O Zapatismo na Revolução Mexicana: uma leitura da Revolução Agrária do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Adonia Antunes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/233
Resumo: A Revolução Mexicana (1910-1920) é internacionalmente conhecida por seu caráter agrário. O que não é suficientemente sabido é que este evento se inscreve entre os principais movimentos revolucionários da época moderna, principalmente no que se refere às revoluções de corte popular, e que a presença zapatista foi o principal fator político, ideológico, militar e cultural que possibilitou a permanência da luta armada e das conquistas populares ao longo daquele decênio. A partir das vitórias político-militares do Exército Revolucionário do Sul, liderado por Emiliano Zapata e de outros grupos armados, comandados por generais zapatistas, estabeleceram-se governos que fizeram a reforma agrária, criaram um sistema de financiamento à produção agrícola por meio de um banco de fomento, abriram hospitais, escolas e outros equipamentos comunitários. A Revolução Agrária do Sul, comandada por Emiliano Zapata, inspirou-se na forma de organização social denominada pueblo e refletiu sempre a cultura da região onde surgiu e onde a terra se constituía em uma cultura e o Zapatismo a sua mais forte expressão.
id UFRRJ-4_bffd7976970ca8819e7e15ef9406d30b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/233
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling O Zapatismo na Revolução Mexicana: uma leitura da Revolução Agrária do SulA Revolução Mexicana (1910-1920) é internacionalmente conhecida por seu caráter agrário. O que não é suficientemente sabido é que este evento se inscreve entre os principais movimentos revolucionários da época moderna, principalmente no que se refere às revoluções de corte popular, e que a presença zapatista foi o principal fator político, ideológico, militar e cultural que possibilitou a permanência da luta armada e das conquistas populares ao longo daquele decênio. A partir das vitórias político-militares do Exército Revolucionário do Sul, liderado por Emiliano Zapata e de outros grupos armados, comandados por generais zapatistas, estabeleceram-se governos que fizeram a reforma agrária, criaram um sistema de financiamento à produção agrícola por meio de um banco de fomento, abriram hospitais, escolas e outros equipamentos comunitários. A Revolução Agrária do Sul, comandada por Emiliano Zapata, inspirou-se na forma de organização social denominada pueblo e refletiu sempre a cultura da região onde surgiu e onde a terra se constituía em uma cultura e o Zapatismo a sua mais forte expressão.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/233Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 12526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/233/229Prado, Adonia Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-03T18:31:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/233Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2019-04-03T18:31:44Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O Zapatismo na Revolução Mexicana: uma leitura da Revolução Agrária do Sul
title O Zapatismo na Revolução Mexicana: uma leitura da Revolução Agrária do Sul
spellingShingle O Zapatismo na Revolução Mexicana: uma leitura da Revolução Agrária do Sul
Prado, Adonia Antunes
title_short O Zapatismo na Revolução Mexicana: uma leitura da Revolução Agrária do Sul
title_full O Zapatismo na Revolução Mexicana: uma leitura da Revolução Agrária do Sul
title_fullStr O Zapatismo na Revolução Mexicana: uma leitura da Revolução Agrária do Sul
title_full_unstemmed O Zapatismo na Revolução Mexicana: uma leitura da Revolução Agrária do Sul
title_sort O Zapatismo na Revolução Mexicana: uma leitura da Revolução Agrária do Sul
author Prado, Adonia Antunes
author_facet Prado, Adonia Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Adonia Antunes
description A Revolução Mexicana (1910-1920) é internacionalmente conhecida por seu caráter agrário. O que não é suficientemente sabido é que este evento se inscreve entre os principais movimentos revolucionários da época moderna, principalmente no que se refere às revoluções de corte popular, e que a presença zapatista foi o principal fator político, ideológico, militar e cultural que possibilitou a permanência da luta armada e das conquistas populares ao longo daquele decênio. A partir das vitórias político-militares do Exército Revolucionário do Sul, liderado por Emiliano Zapata e de outros grupos armados, comandados por generais zapatistas, estabeleceram-se governos que fizeram a reforma agrária, criaram um sistema de financiamento à produção agrícola por meio de um banco de fomento, abriram hospitais, escolas e outros equipamentos comunitários. A Revolução Agrária do Sul, comandada por Emiliano Zapata, inspirou-se na forma de organização social denominada pueblo e refletiu sempre a cultura da região onde surgiu e onde a terra se constituía em uma cultura e o Zapatismo a sua mais forte expressão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/233
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/233/229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 11, n. 1
2526-7752
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077444265508864