SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carloney Alves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p125-139.id189
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/189
Resumo: O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre o modelo de sala de aula invertida apoiado no facebook, como prática educativa na formação do pedagogo, tendo como objetivo propiciar aos alunos da licenciatura em Pedagogia a vivência de uma prática de ensino diferenciada baseada nos fundamentos do modelo “Flipped Classroom” e na utilização do facebook, ao mesmo tempo analisando seus potenciais e desafios na formação inicial do pedagogo. Baseado nos estudos de Bergmann e Sams (2016), Bruno e Pesce (2012), Borba (1999), Bairral (2013) e Schlemmer (2006) sobre sala de aula invertida, ensino de Matemática e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) buscou-se a fundamentação teórica. A pesquisa, de cunho exploratório, foi realizada com os alunos matriculados na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 1, numa abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários respondidos pelos alunos. Constatamos que trabalhar numa perspectiva de sala de aula invertida na formação inicial do pedagogo foi válido para provocar uma reflexão sobre a sua importância e a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática, superando o paradigma educacional vigente e estando mais perto do contexto dos sujeitos.
id IFMT_f223d62df402816e9468abc7c4ded617
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/189
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
spelling SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURASala de aula invertidaensino de Matemáticaformação do pedagogoO presente artigo apresenta um relato de experiência sobre o modelo de sala de aula invertida apoiado no facebook, como prática educativa na formação do pedagogo, tendo como objetivo propiciar aos alunos da licenciatura em Pedagogia a vivência de uma prática de ensino diferenciada baseada nos fundamentos do modelo “Flipped Classroom” e na utilização do facebook, ao mesmo tempo analisando seus potenciais e desafios na formação inicial do pedagogo. Baseado nos estudos de Bergmann e Sams (2016), Bruno e Pesce (2012), Borba (1999), Bairral (2013) e Schlemmer (2006) sobre sala de aula invertida, ensino de Matemática e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) buscou-se a fundamentação teórica. A pesquisa, de cunho exploratório, foi realizada com os alunos matriculados na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 1, numa abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários respondidos pelos alunos. Constatamos que trabalhar numa perspectiva de sala de aula invertida na formação inicial do pedagogo foi válido para provocar uma reflexão sobre a sua importância e a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática, superando o paradigma educacional vigente e estando mais perto do contexto dos sujeitos.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/18910.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p125-139.id189Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 125-139Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 125-139Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 125-1392526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/189/70Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Carloney Alves de2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/189Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
title SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
spellingShingle SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
Oliveira, Carloney Alves de
Sala de aula invertida
ensino de Matemática
formação do pedagogo
Oliveira, Carloney Alves de
Sala de aula invertida
ensino de Matemática
formação do pedagogo
title_short SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
title_full SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
title_fullStr SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
title_full_unstemmed SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
title_sort SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
author Oliveira, Carloney Alves de
author_facet Oliveira, Carloney Alves de
Oliveira, Carloney Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carloney Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida
ensino de Matemática
formação do pedagogo
topic Sala de aula invertida
ensino de Matemática
formação do pedagogo
description O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre o modelo de sala de aula invertida apoiado no facebook, como prática educativa na formação do pedagogo, tendo como objetivo propiciar aos alunos da licenciatura em Pedagogia a vivência de uma prática de ensino diferenciada baseada nos fundamentos do modelo “Flipped Classroom” e na utilização do facebook, ao mesmo tempo analisando seus potenciais e desafios na formação inicial do pedagogo. Baseado nos estudos de Bergmann e Sams (2016), Bruno e Pesce (2012), Borba (1999), Bairral (2013) e Schlemmer (2006) sobre sala de aula invertida, ensino de Matemática e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) buscou-se a fundamentação teórica. A pesquisa, de cunho exploratório, foi realizada com os alunos matriculados na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 1, numa abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários respondidos pelos alunos. Constatamos que trabalhar numa perspectiva de sala de aula invertida na formação inicial do pedagogo foi válido para provocar uma reflexão sobre a sua importância e a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática, superando o paradigma educacional vigente e estando mais perto do contexto dos sujeitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/189
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p125-139.id189
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/189
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p125-139.id189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/189/70
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 125-139
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 125-139
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 125-139
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1822179453052125184
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p125-139.id189