Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605 |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo investigar as pesquisas sobre educação matemática para estudantes autistas publicadas em língua portuguesa entre 2007 e 2019. Para tal, portais de busca de trabalhos acadêmicos foram consultados para o levantamento bibliográfico. Os textos que constituíram o corpus da pesquisa foram tratados a partir da análise temática de conteúdo, resultado na emersão de dois temas: a recorrência de conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos nas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem matemática de autistas. Os resultados apontam para uma grande ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros como grandezas e medidas e estatística e probabilidade. Da mesma forma, há recorrência do uso de materiais maniuláveis e recursos digitais, incluindo jogos. Outro resultado percebido foi a ausência de pesquisas sobre a educação matemática para estudantes autistas no ensino superior, caracaterizando-se como uma lacuna que merece a atenção de futuros trabalhos. |
id |
UFRRJ-5_154672bc230a12d740cd8777bc8ffc12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/605 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisaEste trabalho teve como principal objetivo investigar as pesquisas sobre educação matemática para estudantes autistas publicadas em língua portuguesa entre 2007 e 2019. Para tal, portais de busca de trabalhos acadêmicos foram consultados para o levantamento bibliográfico. Os textos que constituíram o corpus da pesquisa foram tratados a partir da análise temática de conteúdo, resultado na emersão de dois temas: a recorrência de conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos nas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem matemática de autistas. Os resultados apontam para uma grande ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros como grandezas e medidas e estatística e probabilidade. Da mesma forma, há recorrência do uso de materiais maniuláveis e recursos digitais, incluindo jogos. Outro resultado percebido foi a ausência de pesquisas sobre a educação matemática para estudantes autistas no ensino superior, caracaterizando-se como uma lacuna que merece a atenção de futuros trabalhos.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 63-782176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605/884Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ana Gabriela Cardoso doLuna, Jéssica Maria Oliveira deEsquincalha, Agnaldo da ConceiçãoSantos, Renata Gilaberte Campos dos2020-09-17T03:27:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/605Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:27:44Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa |
title |
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa |
spellingShingle |
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa Nascimento, Ana Gabriela Cardoso do |
title_short |
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa |
title_full |
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa |
title_fullStr |
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa |
title_sort |
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa |
author |
Nascimento, Ana Gabriela Cardoso do |
author_facet |
Nascimento, Ana Gabriela Cardoso do Luna, Jéssica Maria Oliveira de Esquincalha, Agnaldo da Conceição Santos, Renata Gilaberte Campos dos |
author_role |
author |
author2 |
Luna, Jéssica Maria Oliveira de Esquincalha, Agnaldo da Conceição Santos, Renata Gilaberte Campos dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Ana Gabriela Cardoso do Luna, Jéssica Maria Oliveira de Esquincalha, Agnaldo da Conceição Santos, Renata Gilaberte Campos dos |
description |
Este trabalho teve como principal objetivo investigar as pesquisas sobre educação matemática para estudantes autistas publicadas em língua portuguesa entre 2007 e 2019. Para tal, portais de busca de trabalhos acadêmicos foram consultados para o levantamento bibliográfico. Os textos que constituíram o corpus da pesquisa foram tratados a partir da análise temática de conteúdo, resultado na emersão de dois temas: a recorrência de conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos nas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem matemática de autistas. Os resultados apontam para uma grande ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros como grandezas e medidas e estatística e probabilidade. Da mesma forma, há recorrência do uso de materiais maniuláveis e recursos digitais, incluindo jogos. Outro resultado percebido foi a ausência de pesquisas sobre a educação matemática para estudantes autistas no ensino superior, caracaterizando-se como uma lacuna que merece a atenção de futuros trabalhos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/605/884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 63-78 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600185065472 |