SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
DOI: | 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p125-139.id189 |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/189 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre o modelo de sala de aula invertida apoiado no facebook, como prática educativa na formação do pedagogo, tendo como objetivo propiciar aos alunos da licenciatura em Pedagogia a vivência de uma prática de ensino diferenciada baseada nos fundamentos do modelo “Flipped Classroom” e na utilização do facebook, ao mesmo tempo analisando seus potenciais e desafios na formação inicial do pedagogo. Baseado nos estudos de Bergmann e Sams (2016), Bruno e Pesce (2012), Borba (1999), Bairral (2013) e Schlemmer (2006) sobre sala de aula invertida, ensino de Matemática e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) buscou-se a fundamentação teórica. A pesquisa, de cunho exploratório, foi realizada com os alunos matriculados na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 1, numa abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários respondidos pelos alunos. Constatamos que trabalhar numa perspectiva de sala de aula invertida na formação inicial do pedagogo foi válido para provocar uma reflexão sobre a sua importância e a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática, superando o paradigma educacional vigente e estando mais perto do contexto dos sujeitos. |
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