Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
Data de Publicação: 1969
Outros Autores: dos Santos, Letícia Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96
Resumo: O ensino de ciências no Brasil, ao longo dos anos vem passando por severas transformações, seja ela histórica, política, cultural e social, fazendo com que seja cada vez mais uma ciência viva, tornando-a um desafio constante junto a tríade estudante, professor e conhecimento, principalmente a partir da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso digital cognitivo. Desta forma, objetiva-se possibilitar uma reflexão sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura; traçar um panorama histórico sobre o ensino de ciências até os dias atuais; e proporcionar uma discussão sobre as possíveis abordagens teórico-metodológicas no ensino de ciências com o uso das TDIC. Para isto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, fazendo uso do aporte teórico de autores como Lévy (2000), Krasilchik (1983, 2000), e Cunha (2017), entre outros. Assim, a cibercultura  no ensino de ciências possibilitou a diminuição do distanciamento entre estudante, professor e a construção de conhecimentos.
id UFRRJ-5_1d6bad55f0447e658c4b6e41e6a8efd1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da ciberculturaO ensino de ciências no Brasil, ao longo dos anos vem passando por severas transformações, seja ela histórica, política, cultural e social, fazendo com que seja cada vez mais uma ciência viva, tornando-a um desafio constante junto a tríade estudante, professor e conhecimento, principalmente a partir da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso digital cognitivo. Desta forma, objetiva-se possibilitar uma reflexão sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura; traçar um panorama histórico sobre o ensino de ciências até os dias atuais; e proporcionar uma discussão sobre as possíveis abordagens teórico-metodológicas no ensino de ciências com o uso das TDIC. Para isto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, fazendo uso do aporte teórico de autores como Lévy (2000), Krasilchik (1983, 2000), e Cunha (2017), entre outros. Assim, a cibercultura  no ensino de ciências possibilitou a diminuição do distanciamento entre estudante, professor e a construção de conhecimentos.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 89 - 1032176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96/803Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Marcus Túlio de Freitasdos Santos, Letícia Machado2020-08-02T01:04:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-02T01:04:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura
title Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura
spellingShingle Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura
Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
title_short Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura
title_full Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura
title_fullStr Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura
title_sort Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura
author Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
author_facet Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
dos Santos, Letícia Machado
author_role author
author2 dos Santos, Letícia Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
dos Santos, Letícia Machado
description O ensino de ciências no Brasil, ao longo dos anos vem passando por severas transformações, seja ela histórica, política, cultural e social, fazendo com que seja cada vez mais uma ciência viva, tornando-a um desafio constante junto a tríade estudante, professor e conhecimento, principalmente a partir da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso digital cognitivo. Desta forma, objetiva-se possibilitar uma reflexão sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura; traçar um panorama histórico sobre o ensino de ciências até os dias atuais; e proporcionar uma discussão sobre as possíveis abordagens teórico-metodológicas no ensino de ciências com o uso das TDIC. Para isto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, fazendo uso do aporte teórico de autores como Lévy (2000), Krasilchik (1983, 2000), e Cunha (2017), entre outros. Assim, a cibercultura  no ensino de ciências possibilitou a diminuição do distanciamento entre estudante, professor e a construção de conhecimentos.
publishDate 1969
dc.date.none.fl_str_mv 1969-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96/803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 89 - 103
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600081256448