Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Filho, Arnaldo de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15171
Resumo: As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliadas à educação têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o Centro de Estudo de Pessoal (CEP), visando adequar-se a tal realidade, reestruturou a área pedagógica e de informática, para atender a sua força de trabalho e a sociedade, ofertando cursos semipresenciais e a distância. O presente estudo de caso, com base no método Yin (2001), focalizou o CEP, tendo por objetivo contribuir para EaD como um meio de educação democrática através do estudo de uma organização militar com tradição e excelência na condução desse tipo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi quantitativa para identificar as dificuldades, processos, cuidados e procedimentos e qualitativa para identificar as razões que levam a bom termo a democratização do ensino-aprendizagem através da EaD, num país de dimensões continentais como o Brasil. Propõe-se como metodologia de estudo pesquisa bibliográfica e descritiva, questionários e entrevistas. As respostas abertas respondidas durante as entrevistas e por meio dos questionários foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo de GRACE (1978) e BARDIN (1979). As perguntas fechadas foram examinadas através de percentagens. Por fim, os principais resultados revelados pela pesquisa foram: que a EaD é uma modalidade inclusiva e democrática, de grande alcance, mas que não substitui o ensino presencial, tem a tecnologia de informação e comunicação como a maior aliada, bem como é a educação do futuro por atender as exigências do mundo moderno, onde educar transformando pessoas constitui-se em um diferencial competitivo.
id UFRRJ-1_ffe61039a3fd5b50c5aab12000b4d344
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15171
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Carvalho Filho, Arnaldo deSouza Neto, Silvestre Prado deCPF:31848109768http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723056Y4CPF:95819568753http://lattes.cnpq.br/89122295779513442023-12-22T03:11:09Z2023-12-22T03:11:09Z2006-02-22CARVALHO FILHO, Arnaldo de. Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15171As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliadas à educação têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o Centro de Estudo de Pessoal (CEP), visando adequar-se a tal realidade, reestruturou a área pedagógica e de informática, para atender a sua força de trabalho e a sociedade, ofertando cursos semipresenciais e a distância. O presente estudo de caso, com base no método Yin (2001), focalizou o CEP, tendo por objetivo contribuir para EaD como um meio de educação democrática através do estudo de uma organização militar com tradição e excelência na condução desse tipo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi quantitativa para identificar as dificuldades, processos, cuidados e procedimentos e qualitativa para identificar as razões que levam a bom termo a democratização do ensino-aprendizagem através da EaD, num país de dimensões continentais como o Brasil. Propõe-se como metodologia de estudo pesquisa bibliográfica e descritiva, questionários e entrevistas. As respostas abertas respondidas durante as entrevistas e por meio dos questionários foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo de GRACE (1978) e BARDIN (1979). As perguntas fechadas foram examinadas através de percentagens. Por fim, os principais resultados revelados pela pesquisa foram: que a EaD é uma modalidade inclusiva e democrática, de grande alcance, mas que não substitui o ensino presencial, tem a tecnologia de informação e comunicação como a maior aliada, bem como é a educação do futuro por atender as exigências do mundo moderno, onde educar transformando pessoas constitui-se em um diferencial competitivo.New Information and Communication Technologies (ICT) allied to the education have favoured the teaching-learning process. In this context, the Personnel Studying Centre (CEP, as it is called in Brazil) aimed at adapting itself to such a reality, and attending both the work force and the society as a whole. O CEP has restructured its pedagogical and computer science areas, and offered distance teaching, without ignoring its face-toface learning-teaching courses. This study has focused upon the CEP, for it has already tradition and excellence in providing distance education courses. Its methodological approaches were quantitative and qualitative. The former has identified the difficulties, processes and pedagogical procedures used, and the latter has identified the main reasons which have lead to an effective democratization of teaching-learning through distance education, especially in a large country such as Brazil. Bibliographical and descriptive researches have been carried out by using the Yin Method. Also, questionnaires and interviews have been applied, whose answers to the open questions were analysed by using the technique of content analysis (GRACE, 1978; BARDIN 1979). Closed questions were analysed by means of percentages. The main findings were: distance education is an inclusive and democratic approach, being of a great range, however, it does not yet substitute the face-to-face education; information technology and communication are the distance education better allies; it is an education for the future for it responds to the modern world s demands, and helps people to become competitive professionals. This study hopes to contribute to the evaluation of the advantages of distance education courses, as they are offered by the CEP, a competent military and educational organization.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaistecnologias de informação e comunicaçãodemocratização da educaçãoinclusão digital.distance educationinformation and communication technologiesdemocratic educationdigital inclusionAdministraçãoEducação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de JaneiroDistance education: the experience in military organization with base in Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60592/2006%20-%20Arnaldo%20de%20Carvalho%20Filho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/975Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Arnaldo de Carvalho Filho.pdf: 1256992 bytes, checksum: e5e63d27f0f1db267d2a8dfc8cdd1020 (MD5) Previous issue date: 2006-02-22info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2006 - Arnaldo de Carvalho Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15171/1/2006%20-%20Arnaldo%20de%20Carvalho%20Filho.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2006 - Arnaldo de Carvalho Filho.pdf.txtExtracted Texttext/plain380890https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15171/2/2006%20-%20Arnaldo%20de%20Carvalho%20Filho.pdf.txt31c2718b8312e0d7b8317ad146284da5MD52ORIGINAL2006 - Arnaldo de Carvalho Filho.pdfapplication/pdf1272321https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15171/3/2006%20-%20Arnaldo%20de%20Carvalho%20Filho.pdfbd55a07e45df2dfc7acf80a046b09a68MD5320.500.14407/151712023-12-22 00:11:09.575oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15171Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:11:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Distance education: the experience in military organization with base in Rio de Janeiro
title Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro
spellingShingle Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro
Carvalho Filho, Arnaldo de
tecnologias de informação e comunicação
democratização da educação
inclusão digital.
distance education
information and communication technologies
democratic education
digital inclusion
Administração
title_short Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro
title_full Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro
title_fullStr Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro
title_sort Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro
author Carvalho Filho, Arnaldo de
author_facet Carvalho Filho, Arnaldo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Filho, Arnaldo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza Neto, Silvestre Prado de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:31848109768
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723056Y4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:95819568753
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8912229577951344
contributor_str_mv Souza Neto, Silvestre Prado de
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias de informação e comunicação
democratização da educação
inclusão digital.
topic tecnologias de informação e comunicação
democratização da educação
inclusão digital.
distance education
information and communication technologies
democratic education
digital inclusion
Administração
dc.subject.eng.fl_str_mv distance education
information and communication technologies
democratic education
digital inclusion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliadas à educação têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o Centro de Estudo de Pessoal (CEP), visando adequar-se a tal realidade, reestruturou a área pedagógica e de informática, para atender a sua força de trabalho e a sociedade, ofertando cursos semipresenciais e a distância. O presente estudo de caso, com base no método Yin (2001), focalizou o CEP, tendo por objetivo contribuir para EaD como um meio de educação democrática através do estudo de uma organização militar com tradição e excelência na condução desse tipo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi quantitativa para identificar as dificuldades, processos, cuidados e procedimentos e qualitativa para identificar as razões que levam a bom termo a democratização do ensino-aprendizagem através da EaD, num país de dimensões continentais como o Brasil. Propõe-se como metodologia de estudo pesquisa bibliográfica e descritiva, questionários e entrevistas. As respostas abertas respondidas durante as entrevistas e por meio dos questionários foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo de GRACE (1978) e BARDIN (1979). As perguntas fechadas foram examinadas através de percentagens. Por fim, os principais resultados revelados pela pesquisa foram: que a EaD é uma modalidade inclusiva e democrática, de grande alcance, mas que não substitui o ensino presencial, tem a tecnologia de informação e comunicação como a maior aliada, bem como é a educação do futuro por atender as exigências do mundo moderno, onde educar transformando pessoas constitui-se em um diferencial competitivo.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:11:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO FILHO, Arnaldo de. Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15171
identifier_str_mv CARVALHO FILHO, Arnaldo de. Educação à distância: a experiência em uma organização militar com sede no Rio de Janeiro. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15171/1/2006%20-%20Arnaldo%20de%20Carvalho%20Filho.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15171/2/2006%20-%20Arnaldo%20de%20Carvalho%20Filho.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15171/3/2006%20-%20Arnaldo%20de%20Carvalho%20Filho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
31c2718b8312e0d7b8317ad146284da5
bd55a07e45df2dfc7acf80a046b09a68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108086068707328