Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Gabriela Cardoso do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luna, Jéssica Maria Oliveira de, Esquincalha, Agnaldo da Conceição, Santos, Renata Gilaberte Campos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo investigar as pesquisas sobre educação matemática para estudantes autistas publicadas em língua portuguesa entre 2007 e 2019. Para tal, portais de busca de trabalhos acadêmicos foram consultados para o levantamento bibliográfico. Os textos que constituíram o corpus da pesquisa foram tratados a partir da análise temática de conteúdo, resultado na emersão de dois temas: a recorrência de conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos nas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem matemática de autistas. Os resultados apontam para uma grande ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros como grandezas e medidas e estatística e probabilidade. Da mesma forma, há recorrência do uso de materiais maniuláveis e recursos digitais, incluindo jogos. Outro resultado percebido foi a ausência de pesquisas sobre a educação matemática para estudantes autistas no ensino superior, caracaterizando-se como uma lacuna que merece a atenção de futuros trabalhos.
id UFRRJ-5_154672bc230a12d740cd8777bc8ffc12
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/605
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisaEste trabalho teve como principal objetivo investigar as pesquisas sobre educação matemática para estudantes autistas publicadas em língua portuguesa entre 2007 e 2019. Para tal, portais de busca de trabalhos acadêmicos foram consultados para o levantamento bibliográfico. Os textos que constituíram o corpus da pesquisa foram tratados a partir da análise temática de conteúdo, resultado na emersão de dois temas: a recorrência de conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos nas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem matemática de autistas. Os resultados apontam para uma grande ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros como grandezas e medidas e estatística e probabilidade. Da mesma forma, há recorrência do uso de materiais maniuláveis e recursos digitais, incluindo jogos. Outro resultado percebido foi a ausência de pesquisas sobre a educação matemática para estudantes autistas no ensino superior, caracaterizando-se como uma lacuna que merece a atenção de futuros trabalhos.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 63-782176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605/884Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ana Gabriela Cardoso doLuna, Jéssica Maria Oliveira deEsquincalha, Agnaldo da ConceiçãoSantos, Renata Gilaberte Campos dos2020-09-17T03:27:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/605Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:27:44Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa
title Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa
spellingShingle Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa
Nascimento, Ana Gabriela Cardoso do
title_short Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa
title_full Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa
title_fullStr Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa
title_full_unstemmed Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa
title_sort Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa
author Nascimento, Ana Gabriela Cardoso do
author_facet Nascimento, Ana Gabriela Cardoso do
Luna, Jéssica Maria Oliveira de
Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Santos, Renata Gilaberte Campos dos
author_role author
author2 Luna, Jéssica Maria Oliveira de
Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Santos, Renata Gilaberte Campos dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Gabriela Cardoso do
Luna, Jéssica Maria Oliveira de
Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Santos, Renata Gilaberte Campos dos
description Este trabalho teve como principal objetivo investigar as pesquisas sobre educação matemática para estudantes autistas publicadas em língua portuguesa entre 2007 e 2019. Para tal, portais de busca de trabalhos acadêmicos foram consultados para o levantamento bibliográfico. Os textos que constituíram o corpus da pesquisa foram tratados a partir da análise temática de conteúdo, resultado na emersão de dois temas: a recorrência de conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos nas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem matemática de autistas. Os resultados apontam para uma grande ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros como grandezas e medidas e estatística e probabilidade. Da mesma forma, há recorrência do uso de materiais maniuláveis e recursos digitais, incluindo jogos. Outro resultado percebido foi a ausência de pesquisas sobre a educação matemática para estudantes autistas no ensino superior, caracaterizando-se como uma lacuna que merece a atenção de futuros trabalhos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605/884
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 63-78
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600185065472