatemáticaProblem solving: a present, dynamic approach for Mathematics teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3531/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17564/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23890/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30284/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36682/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43034/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49434/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55886/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/77Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Almir Nunes.pdf: 361679 bytes, checksum: d00fc90132a60dea0cd4dcbe69512e0a (MD5) Previous issue date: 2007-04-12info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2007 - Almir Nunes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/1/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2007 - Almir Nunes.pdf.txtExtracted Texttext/plain198548https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/2/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.txt21d1c10998839a7230e20cb03c14eb47MD52ORIGINAL2007 - Almir Nunes.pdfapplication/pdf361663https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/3/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdfc96fd43c9267b0cd00ae9bb61ff3d908MD5320.500.14407/123612023-12-21 23:06:29.419oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:06:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Problem solving: a present, dynamic approach for Mathematics teaching
title Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática
spellingShingle Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática
Nunes, Almir
matemática
resolução de problemas
metodologia
ensino-aprendizagem
educação agrícola.
mathematics
resolutions of problems
methodology
teaching-learning
agricultural education
Educação
title_short Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática
title_full Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática
title_fullStr Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática
title_full_unstemmed Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática
title_sort Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática
author Nunes, Almir
author_facet Nunes, Almir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Almir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moretti, Alba Regina
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 062.293.308-65
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6851249342245429
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 609.763.497-87
contributor_str_mv Moretti, Alba Regina
dc.subject.por.fl_str_mv matemática
resolução de problemas
metodologia
ensino-aprendizagem
educação agrícola.
topic matemática
resolução de problemas
metodologia
ensino-aprendizagem
educação agrícola.
mathematics
resolutions of problems
methodology
teaching-learning
agricultural education
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv mathematics
resolutions of problems
methodology
teaching-learning
agricultural education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Neste trabalho, buscamos uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em Matemática, por meio de Resoluções de Problemas, por acreditarmos que esse processo utiliza o que o homem já tem nato: a imaginação. Esta metodologia procura motivar o processo de ensino-aprendizagem em Matemática por meio da interdisciplinaridade. Discutimos o desenvolvimento da educação e, por meio de uma pesquisa realizada junto a alunos de escolas públicas estaduais e do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- CTUR, tentamos traçar a postura desses alunos em relação a este processo de ensino-aprendizagem. E, como complementos deste trabalho, apresentamos alguns problemas e sugestões de tratamento dos mesmos junto aos alunos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Almir. Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática. 2007, 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12361
identifier_str_mv NUNES, Almir. Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática. 2007, 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2007.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/1/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/2/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12361/3/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
21d1c10998839a7230e20cb03c14eb47
c96fd43c9267b0cd00ae9bb61ff3d908
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107951902359552