Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1969 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96 |
Resumo: | O ensino de ciências no Brasil, ao longo dos anos vem passando por severas transformações, seja ela histórica, política, cultural e social, fazendo com que seja cada vez mais uma ciência viva, tornando-a um desafio constante junto a tríade estudante, professor e conhecimento, principalmente a partir da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso digital cognitivo. Desta forma, objetiva-se possibilitar uma reflexão sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura; traçar um panorama histórico sobre o ensino de ciências até os dias atuais; e proporcionar uma discussão sobre as possíveis abordagens teórico-metodológicas no ensino de ciências com o uso das TDIC. Para isto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, fazendo uso do aporte teórico de autores como Lévy (2000), Krasilchik (1983, 2000), e Cunha (2017), entre outros. Assim, a cibercultura no ensino de ciências possibilitou a diminuição do distanciamento entre estudante, professor e a construção de conhecimentos. |
id |
UFRRJ-5_1d6bad55f0447e658c4b6e41e6a8efd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da ciberculturaO ensino de ciências no Brasil, ao longo dos anos vem passando por severas transformações, seja ela histórica, política, cultural e social, fazendo com que seja cada vez mais uma ciência viva, tornando-a um desafio constante junto a tríade estudante, professor e conhecimento, principalmente a partir da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso digital cognitivo. Desta forma, objetiva-se possibilitar uma reflexão sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura; traçar um panorama histórico sobre o ensino de ciências até os dias atuais; e proporcionar uma discussão sobre as possíveis abordagens teórico-metodológicas no ensino de ciências com o uso das TDIC. Para isto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, fazendo uso do aporte teórico de autores como Lévy (2000), Krasilchik (1983, 2000), e Cunha (2017), entre outros. Assim, a cibercultura no ensino de ciências possibilitou a diminuição do distanciamento entre estudante, professor e a construção de conhecimentos.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 89 - 1032176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96/803Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Marcus Túlio de Freitasdos Santos, Letícia Machado2020-08-02T01:04:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-02T01:04:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura |
title |
Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas |
title_short |
Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura |
title_full |
Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura |
author |
Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas |
author_facet |
Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas dos Santos, Letícia Machado |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Letícia Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas dos Santos, Letícia Machado |
description |
O ensino de ciências no Brasil, ao longo dos anos vem passando por severas transformações, seja ela histórica, política, cultural e social, fazendo com que seja cada vez mais uma ciência viva, tornando-a um desafio constante junto a tríade estudante, professor e conhecimento, principalmente a partir da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso digital cognitivo. Desta forma, objetiva-se possibilitar uma reflexão sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura; traçar um panorama histórico sobre o ensino de ciências até os dias atuais; e proporcionar uma discussão sobre as possíveis abordagens teórico-metodológicas no ensino de ciências com o uso das TDIC. Para isto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, fazendo uso do aporte teórico de autores como Lévy (2000), Krasilchik (1983, 2000), e Cunha (2017), entre outros. Assim, a cibercultura no ensino de ciências possibilitou a diminuição do distanciamento entre estudante, professor e a construção de conhecimentos. |
publishDate |
1969 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1969-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/96/803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 89 - 103 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600081256448 |