O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves de Oliveira, Carloney
Data de Publicação: 1969
Outros Autores: Porto, Cristiane Magalhães, Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102
Resumo: O artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) com o apoio do aplicativo HP Reveal na formação inicial do professor que ensina Matemática com base em estratégias didáticas a partir de suas interfaces disponibilizadas numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa. O estudo caracterizado como descritivo e exploratório numa abordagem qualitativa tem como objetivo discutir como os elementos da RA na perspectiva das tecnologias digitais permitem elaborar estratégias didáticas que podem ser utilizadas para a sistematização do conhecimento matemático na formação de professores. Os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e entrevista semiestruturada com 28 alunos matriculados na disciplina, dos turnos Vespertino e Noturno. Com esta experiência constatou-se que o aplicativo HP Reveal associados às estratégias e práticas pedagógicas é capaz de potencializar as especificidades relacionadas ao ensino de Matemática tornando-o interativo, colaborativo e implicado ao contexto cultural da Cibercultura.
id UFRRJ-5_1001103692442b17530cf487bd1ec533
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de CiberculturaO artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) com o apoio do aplicativo HP Reveal na formação inicial do professor que ensina Matemática com base em estratégias didáticas a partir de suas interfaces disponibilizadas numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa. O estudo caracterizado como descritivo e exploratório numa abordagem qualitativa tem como objetivo discutir como os elementos da RA na perspectiva das tecnologias digitais permitem elaborar estratégias didáticas que podem ser utilizadas para a sistematização do conhecimento matemático na formação de professores. Os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e entrevista semiestruturada com 28 alunos matriculados na disciplina, dos turnos Vespertino e Noturno. Com esta experiência constatou-se que o aplicativo HP Reveal associados às estratégias e práticas pedagógicas é capaz de potencializar as especificidades relacionadas ao ensino de Matemática tornando-o interativo, colaborativo e implicado ao contexto cultural da Cibercultura.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 61 - 762176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102/801Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves de Oliveira, CarloneyPorto, Cristiane MagalhãesOliveira, Kaio Eduardo de Jesus2020-08-03T00:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-03T00:13:24Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura
title O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura
spellingShingle O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura
Alves de Oliveira, Carloney
title_short O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura
title_full O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura
title_fullStr O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura
title_full_unstemmed O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura
title_sort O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura
author Alves de Oliveira, Carloney
author_facet Alves de Oliveira, Carloney
Porto, Cristiane Magalhães
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
author_role author
author2 Porto, Cristiane Magalhães
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves de Oliveira, Carloney
Porto, Cristiane Magalhães
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
description O artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) com o apoio do aplicativo HP Reveal na formação inicial do professor que ensina Matemática com base em estratégias didáticas a partir de suas interfaces disponibilizadas numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa. O estudo caracterizado como descritivo e exploratório numa abordagem qualitativa tem como objetivo discutir como os elementos da RA na perspectiva das tecnologias digitais permitem elaborar estratégias didáticas que podem ser utilizadas para a sistematização do conhecimento matemático na formação de professores. Os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e entrevista semiestruturada com 28 alunos matriculados na disciplina, dos turnos Vespertino e Noturno. Com esta experiência constatou-se que o aplicativo HP Reveal associados às estratégias e práticas pedagógicas é capaz de potencializar as especificidades relacionadas ao ensino de Matemática tornando-o interativo, colaborativo e implicado ao contexto cultural da Cibercultura.
publishDate 1969
dc.date.none.fl_str_mv 1969-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102/801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 61 - 76
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600087547904