Movimento zapatista: uma revolução em tempos modernos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Alexandre Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/820
Resumo: Este artigo pretende fazer um apanhado histórico sobre o processo revolucionário do Exército Zapatista de Libertação Nacional – EZLN, acontecido no México no final do século XX. Vindos da selva nas montanhas, os rebeldes começaram a ocupar territórios na região de Chiapas, chamando a atenção, não só da sociedade civil mexicana, como também da opinião pública internacional. Desde a sua aparição pública em 1994, esse grupo armado (bastante incomum dentro do cenário das lutas populares), iniciou um ciclo de profundas transformações nessa região, de população de origem predominantemente indígena e historicamente marginalizada. Através da utilização de pesquisa bibliográfica e documental, com base principalmente nas obras dos autores e sociólogos Yvon Le Bot e Cassio Brancaleone, o estudo tem a intenção de mostrar a importância da experiência revolucionária num projeto de autonomia, abrangendo a autogestão dos territórios, com a implementação de um modelo de “educação libertadora” e de estratégias de atuação na área da saúde, em busca da autodeterminação dos povos indígenas. Frente às condições precárias em que viviam aquelas comunidades, num total descaso das autoridades governamentais, a proposta autônoma zapatista conseguiu obter alguns resultados consistentes e satisfatórios, e certamente poderá servir de inspiração para outros movimentos de libertação contemporâneos.
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Através da utilização de pesquisa bibliográfica e documental, com base principalmente nas obras dos autores e sociólogos Yvon Le Bot e Cassio Brancaleone, o estudo tem a intenção de mostrar a importância da experiência revolucionária num projeto de autonomia, abrangendo a autogestão dos territórios, com a implementação de um modelo de “educação libertadora” e de estratégias de atuação na área da saúde, em busca da autodeterminação dos povos indígenas. 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