Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1969 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305 |
Resumo: | Esse trabalho faz a análise da instrumentalização da prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática, na Educação Básica, a partir de uma experiência docente. Para isso, a sustentação teórico-metodológica da análise é fundamentada, principalmente, no conceito de mediação pedagógica proposto por Masseto (2000) e na formulação teórica sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo desenvolvida por Mishra e Koehler (2006). Neste trabalho foi feita a análise da instrumentalização da prática pedagógica ao considerar alguns recursos tecnológicos como softwares, simuladores, aplicativos específicos das disciplinas e livros textos eletrônicos; e fez a caracterização da mediação pedagógica por meio da análise das atitudes do professor, ao incorporar as tecnologias digitais em sua prática docente. A partir desses resultados, foram caracterizados o conhecimento tecnológico do conteúdo e o conhecimento pedagógico da tecnologia, e também, constatados que esses conhecimentos e a mediação pedagógica com o uso de tecnologias, serem indispensáveis para a incorporação das tecnologias digitais na prática docente. |
id |
UFRRJ-5_562b4608644571802674d0f35b5654ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/305 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de MatemáticaEsse trabalho faz a análise da instrumentalização da prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática, na Educação Básica, a partir de uma experiência docente. Para isso, a sustentação teórico-metodológica da análise é fundamentada, principalmente, no conceito de mediação pedagógica proposto por Masseto (2000) e na formulação teórica sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo desenvolvida por Mishra e Koehler (2006). Neste trabalho foi feita a análise da instrumentalização da prática pedagógica ao considerar alguns recursos tecnológicos como softwares, simuladores, aplicativos específicos das disciplinas e livros textos eletrônicos; e fez a caracterização da mediação pedagógica por meio da análise das atitudes do professor, ao incorporar as tecnologias digitais em sua prática docente. A partir desses resultados, foram caracterizados o conhecimento tecnológico do conteúdo e o conhecimento pedagógico da tecnologia, e também, constatados que esses conhecimentos e a mediação pedagógica com o uso de tecnologias, serem indispensáveis para a incorporação das tecnologias digitais na prática docente.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 169 - 1872176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305/810Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Otto Henrique Martins daTorres, PatríciaDias-Trindade, Sara2020-08-02T01:04:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/305Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-02T01:04:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática |
title |
Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática |
spellingShingle |
Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática Silva, Otto Henrique Martins da |
title_short |
Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática |
title_full |
Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática |
title_fullStr |
Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática |
title_sort |
Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática |
author |
Silva, Otto Henrique Martins da |
author_facet |
Silva, Otto Henrique Martins da Torres, Patrícia Dias-Trindade, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Patrícia Dias-Trindade, Sara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Otto Henrique Martins da Torres, Patrícia Dias-Trindade, Sara |
description |
Esse trabalho faz a análise da instrumentalização da prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática, na Educação Básica, a partir de uma experiência docente. Para isso, a sustentação teórico-metodológica da análise é fundamentada, principalmente, no conceito de mediação pedagógica proposto por Masseto (2000) e na formulação teórica sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo desenvolvida por Mishra e Koehler (2006). Neste trabalho foi feita a análise da instrumentalização da prática pedagógica ao considerar alguns recursos tecnológicos como softwares, simuladores, aplicativos específicos das disciplinas e livros textos eletrônicos; e fez a caracterização da mediação pedagógica por meio da análise das atitudes do professor, ao incorporar as tecnologias digitais em sua prática docente. A partir desses resultados, foram caracterizados o conhecimento tecnológico do conteúdo e o conhecimento pedagógico da tecnologia, e também, constatados que esses conhecimentos e a mediação pedagógica com o uso de tecnologias, serem indispensáveis para a incorporação das tecnologias digitais na prática docente. |
publishDate |
1969 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1969-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305/810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 169 - 187 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600109568000 |