A publicização do campo: políticas agrícolas e de desenvolvimento frente às múltiplas funções do espaço rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Osmar Tomaz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bagolin, Izete Pengo, Pagliosa Corona, Hieda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/324
Resumo: As políticas de modernização pós-1960 impulsionaram grandes mudanças no mundo rural brasileiro. Além de modernizar, aprofundaram desigualdades, reforçaram a heterogeneidade do rural, desembocando num processo que pode ser identificado como “publicização do campo”. Isto porque o rural dá suporte a um vasto conjunto de bens com forte dimensão coletiva ou pública, como paisagens, amenidades rurais, biodiversidade e bens ambientais. Assim, o debate sobre as políticas de desenvolvimento rural na atualidade passa por dois eixos: (a) sua orientação e suas bases de sustentação e (b) a diversidade/heterogeneidade do rural brasileiro. O objetivo neste trabalho é refletir sobre estes dois temas à luz de pesquisas realizadas no espaço rural da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, especialmente sobre as perspectivas abertas às políticas de desenvolvimento rural.  
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