Programas de permanência do aluno na educação agrícola profissional da rede federal: um estudo de caso no IFRR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Roberto de Queiroz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12140
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR com 219 (duzentos e dezenove alunos) dos cursos técnicos: agricultura e agropecuária ambos integrados ao ensino médio, 01 (um) Reitor Pro Tempore do IFRR, 01 (um) Diretor Geral, 01 (um) Diretor de Ensino, 01 (um) Coordenador de Curso, todos do Campus Novo Paraíso; 01 (um) Diretor Geral, 01 (um) Diretor de Ensino, 01 (um) Coordenador de Curso, todos do Campus Amajari e 02 pedagogos, compondo desta forma o público alvo. No caso do Instituto Federal de Roraima, a sua expansão está ocorrendo de modo significativo para a zona rural, com oferta de cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária, uma vez que os produtores rurais necessitam de profissionais com conhecimento técnico para favorecer o desenvolvimento local considerando os arranjos produtivos locais. Ocorre que a permanência do estudante até a conclusão do seu ensino agrícola fica prejudicada pelo abandono do curso, tornando-se uma questão que inquieta a gestão das unidades agrícolas do IFRR, surgindo assim um problema, que deve ser investigado, para que a utilização dos recursos disponíveis seja direcionada a corrigir este êxodo escolar. Portanto, esta pesquisa pretende apresentar um estudo que demonstre a) quais são programas de Assistência Estudantil que estão disponíveis na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, consoante ao Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010; b) qual o nível de compreensão para utilização destes programas por parte da Direção Geral dos campi agrícolas do IFRR; c) analisar a contribuição da Assistência Estudantil na vida acadêmica dos discentes; d) ouvir dos alunos quais os fatores que atraem e aqueles que os afastam da instituição; e) consequentemente apontar sugestões que favoreçam a permanência do estudante da Educação Agrícola na instituição até o término de seu curso auxiliando assim no processo de decisão dos Gestores de unidades agrícolas do IFRR
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12140Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR com 219 (duzentos e dezenove alunos) dos cursos técnicos: agricultura e agropecuária ambos integrados ao ensino médio, 01 (um) Reitor Pro Tempore do IFRR, 01 (um) Diretor Geral, 01 (um) Diretor de Ensino, 01 (um) Coordenador de Curso, todos do Campus Novo Paraíso; 01 (um) Diretor Geral, 01 (um) Diretor de Ensino, 01 (um) Coordenador de Curso, todos do Campus Amajari e 02 pedagogos, compondo desta forma o público alvo. No caso do Instituto Federal de Roraima, a sua expansão está ocorrendo de modo significativo para a zona rural, com oferta de cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária, uma vez que os produtores rurais necessitam de profissionais com conhecimento técnico para favorecer o desenvolvimento local considerando os arranjos produtivos locais. Ocorre que a permanência do estudante até a conclusão do seu ensino agrícola fica prejudicada pelo abandono do curso, tornando-se uma questão que inquieta a gestão das unidades agrícolas do IFRR, surgindo assim um problema, que deve ser investigado, para que a utilização dos recursos disponíveis seja direcionada a corrigir este êxodo escolar. Portanto, esta pesquisa pretende apresentar um estudo que demonstre a) quais são programas de Assistência Estudantil que estão disponíveis na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, consoante ao Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010; b) qual o nível de compreensão para utilização destes programas por parte da Direção Geral dos campi agrícolas do IFRR; c) analisar a contribuição da Assistência Estudantil na vida acadêmica dos discentes; d) ouvir dos alunos quais os fatores que atraem e aqueles que os afastam da instituição; e) consequentemente apontar sugestões que favoreçam a permanência do estudante da Educação Agrícola na instituição até o término de seu curso auxiliando assim no processo de decisão dos Gestores de unidades agrícolas do IFRRThis research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima - IFRR with 219 (two hundred and nineteen students) technical courses: agriculture and farming both integrated into the high school, 01 (a) Rector Pro Tempore of IFRR, 01 ( a) Director General, 01 (a) Director of Education, 01 (a) Course Coordinator, all of Campus New Paradise; 01 (a) Director General, 01 (a) Director of Education, 01 (a) Course Coordinator, all Campus Amajari and 02 teachers, thus composing the target audience. In the case of the Federal Institute of Roraima, its expansion is occurring significantly to the countryside, offering technical courses in Agriculture and Livestock, since farmers need professionals with technical knowledge to foster local development considering the local clusters. It happens that the permanence of the student until the completion of its agricultural education is hampered by the abandonment of the course, becoming a question that troubled the management of the farms IFRR, thus resulting in a problem that should be investigated, so that the use of available resources be directed to correct this exodus school. Therefore, this research aims to present a study that shows a) what are Student assistance programs that are available in the Federal Network of Technological Education, according to Decree nº. 7234, of July 19, 2010, b) what level of understanding for use of these programs by the Director General of the agricultural campuses IFRR c) analyzing the contribution of Student Assistance in the academic life of students, d) hear the students what factors attract and those who deviate from the institution, and) consequently point suggestions that favor the permanence Student of Agricultural Education at the institution until the end of your course thereby assisting in decision making of managers of agricultural units IFRRapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaAssistência EstudantilPNAESPermanênciaIFRRStudent AssistancePermanenceEducaçãoProgramas de permanência do aluno na educação agrícola profissional da rede federal: um estudo de caso no IFRRStudent programs remain in agricultural education professional federal network: a case study in IFRRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, N. 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description Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR com 219 (duzentos e dezenove alunos) dos cursos técnicos: agricultura e agropecuária ambos integrados ao ensino médio, 01 (um) Reitor Pro Tempore do IFRR, 01 (um) Diretor Geral, 01 (um) Diretor de Ensino, 01 (um) Coordenador de Curso, todos do Campus Novo Paraíso; 01 (um) Diretor Geral, 01 (um) Diretor de Ensino, 01 (um) Coordenador de Curso, todos do Campus Amajari e 02 pedagogos, compondo desta forma o público alvo. No caso do Instituto Federal de Roraima, a sua expansão está ocorrendo de modo significativo para a zona rural, com oferta de cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária, uma vez que os produtores rurais necessitam de profissionais com conhecimento técnico para favorecer o desenvolvimento local considerando os arranjos produtivos locais. Ocorre que a permanência do estudante até a conclusão do seu ensino agrícola fica prejudicada pelo abandono do curso, tornando-se uma questão que inquieta a gestão das unidades agrícolas do IFRR, surgindo assim um problema, que deve ser investigado, para que a utilização dos recursos disponíveis seja direcionada a corrigir este êxodo escolar. Portanto, esta pesquisa pretende apresentar um estudo que demonstre a) quais são programas de Assistência Estudantil que estão disponíveis na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, consoante ao Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010; b) qual o nível de compreensão para utilização destes programas por parte da Direção Geral dos campi agrícolas do IFRR; c) analisar a contribuição da Assistência Estudantil na vida acadêmica dos discentes; d) ouvir dos alunos quais os fatores que atraem e aqueles que os afastam da instituição; e) consequentemente apontar sugestões que favoreçam a permanência do estudante da Educação Agrícola na instituição até o término de seu curso auxiliando assim no processo de decisão dos Gestores de unidades agrícolas do IFRR
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