O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1969 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102 |
Resumo: | O artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) com o apoio do aplicativo HP Reveal na formação inicial do professor que ensina Matemática com base em estratégias didáticas a partir de suas interfaces disponibilizadas numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa. O estudo caracterizado como descritivo e exploratório numa abordagem qualitativa tem como objetivo discutir como os elementos da RA na perspectiva das tecnologias digitais permitem elaborar estratégias didáticas que podem ser utilizadas para a sistematização do conhecimento matemático na formação de professores. Os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e entrevista semiestruturada com 28 alunos matriculados na disciplina, dos turnos Vespertino e Noturno. Com esta experiência constatou-se que o aplicativo HP Reveal associados às estratégias e práticas pedagógicas é capaz de potencializar as especificidades relacionadas ao ensino de Matemática tornando-o interativo, colaborativo e implicado ao contexto cultural da Cibercultura. |
id |
UFRRJ-5_1001103692442b17530cf487bd1ec533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de CiberculturaO artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) com o apoio do aplicativo HP Reveal na formação inicial do professor que ensina Matemática com base em estratégias didáticas a partir de suas interfaces disponibilizadas numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa. O estudo caracterizado como descritivo e exploratório numa abordagem qualitativa tem como objetivo discutir como os elementos da RA na perspectiva das tecnologias digitais permitem elaborar estratégias didáticas que podem ser utilizadas para a sistematização do conhecimento matemático na formação de professores. Os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e entrevista semiestruturada com 28 alunos matriculados na disciplina, dos turnos Vespertino e Noturno. Com esta experiência constatou-se que o aplicativo HP Reveal associados às estratégias e práticas pedagógicas é capaz de potencializar as especificidades relacionadas ao ensino de Matemática tornando-o interativo, colaborativo e implicado ao contexto cultural da Cibercultura.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 61 - 762176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102/801Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves de Oliveira, CarloneyPorto, Cristiane MagalhãesOliveira, Kaio Eduardo de Jesus2020-08-03T00:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-03T00:13:24Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura |
title |
O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura |
spellingShingle |
O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura Alves de Oliveira, Carloney |
title_short |
O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura |
title_full |
O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura |
title_fullStr |
O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura |
title_full_unstemmed |
O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura |
title_sort |
O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura |
author |
Alves de Oliveira, Carloney |
author_facet |
Alves de Oliveira, Carloney Porto, Cristiane Magalhães Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Cristiane Magalhães Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves de Oliveira, Carloney Porto, Cristiane Magalhães Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus |
description |
O artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) com o apoio do aplicativo HP Reveal na formação inicial do professor que ensina Matemática com base em estratégias didáticas a partir de suas interfaces disponibilizadas numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa. O estudo caracterizado como descritivo e exploratório numa abordagem qualitativa tem como objetivo discutir como os elementos da RA na perspectiva das tecnologias digitais permitem elaborar estratégias didáticas que podem ser utilizadas para a sistematização do conhecimento matemático na formação de professores. Os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e entrevista semiestruturada com 28 alunos matriculados na disciplina, dos turnos Vespertino e Noturno. Com esta experiência constatou-se que o aplicativo HP Reveal associados às estratégias e práticas pedagógicas é capaz de potencializar as especificidades relacionadas ao ensino de Matemática tornando-o interativo, colaborativo e implicado ao contexto cultural da Cibercultura. |
publishDate |
1969 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1969-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/102/801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 61 - 76 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600087547904 |