Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming: Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Groot, Etiénne
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/esa28-1_06_conhecimento
Resumo: Family farming is challenged by participating in Long Supply Chains. In this context, production processes must be communicated to the market through quality labels. The product’s added value increases when concepts related to the labels are known by consumers. The objective of this work was to evaluate consumers’ knowledge about quality labeling concepts, in Dracena (São Paulo State). For this, 257 personal interviews were conducted with the help of a structured questionnaire, between April and June 2018. The results indicate that 1/3 of consumers are unaware of organic farming and just over half are unaware of family farming concepts. Quilombo and fair-trade products are virtually unknown in Dracena. There was a positive relationship between educational attainment levels and knowledge of family farming and organic products. In conclusion, the work has shown the need for an extensive and continuous consumer information campaign on quality labelling.Keywords: Family Farming Identification Label (Sipaf); Brazilian Quilombo Label; FairTrade Label; Brazil Organic Product Label; Long Supply Chain.GROOT, Etiénne. Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 28, n. 1, p. 136-155, fev. 2020.Submitted on October 7, 2019.Accepted on January 8, 2020.
id UFRRJ-4_3e6acdeb4473dbfdbe7f5234b4b7b523
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1446
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming: Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiarConhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar: Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farmingFamily farming is challenged by participating in Long Supply Chains. In this context, production processes must be communicated to the market through quality labels. The product’s added value increases when concepts related to the labels are known by consumers. The objective of this work was to evaluate consumers’ knowledge about quality labeling concepts, in Dracena (São Paulo State). For this, 257 personal interviews were conducted with the help of a structured questionnaire, between April and June 2018. The results indicate that 1/3 of consumers are unaware of organic farming and just over half are unaware of family farming concepts. Quilombo and fair-trade products are virtually unknown in Dracena. There was a positive relationship between educational attainment levels and knowledge of family farming and organic products. In conclusion, the work has shown the need for an extensive and continuous consumer information campaign on quality labelling.Keywords: Family Farming Identification Label (Sipaf); Brazilian Quilombo Label; FairTrade Label; Brazil Organic Product Label; Long Supply Chain.GROOT, Etiénne. Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 28, n. 1, p. 136-155, fev. 2020.Submitted on October 7, 2019.Accepted on January 8, 2020.A agricultura familiar tem o desafio de se inserir nas Cadeias Longas de Comercialização. Neste contexto, os processos produtivos devem ser comunicados ao mercado por meio de selos de qualidade. O valor agregado do produto aumenta quando os conceitos ligados ao selo são conhecidos pelos consumidores. O objetivo do trabalho foi o de avaliar o conhecimento dos consumidores a respeito dos conceitos relacionados a selos de qualidade em Dracena/SP. Para isso, foram feitas 257 entrevistas pessoais com o auxílio de questionário estruturado, entre abril e junho de 2018. Os resultados indicam que 1/3 dos consumidores desconhecem a agricultura orgânica e pouco mais da metade desconhecem os conceitos da agricultura familiar. Os produtos de quilombos e de comércio justo são praticamente desconhecidos em Dracena. Verificou-se uma relação positiva entre os níveis de estudos e o conhecimento da agricultura familiar e produtos orgânicos. Como conclusão, o trabalho mostrou que é preciso realizar um amplo e contínuo trabalho de informação dos consumidores sobre os selos de qualidade.Palavras-chave: Selo de Identificação da Agricultura familiar (Sipaf); Selo de Quilombo do Brasil; Selo FairTrade; Selo de Produto Orgânico do Brasil; Cadeia Longa de Comercialização.GROOT, Etiénne. Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 28, n. 1, p. 136-155, fev. 2020.Recebido em 7 de outubro de 2019.Aceito em 8 de janeiro de 2020.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2020-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/esa28-1_06_conhecimento10.36920/esa-v28n1-6Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 28 No. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (February to May 2020); 136-155Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 28 Núm. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (febrero a mayo 2020); 136-155Estudos Sociedade e Agricultura; v. 28 n. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (fevereiro a maio de 2020); 136-1552526-775210.36920/esa-v28n1reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/esa28-1_06_conhecimento/esa28-1_06_pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/esa28-1_06_conhecimento/esa28-1_06_htmlCopyright (c) 2020 Etiénne Groothttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGroot, Etiénne2020-10-16T15:54:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1446Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2020-10-16T15:54:49Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming: Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar
Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar: Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming
title Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming: Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar
spellingShingle Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming: Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar
Groot, Etiénne
title_short Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming: Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar
title_full Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming: Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar
title_fullStr Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming: Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar
title_full_unstemmed Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming: Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar
title_sort Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming: Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar
author Groot, Etiénne
author_facet Groot, Etiénne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Groot, Etiénne
description Family farming is challenged by participating in Long Supply Chains. In this context, production processes must be communicated to the market through quality labels. The product’s added value increases when concepts related to the labels are known by consumers. The objective of this work was to evaluate consumers’ knowledge about quality labeling concepts, in Dracena (São Paulo State). For this, 257 personal interviews were conducted with the help of a structured questionnaire, between April and June 2018. The results indicate that 1/3 of consumers are unaware of organic farming and just over half are unaware of family farming concepts. Quilombo and fair-trade products are virtually unknown in Dracena. There was a positive relationship between educational attainment levels and knowledge of family farming and organic products. In conclusion, the work has shown the need for an extensive and continuous consumer information campaign on quality labelling.Keywords: Family Farming Identification Label (Sipaf); Brazilian Quilombo Label; FairTrade Label; Brazil Organic Product Label; Long Supply Chain.GROOT, Etiénne. Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 28, n. 1, p. 136-155, fev. 2020.Submitted on October 7, 2019.Accepted on January 8, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/esa28-1_06_conhecimento
10.36920/esa-v28n1-6
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/esa28-1_06_conhecimento
identifier_str_mv 10.36920/esa-v28n1-6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/esa28-1_06_conhecimento/esa28-1_06_pdf
https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/esa28-1_06_conhecimento/esa28-1_06_html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Etiénne Groot
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Etiénne Groot
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 28 No. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (February to May 2020); 136-155
Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 28 Núm. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (febrero a mayo 2020); 136-155
Estudos Sociedade e Agricultura; v. 28 n. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (fevereiro a maio de 2020); 136-155
2526-7752
10.36920/esa-v28n1
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077445564694528