Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Maria Beatriz Ferreira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ferreira,Denise Helena Lombardo, Scrich,Cintia Rigão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100008
Resumo: A Educação Ambiental constitui um processo educativo, cuja finalidade é desenvolver instrumentos pedagógicos e ampliar a prática educativa para que o homem viva em harmonia com o meio ambiente. A Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem, na qual os alunos transformam situações da realidade em modelos matemáticos por meio da investigação, ação e validação, abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano. A Modelagem possibilita a aprendizagem de conteúdos matemáticos aplicados em outras ciências, onde a Matemática é aprendida e entendida como um instrumento para a compreensão e possível modificação da realidade. Assim, os modelos matemáticos podem constituir uma ferramenta útil na conscientização do indivíduo enquanto sujeito da sua própria ação. Neste trabalho os temas abordados são: crescimento de peixes, poluição do ar e agrotóxicos.
id UNESP-22_89386e929a95e999da285476ebabce73
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132009000100008
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientaisModelagem matemáticaEnsino e aprendizagemEducação ambientalA Educação Ambiental constitui um processo educativo, cuja finalidade é desenvolver instrumentos pedagógicos e ampliar a prática educativa para que o homem viva em harmonia com o meio ambiente. A Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem, na qual os alunos transformam situações da realidade em modelos matemáticos por meio da investigação, ação e validação, abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano. A Modelagem possibilita a aprendizagem de conteúdos matemáticos aplicados em outras ciências, onde a Matemática é aprendida e entendida como um instrumento para a compreensão e possível modificação da realidade. Assim, os modelos matemáticos podem constituir uma ferramenta útil na conscientização do indivíduo enquanto sujeito da sua própria ação. Neste trabalho os temas abordados são: crescimento de peixes, poluição do ar e agrotóxicos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100008Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.1 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000100008info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Maria Beatriz FerreiraFerreira,Denise Helena LombardoScrich,Cintia Rigãopor2009-06-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000100008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:34.533359Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais
title Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais
spellingShingle Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais
Leite,Maria Beatriz Ferreira
Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Educação ambiental
title_short Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais
title_full Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais
title_fullStr Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais
title_full_unstemmed Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais
title_sort Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais
author Leite,Maria Beatriz Ferreira
author_facet Leite,Maria Beatriz Ferreira
Ferreira,Denise Helena Lombardo
Scrich,Cintia Rigão
author_role author
author2 Ferreira,Denise Helena Lombardo
Scrich,Cintia Rigão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Maria Beatriz Ferreira
Ferreira,Denise Helena Lombardo
Scrich,Cintia Rigão
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Educação ambiental
topic Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Educação ambiental
description A Educação Ambiental constitui um processo educativo, cuja finalidade é desenvolver instrumentos pedagógicos e ampliar a prática educativa para que o homem viva em harmonia com o meio ambiente. A Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem, na qual os alunos transformam situações da realidade em modelos matemáticos por meio da investigação, ação e validação, abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano. A Modelagem possibilita a aprendizagem de conteúdos matemáticos aplicados em outras ciências, onde a Matemática é aprendida e entendida como um instrumento para a compreensão e possível modificação da realidade. Assim, os modelos matemáticos podem constituir uma ferramenta útil na conscientização do indivíduo enquanto sujeito da sua própria ação. Neste trabalho os temas abordados são: crescimento de peixes, poluição do ar e agrotóxicos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132009000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.1 2009
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955791532032